Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
O Volvo XC40 Recharge foi o pioneiro no portfolio da Volvo, em motorizações 100% elétricas. Para avaliar o trabalho dos engenheiros suecos foi disponibilizado uma unidade para um curto contacto pela MotorMag. Esta trazia na traseira o distintivo de “Twin Recharge”, ou seja, estávamos perante a versão de 2 motores elétricos, um em cada eixo, a debitar 408 CV e 600Nm de binário, que se traduz nuns impressionantes 4.9 segundos dos 0-100km/h.
Com esta introdução poderíamos dizer que este Volvo tem um cariz desportivo, mas apesar de poder comportar-se como tal, excetuando a velocidade máxima limitada a 180km/h como todos os modelos da marca, está inserido no segmento dos SUV Premium compacto, concorrendo diretamente com o Audi Q4 e-tron, Mercedes EQA ou o Volkswagen ID.4.
Este SUV de cariz citadino, revelou-se um automóvel muito prático, pois a posição de condução elevada, a ausência de botão de arranque e, também, de travão de mão faz com que o arranque seja simplesmente entrar, e selecionar se queremos avançar ou recuar.
Durante a condução não existe qualquer modo que possamos selecionar, dependendo apenas da disposição do condutor, ou seja, se quisermos andar rápido é só carregar no pedal do acelerador (e o sorriso vem por inerência), se pretendemos poupar temos de ser mais moderados. Existe também a possibilidade de utilizar a função “one pedal” evitando utilizar o pedal de travão, ao recorrer à regeneração mais forte dos motores elétricos, sempre que aliviamos o pedal do acelerador, confortável e simples, mas que requer habituação.
Quanto iniciamos o teste e apesar dos 87% de carga de bateria – com 75kWh de capacidade útil – apresentava uma autonomia de 300 quilómetros, o que se veio a revelar uma informação fidedigna, pois mesmo abusando do pedal do acelerador (principalmente em cidade com o “foguete” a encurtar a distância entre os semáforos), a autonomia nunca desceu drasticamente.
Em estrada e autoestrada a eficiência manteve-se, pois, a autonomia nunca variou mais do que previsível. Um trabalho excelente por parte da marca sueca para diminuir o “stress da autonomia”, tão típico dos veículos elétricos. Sem dúvida que a Volvo está a dar passos largos para que em 2030 abandone os motores de combustão.
Contudo, para distâncias mais longas, em que a carga da bateria não seja suficiente, o condutor tem uma ajuda fundamental do Google Maps, integrado no sistema infoentretenimento do Volvo XC40 Recharge, que faz o planeamento das paragens e tempos necessários para chegarmos ao destino.
Para carregar totalmente a bateria do Volvo XC40 Recharge em casa, com uma Wallbox, vai necessitar de cerca de 8 horas, contudo, se tiver necessidade de realizar uma viagem mais longa e em autoestrada pode utilizar um carregador rápido de 150 kW com possibilidade de ir do 10% aos 80% de bateria em apenas 37 minutos.
Nos pisos mais irregulares o XC40 Recharge revelou-se um pouco seco nas suas reações, algo compreensível, uma vez que falamos de um automóvel que, apesar de compacto, pesa mais de 2 toneladas.
No interior, o XC40 Recharge revela-se bastante espaçoso, fruto da sua motorização elétrica que permite um design mais “livre” e também ao amplo teto panorâmico que a unidade testada possuía. A acompanhar a boa qualidade encontra-se o recheado nível de equipamento, no qual destaco o sistema de cruise controlo adaptativo (útil em situações de transito intenso), assim como, o sistema de som desenvolvido pelo Harman/Kardon. A ausência de comandos na consola central permite um design limpo e minimalista, típico dos modelos Volvo. Um ponto que revíamos seria a nível de arrumação interior, pois apesar de termos um carregador wireless na consola central, elemento fundamental nos dias de hoje, o mesmo encontra-se a meio do compartimento, condicionando a colocação de outros objetos.
Outro pormenor que pode ser facilmente melhorado, é um compartimento com um fecho automático junto da consola central, que não se revela muito prático.
Para a unidade ensaiada é pedido cerca de 61.000€, um valor que apesar de elevado, se enquadra se analisarmos as versões mais potentes da concorrência, assim como, o nível de equipamento. A gama XC40 contempla também uma versão de tração dianteira com 231 Cv e menos 6000€, contudo, não podemos esquecer que o Volvo XC40 “twin” Recharge ensaiado proporciona acelerações de um desportivo (um lobo) e ao mesmo tempo é um SUV compacto muito eficiente e poupado (um cordeiro).

Comentários