PUBLICIDADE
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro

Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro

por António Costa
Abril 4, 2022
em Destaque, Novidades, Testes
0
0
PARTILHAS
80
VISUALIZAÇÕES
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Publicidade Publicidade Publicidade
PUBLICIDADE

Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro

O Volvo XC40 Recharge foi o pioneiro no portfolio da Volvo, em motorizações 100% elétricas. Para avaliar o trabalho dos engenheiros suecos foi disponibilizado uma unidade para um curto contacto pela MotorMag. Esta trazia na traseira o distintivo de “Twin Recharge”, ou seja, estávamos perante a versão de 2 motores elétricos, um em cada eixo, a debitar 408 CV e 600Nm de binário, que se traduz nuns impressionantes 4.9 segundos dos 0-100km/h.

Também poderá gostar de:

CanAm em análise

MILFA com gama reforçada

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Com esta introdução poderíamos dizer que este Volvo tem um cariz desportivo, mas apesar de poder comportar-se como tal, excetuando a velocidade máxima limitada a 180km/h como todos os modelos da marca, está inserido no segmento dos SUV Premium compacto, concorrendo diretamente com o Audi Q4 e-tron, Mercedes EQA ou o Volkswagen ID.4.

Este SUV de cariz citadino, revelou-se um automóvel muito prático, pois a posição de condução elevada, a ausência de botão de arranque e, também, de travão de mão faz com que o arranque seja simplesmente entrar, e selecionar se queremos avançar ou recuar.

Durante a condução não existe qualquer modo que possamos selecionar, dependendo apenas da disposição do condutor, ou seja, se quisermos andar rápido é só carregar no pedal do acelerador (e o sorriso vem por inerência), se pretendemos poupar temos de ser mais moderados. Existe também a possibilidade de utilizar a função “one pedal” evitando utilizar o pedal de travão, ao recorrer à regeneração mais forte dos motores elétricos, sempre que aliviamos o pedal do acelerador, confortável e simples, mas que requer habituação.

Quanto iniciamos o teste e apesar dos 87% de carga de bateria – com 75kWh de capacidade útil – apresentava uma autonomia de 300 quilómetros, o que se veio a revelar uma informação fidedigna, pois mesmo abusando do pedal do acelerador (principalmente em cidade com o “foguete” a encurtar a distância entre os semáforos), a autonomia nunca desceu drasticamente.

Em estrada e autoestrada a eficiência manteve-se, pois, a autonomia nunca variou mais do que previsível. Um trabalho excelente por parte da marca sueca para diminuir o “stress da autonomia”, tão típico dos veículos elétricos. Sem dúvida que a Volvo está a dar passos largos para que em 2030 abandone os motores de combustão.

Contudo, para distâncias mais longas, em que a carga da bateria não seja suficiente, o condutor tem uma ajuda fundamental do Google Maps, integrado no sistema infoentretenimento do Volvo XC40 Recharge, que faz o planeamento das paragens e tempos necessários para chegarmos ao destino.

Para carregar totalmente a bateria do Volvo XC40 Recharge em casa, com uma Wallbox, vai necessitar de cerca de 8 horas, contudo, se tiver necessidade de realizar uma viagem mais longa e em autoestrada pode utilizar um carregador rápido de 150 kW com possibilidade de ir do 10% aos 80% de bateria em apenas 37 minutos.

Nos pisos mais irregulares o XC40 Recharge revelou-se um pouco seco nas suas reações, algo compreensível, uma vez que falamos de um automóvel que, apesar de compacto, pesa mais de 2 toneladas.

No interior, o XC40 Recharge revela-se bastante espaçoso, fruto da sua motorização elétrica que permite um design mais “livre” e também ao amplo teto panorâmico que a unidade testada possuía. A acompanhar a boa qualidade encontra-se o recheado nível de equipamento, no qual destaco o sistema de cruise controlo adaptativo (útil em situações de transito intenso), assim como, o sistema de som desenvolvido pelo Harman/Kardon. A ausência de comandos na consola central permite um design limpo e minimalista, típico dos modelos Volvo. Um ponto que revíamos seria a nível de arrumação interior, pois apesar de termos um carregador wireless na consola central, elemento fundamental nos dias de hoje, o mesmo encontra-se a meio do compartimento, condicionando a colocação de outros    objetos.

Outro pormenor que pode ser facilmente melhorado, é um compartimento com um fecho automático junto da consola central, que não se revela muito prático.

Para a unidade ensaiada é pedido cerca de 61.000€, um valor que apesar de elevado, se enquadra se analisarmos as versões mais potentes da concorrência, assim como, o nível de equipamento. A gama XC40 contempla também uma versão de tração dianteira com 231 Cv e menos 6000€, contudo, não podemos esquecer que o Volvo XC40 “twin” Recharge ensaiado proporciona acelerações de um desportivo (um lobo) e ao mesmo tempo é um SUV compacto muito eficiente e poupado (um cordeiro).

Volvo XC40 RECHARGE

 

Anterior

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Próxima notícia

Vendas portuguesas ainda abaixo do pré-pandemia

Relacionados

MILFA com gama reforçada

CanAm em análise

por Luís Almeida
Março 24, 2023
0

Recentemente, tivemos oportunidade de testar a Outlander Max DPS 570 e foi possível perceber a preocupação patente no cuidado empregue...

MILFA com gama reforçada

MILFA com gama reforçada

por Luís Almeida
Março 24, 2023
0

MILFA importador e distribuidor exclusivo das marcas Can Am, nas variantes offroad e onroad; e ainda da marca SeaDoo, com...

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

por António Costa
Março 8, 2023
0

Atendendo à evolução tecnológica e, sobretudo às regras do código de estrada, a Porsche decidiu atualizar os sistemas multimedia para...

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

por Luís Almeida
Março 4, 2023
0

A 25ª edição do Portugal de Lés-a-Lés será desvendada no dia 12 do presente mês, no centro do país. É...

Próxima notícia
Vendas portuguesas ainda abaixo do pré-pandemia

Vendas portuguesas ainda abaixo do pré-pandemia

Comentários

ÚLTIMAS

Les a Les 2023 revelado

LES a LES 2023 revelado

Março 24, 2023
MILFA com gama reforçada

CanAm em análise

Março 24, 2023
MILFA com gama reforçada

MILFA com gama reforçada

Março 24, 2023
Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Março 8, 2023
25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

Março 4, 2023
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Relacionadas

Elétricos e plug-in com tração integral passam a Classe 1 nas portagens

Elétricos e plug-in de tração integral Classe 1 nas portagens

Janeiro 4, 2022
Mercedes EQE apresentado na Soc. Com. C. Santos

Mercedes EQE revelado na Soc. Com. C. Santos

Maio 1, 2022
QJ Motor revela estratégia até 2027

QJ Motor apresenta em Portugal os primeiros modelos

Novembro 7, 2022
Exportações de componentes aumentam 3,1%

Exportações de componentes aumentam 3,1%

Março 16, 2022
Soc. Com. C. Santos garante chegada ao destino com Serviço 24 Horas

Soc. Com. C. Santos garante chegada ao destino com Serviço 24 Horas

Dezembro 26, 2022

Tags

100% elétrico ACAP ACEA AFIA Alfa Romeo Arval BMW Carros Elétricos Citroën Componentes Destaque DS Automobiles EICMA Eletrificação Exportações frotas Honda Indústria Kia LeasePlan Mazda mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade Sustentável Motos Mototurismo Opel Pessoas Peugeot Porsche produção Renault renting Soc. Com. C. Santos Sociedade Comercial C. Santos Stellantis Toyota usados vendas vendas europeias veículos comerciais Veículos Comerciais Ligeiros veículos elétricos Volvo Car Portugal
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MERCADO

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Outubro 4, 2022
Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Março 31, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados