As vendas portuguesas ainda estão abaixo do pré-pandemia. O mercado automóvel português (todo os segmentos) matriculou, de acordo com a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), 42 475 veículos no primeiro trimestre. Isso representa uma subida de 8,1% em relação ao período homólogo do ano passado, mas uma quebra de 39% em relação a 2019.
Em março de 2022 foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 16 213 veículos automóveis. Esse volume é 0,7% superior ao mesmo mês de 2021. A ACAP salienta, porém, que a comparação com março de 2019 revela uma queda de 43,2%.
Ligeiros de passageiros: Eletrificados cada vez mais importantes
Nos automóveis ligeiros de passageiros, março representou uma subida de 5,3% em relação ao mesmo mês de 2021, para 13 371 matrículas. No entanto, em comparação com março de 2019 a ACAP regista um decréscimo de 46,3%.
De janeiro a março de 2022 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 34 771 unidades, mais 12% do que há um ano. Quando comparado com o mesmo período de 2019, há uma queda de 41,5%. A Peugeot lidera destacada o ranking trimestral de vendas de ligeiros de passageiros, com 4491 unidades (-2,2%). Seguem-se Mercedes-Benz, com 2622 matrículas (-20,2%), e Citroën, com 2545 viaturas (-1,3%).
Destaque para no primeiro trimestre de 2022 para a manutenção da tendência de crescimento das viaturas movidas a energias alternativas (+51,2%), em particular os híbridos e elétricos. O aumento dos veículos 100% elétricos em março ascendeu a 146,9%.
Comerciais ligeiros em quebra
O mercado de ligeiros de mercadorias registou, em março uma queda de 19,9% face ao mês homólogo do ano de 2021, situando-se em 2340 unidades matriculadas. Também este segmento está abaixo do pré-pandemia. Em comparação com o terceiro mês de 2019 verifica-se uma queda de 26,6%.
Em termos acumulados, o mercado atingiu 6 428 unidades, o que representou um decréscimo de 9% face a 2021, indica a ACAP. Em comparação com o primeiro trimestre de 2019 o mercado de ligeiros de mercadorias registou um decréscimo de 26,3%.
Este segmento repete o pódio dos veículos de passageiros. No caso dos ligeiros de mercadorias, a Peugeot liderou no primeiro trimestre com 1410 matrículas (+12,9%). A Toyota cresceu 52,6% para 815 unidades e a Citroën caiu 20,9%, para 800 viaturas.
Pesados crescem
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em março de 2022 verificou-se um aumento de 5,2% em relação ao mês homólogo de 2021, tendo sido comercializados 502 veículos desta categoria.
De janeiro a março de 2022 as matrículas desta categoria totalizaram 1277 unidades, o que representou um crescimento do mercado de 5,6% relativamente ao mesmo período de 2021. Em comparação com o primeiro trimestre de 2019 há uma queda de 12,1%.
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