As vendas europeias caíram 5,2% em março. O volume total foi de um milhão de unidades naquele que foi o primeiro mês de quebra deste ano. Os dados são da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).
Em março passado assistiu-se a uma mudança na composição do mercado automóvel: os automóveis elétricos caíram para uma quota de 13% (em relação aos 13,9% do ano passado) enquanto os híbridos subiram para 29% (contra 24,4%). A gasolina e o diesel combinados representaram menos de metade do mercado (47,8%, de 51,8%).
O momento das férias da Páscoa impactou negativamente as vendas do mês passado na maioria dos mercados da UE, incluindo os quatro maiores: Alemanha (-6,2%), Espanha (-4,7%), Itália (-3,7%) e França (-1,5%). No primeiro trimestre do ano, os registos de automóveis novos de passageiros aumentaram 4,4%, atingindo quase 2,8 milhões de unidades. Os principais mercados do bloco registaram um crescimento sólido de janeiro a março, com Itália e França a registarem um aumento de 5,7% cada, seguidas pela Alemanha (+4,2%) e Espanha (+3,1%).
Vendas por grupos: Volkswagen mantém liderança
O grupo Volkswagen lidera o mercado europeu de automóveis de passageiros, com 690 423 unidades (+1,1%) de janeiro a março. O grupo automóvel alemão é seguido pela Stellantis, com 524 272 matrículas (+2,5%), e pelo Grupo Renault, com 285 958 unidades (+1,4%).
Elétricos também decrescem
Em março de 2024, os registos de automóveis 100% elétricos diminuíram 11,3%, para 134 397 unidades. Consequentemente, a sua quota de mercado diminuiu de 13,9% em março de 2023 para 13% no mesmo mês deste ano. Entre os três maiores mercados de veículos totalmente elétricos, a Bélgica (+23,8%) e a França (+10,9%) registaram aumentos de dois dígitos, enquanto a Alemanha enfrentou uma diminuição significativa de 28,9%. O primeiro trimestre de 2024 terminou com um total de 332 999 novos automóveis 100% elétricos matriculados, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
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Os automóveis híbridos destacaram-se, alcançando um aumento de 12,6% nas matrículas em março, apesar do declínio geral do mercado. França e Itália, dois dos três maiores mercados desta tecnologia, registaram aumentos significativos de 29,6% e 8,3%, respetivamente. Entretanto, a Alemanha registou uma diminuição marginal de 0,3%. Este segmento atingiu vendas de 299 426 unidades, conquistando 29% do mercado, face a 24,4% em março de 2023.
Por outro lado, as matrículas de híbridos plug-in caíram 6,5% no mês passado, com a Alemanha e a Bélgica a registarem descidas de 4,5% e 15,3%, respetivamente. A França contrariou a tendência com um aumento modesto de 3,6%. Em março, os híbridos plug-in representaram 73 029 unidades vendidas, o que equivale a 7,1% do mercado automóvel global.
Combustão com queda mais forte
Em março de 2024, os modelos com motorização a gasolina ou diesel foram os mais significativamente impactados pela recessão geral do mercado. As vendas de gasolina diminuíram 10,2%, com reduções notáveis na maioria dos mercados da UE, incluindo França (-17,7%), Espanha (-10,1%) e Alemanha (-3,4%). Em contrapartida, a Itália registou um crescimento, com um aumento de 5,7%. Com isso, a participação de mercado caiu de 37,4% para 35,4% em relação a março do ano anterior.
A retração do mercado de diesel foi ainda mais acentuada, com queda de 18,5% em março. Foram observadas quedas substanciais nos maiores mercados: França (-32,1%), Espanha (-38%) e Itália (-27,6%), enquanto a Alemanha registou apenas uma ligeira redução de 0,5%. As vendas de automóveis a gasóleo totalizaram 128 227 unidades, representando uma quota de mercado de 12,4%, uma diminuição face aos 14,4% do ano passado.
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