As matrículas de veículos comerciais na União Europeia (UE) aumentaram 9,6% em 2021, para 1 880 682 unidades, avança a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA). A associação avisa, porém, que aquela subida se deve, sobretudo, à baixa base de comparação do primeiro semestre de 2020, devido à pandemia de Covid-19.
Com efeito, não só a procura de veículos comerciais na Europa caiu, em dezembro de 2021, 8,4% (para 155 963 unidades), como o volume total do ano passado continua, segundo a ACEA, “2,1 milhões de unidades abaixo” do registado em 2019, ou seja, antes da pandemia. Não obstante, este segmento acaba por ter um desempenho melhor do que os veículos ligeiros de passageiros, que viram as vendas europeias decrescerem 2,4% no ano passado face a 2020.
Voltando à subida inglória dos registos de veículos comerciais da ACEA nos 12 meses de 2021, todos os principais mercados da UE cresceram. A exceção foi Espanha (-2,8%). A Itália registou o maior ganho percentual (+15,5%) seguida pela França (em (+7,8%). Enquanto isso, as matrículas aumentaram apenas modestos 0,6% na Alemanha. Portugal registou um total de 33 640 veículos comerciais em 2021. Trata-se de uma subida de 6,5% em relação ao ano anterior.

Comerciais ligeiros nos 1,6 milhões
Analisando os volumes de 2021 do maior segmento deste mercado, os veículos comerciais ligeiros (VCL), representou cerca de 1,6 milhões de registos na UE. É uma subida anual de 8,5%, apesar dos resultados negativos nos últimos seis meses de 2021.
No entanto, os desempenhos variaram nos quatro grandes mercados, indica a ACEA. Em Espanha (-4%) e Alemanha (-0,8%) os novos registos de VCL caíram ligeiramente. Já Itália e França terminaram o ano de forma positiva, com aumentos de 14,7% e 7,5%, respetivamente. Portugal cresceu 4,4%, para 28 790 unidades.
Pode consultar aqui os dados da ACEA sobre as vendas de veículos comerciais na UE.
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