Como verificar se os pneus que tem no seu carro necessitam de ser substituídos?
Um dos principais erros é verificar o pneu apenas do lado exterior (mais fácil de visualizar, sim sabemos), mas para uma verificação correta deverá verificar toda a sua largura de rolamento. Não facilite…no eixo da frente vire a direção até ao máximo para um dos lados para que possa ver os pneus na sua plenitude, incluindo o lado interior. Todos os pneus têm limitadores nos rasgos centrais e por vezes lateralmente.
Se a altura do piso do pneu está próxima dos limitadores no centro, é sinal que os pneus têm de ser substituídos. Outro sinal que deve de verificar é o rompimento lateral. Um desgaste acentuado nos ombros dos pneus pode indicar que existe um desalinhamento da direção, contudo, não é linear, uma vez que existem marcas que mesmo com alinhamento de fábrica têm propensão ao desgaste dos pneus de forma irregular. O mais importante é garantir a sua segurança e, o cumprimento do código da estrada, tal como está referido na lei: «O pneu não poderá ter menos de 1.6 milímetros de profundidade». Os limitadores são fundamentais para verificar se está ou não dentro da lei.
Os pneus comportam-se da mesma forma desde novos até que chegam ao limite mínimo?
Não, tal como acontece com a natureza, o tempo e o desgaste fazem piorar a performance em toda a sua plenitude, quer seja em piso seco ou molhado. A distância de travagem vai alongando à medida que o desgaste vai ocorrendo.
A distância de travagem aumenta com o desgaste do pneu…pode ser a diferença de parar a tempo ou de embater no carro da frente. Esta situação agrava-se se com o piso molhado, pois a capacidade de escoamento de água vai diminuindo exponencialmente com a redução de profundidade dos sulcos dos pneus!
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