O Renault Austral é um SUV familiar médio muito simpático que substitui o anterior Kadjar. O sistema híbrido E-Tech, não sendo plug-in, não é mais que a eletrificação do motor a gasolina de 1.2 litros, fazendo com que a gestão trabalhe para o melhor equilíbrio entre potência e eficiência.
Dinâmica
É um automóvel bem conseguido, uma vez que a carroçaria apesar de dimensões generosas e de estar equipado com um bloco de “utilitário”, não se nota falta de potência, pois, o sistema híbrido compensa a falta de cilindrada/motor a combustão. A cereja no topo do bolo são as pequenas peculiaridades de design no interior e uma dinâmica muito interessante, graças ao sistema de 4 rodas direcionais, 4CONTROL Advanced.
O motor 1.2 litros, três cilindros, turbo, debita 129 cv, os restantes 70 cv anunciados proveem do motor elétrico (que na verdade são 2, um para gerar corrente e outro para tração) que recebem energia de uma bateria de 2 kWh e 400V.
Ao longo do ensaio, realizamos um consumo de cerca de 6.2 l/100km, em trânsito intenso citadino, no qual o Austral E-Tech utiliza apenas a parte elétrica. Contudo, os consumos baixam rapidamente quando entramos em ritmos mais fluidos trabalhando em sinergia, o motor 1.2 a gasolina e o motor elétrico.
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Algo que gostamos particularmente, é o facto de a unidade ensaiada estar munida de um sistema de 4 rodas direcionais, que apesar de inicialmente sentirmos algo estranho na traseira (ficamos com a sensação que a traseira está a fugir), mas que na realidade está a virar as rodas para o sentido contrário às da frente, ajudando a estacionar ou a circular em espaços apertados. Em velocidades mais elevadas o sistema melhora a dinâmica ao virar as rodas no mesmo sentido que as da frente. Um sistema extremamente eficaz e que torna o Austral “mais pequeno” em manobras apertadas, e, mais divertido em estrada e auto estrada.
Interior
A versão ensaiada era a Iconic Esprit Alpine, pelo que os bancos em alcântara com bom apoio, os cintos de segurança e o “A” no guarda-lamas indica mais “desportividade”.
Apesar de habituados ao conforto proporcionado pelos construtores franceses, achamos que o Austral E-Tech degenerou um pouco, pois a taragem da suspensão revelou-se um pouco dura, talvez em demasia atendendo ao caracter familiar do modelo. Esta situação tem uma vantagem, torna o SUV que apesar de alto, e grande, possui uma capacidade de curva muito eficaz!
No interior o painel de instrumentos, ecrã multimédia e consola central são algo muito diferente (para melhor) do que estamos habituados. O painel de instrumentos, apesar de grande, possui as informações essenciais. Já o ecrã de 12 polegadas central, está equipado com o sistema Android da Google, ou seja, com uma conta, ou com o emparelhamento de um telemóvel, ficamos com todos os atalhos habituais.
A consola central com um design diferente, possui um local próprio para o carregamento por indução, o que se torna uma mais-valia. Ao contrário de muitos construtores que colocam este sistema mais escondido, e que dificulta a colocação e remoção dos telemóveis, a Renault esteve muito bem, ao facilitar o acesso a este sistema muito útil.
O espaço do habitáculo é amplo quer na frente, quer na parte traseira, e a bagageira possui 487 litros de capacidade.
A nível de equipamentos da unidade ensaiada, destaque para o sistema de abertura e fecho mãos livres, bagageira com abertura elétrica, faróis Full LED que podem ter tecnologia Adaptive LED Vision e Matrix LED Vision, jantes de 20 polegadas em liga leve entre outros equipamentos.
Preço
Para terminar em termos de preço O novo Renault Austral está disponível a partir de 35.200€ na versão Evolution Mild Hybrid de 140cv, a versão ensaiada, Iconic Esprit Alpine Full Hybrid 200cv está disponível a partir de 46.200€, apesar da unidade ensaiada atingir o patamar dos 50.000€.
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