• Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Susanne Hägglund, Volvo Car Portugal.

Susanne Hägglund, Volvo Car Portugal.

Volvo Car Portugal apresenta estratégia para 2022

 Susanne Hägglund, a nova diretora geral da Volvo Car Portugal, apresentou a “ordem de trabalhos” para 2022. Em linha com a estratégia global da marca, teremos a questão da sustentabilidade e da eletrificação.

por José Alves
Fevereiro 15, 2022
em Mercado, Notícias
0
0
PARTILHAS
24
VISUALIZAÇÕES
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A nova diretora geral da Volvo Car Portugal, Susanne Hägglund, chega com a missão de impulsionar a mudança e incrementar os novos padrões que o construtor sueco estabeleceu a nível mundial. A questão da sustentabilidade e da eletrificação são a estratégia para 2022.

Susanne Hägglund é a nova diretora geral da Volvo Car Portugal.

Recorde-se que em termos globais, no ano passado, a Volvo Cars traçou um dos mais ambiciosos planos ambientais da indústria automóvel. Mais recentemente assinou a Declaração para as Zero Emissões de automóveis na recente conferência ambiental realizada em Glasgow. De entre as medidas, referência para o impacto climático neutro nas unidades produtivas já em 2025, a comercialização exclusiva de automóveis 100% elétricos a partir de 2030 e ser climaticamente neutra em 2040.

Também poderá gostar de:

Novo DS 7 já disponível para encomenda

Transportes Álvaro Figueiredo reforça frota Mercedes

Produção automóvel portuguesa cresceu no primeiro semestre

Apesar de todos os constrangimentos que a indústria e o mercado automóvel sofreram nos últimos dois anos, a Volvo Cars conseguiu aumentar as suas vendas mundiais em 5,6%.

A venda de modelos eletrificados Volvo Recharge, com especial destaque para os SUV XC60, XC40 e XC90 disparou em todo o mundo, tendo crescido mais de 70% em relação ao ano anterior. Em 2021, a taxa de penetração dos modelos plug-in hybrid foi de 27,1% em relação às vendas totais com a componente dos modelos puramente elétricos já a representar 3,7% globalmente.

O mercado nacional e a eletrificação

Neste desafio por terras lusas, Susanne Hägglund espera poder “dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor. A eletrificação requer transformações em todo o ecossistema! Precisamos evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% elétrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional”, adianta a nova diretora geral da Volvo Car Portugal.

Portugal foi um dos mercados mundiais onde a família Recharge mais cresceu.

O ano de 2021 foi favorável para a contabilidade do construtor sueco. Portugal foi um dos mercados mundiais da Volvo onde as vendas da família Recharge mais cresceu, com a taxa de penetração a representar 61,1% do mix total de vendas. Um registo que surpreendeu Susanne Hägglund: “O que encontrei em Portugal foi verdadeiramente espantoso. A equipa, e aqui incluo para além da Volvo Car Portugal também os nossos concessionários, está a fazer um excelente trabalho posicionando a Volvo como uma marca forte no mercado. São pessoas verdadeiramente comprometidas com os valores da marca. Queremos ser uma marca Pessoal, Sustentável e Segura: Pessoal porque para nós, tudo começa e tudo termina nas pessoas; Sustentável porque se somos parte do problema, teremos que ser parte da solução; Segura porque essa é a nossa génese e 1 milhão de vidas salvas depois, queremos continuar”, refere a nova Managing Director da Volvo Car Portugal.

Veja ainda: Volvo lidera no combate às alterações climáticas

Novos processos de produção em Torslanda

No seguimento e para acompanhar as novas exigências que a produção de unidades elétricas exigem, a Volvo Cars irá introduzir uma série de tecnologias, com destaque para os processos de fundição das peças da carroçaria em alumínio, uma nova linha para montagem de baterias – já lá vamos -, oficinas de pintura e oficinas de montagem final totalmente remodeladas.

Uma missão que, no decurso dos próximos anos, irá representar para o construtor sueco um plano de investimento de cerca de 955 milhões de euros, no complexo já existente de Torslanda, Gotemburgo, na Suécia.

A unidade fabril de Torslanda tem uma capacidade de produção anual de 300.000 automóveis, está em atividade desde o início da década de 60 e foi durante vários anos o maior empregador da Suécia. Neste momento emprega cerca de 6 500 funcionário e labora em três turnos de produção

Este investimento surge na sequência do anúncio da joint venture entre a Volvo Cars e a Northvolt e representa um investimento de aproximadamente 2,87 mil milhões de euros para a criação de uma nova fábrica destinada a produzir baterias, que irão equipar a próxima geração de modelos elétricos da Volvo, conforme detalhamos abaixo.

“Com estes investimentos, estamos a dar mais um passo importante em direção ao nosso futuro totalmente elétrico no qual queremos produzir automóveis ainda melhores e mais avançados. Torslanda é a nossa maior fábrica e desempenhará um papel crucial na nossa transformação à medida que avançamos para nos tornarmos num fabricante exclusivo de automóveis elétricos em 2030”, refere Håkan Samuelsson, chefe executivo da Volvo Cars.

A Volvo Cars está a desenvolver processos de fundição de alumínio inovadores.

Os novos processos de fundição das peças de alumínio, para a próxima geração de modelos elétricos da Volvo, será a mudança mais significativa. Fundir as principais partes da estrutura do solo numa única peça de alumínio vai permitir reduzir o peso, melhorar a eficiência energética e aumentar a autonomia do automóvel, mas também permitirá um maior aproveitamento do espaço a bordo.

Nova unidade fabril em Gotemburgo

A estratégia de elétrificação vai ainda ganhar mais força com a nova unidade fabril, também em Torslanda. O projeto terá arranque previsto para 2023, fruto da parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt, estando previsto para 2025 o arranque de produção das baterias, que irão equipar os modelos elétricos da Volvo e da Polestar. Com uma capacidade potencial anual até 50 gigawatt hora (GWh), será capaz de responder e suportar o fornecimento de baterias para aproximadamente meio milhão de automóveis por ano. Este complexo irá ainda promover a criação de 3.000 novos postos de trabalho e será complementado por um Centro de Investigação e Desenvolvimento que ambas as empresas já haviam anunciado em Dezembro. Este centro irá começar a funcionar ainda este ano e implicará desde logo algumas centenas de novos postos de trabalho.

A joint-venture entre Volvo Cars e a Northvolt representa um investimento de 2,87 mil milhões de euros.

“A nossa parceria para células de bateria com a Northvolt é fundamental para as nossas ambições estratégicas de eletrificação. Pretendemos liderar o segmento dos automóveis premium elétricos e só iremos vender viaturas puramente elétricas a partir de 20302, refere Håkan Samuelsson, chefe executivo da Volvo Car Group.

Peter Carlsson CEO e fundador da Northvolt acrescenta ainda que: “O estabelecimento desta gigafactory em Gotemburgo é um passo decisivo, não só para continuar a transformar uma das regiões automóveis mais dinâmicas do mundo, como também para nos tornar no principal fornecedor global de baterias sustentáveis.”

Adrian Clarke, ex-executivo da Tesla, estará no comando das operações desta joint venture, que representa um investimento conjunto na ordem dos 2,87 mil milhões de euros.

 

Tags: Susanne HägglundVolvo Car PortugalVolvo CarsVolvo Recharge
Anterior

Arval cresceu 6,4% em 2021

Próxima notícia

Preços dos usados subiram 20%

Relacionados

DS 7

Novo DS 7 já disponível para encomenda

por José Alves
Agosto 7, 2022
0

A versão de acesso do DS 7 está disponível a partir de 50 530 euros. A nova geração DS 7,...

Transportes Álvaro Figueiredo reforça frota Mercedes

Transportes Álvaro Figueiredo reforça frota Mercedes

por Luis Neves
Julho 25, 2022
0

A Empresa de Transportes Álvaro Figueiredo está a reforçar a frota Mercedes-Benz Trucks com a Sociedade Comercial C. Santos. Um...

Produção automóvel portuguesa cresceu no primeiro semestre

Produção automóvel portuguesa cresceu no primeiro semestre

por Redação
Julho 13, 2022
0

A produção automóvel portuguesa cresceu no primeiro semestre. Ente janeiro e junho de 2022, saíram das fábricas instaladas em Portugal...

Mercedes-Benz Classe T já está na Soc. Com. C. Santos

Mercedes-Benz Classe T já está na Soc. Com. C. Santos

por Luis Neves
Julho 9, 2022
0

A Sociedade Comercial C. Santos já tem em exposição da última novidade da Mercedes-Benz, o Classe T, um monovolume compacto...

Próxima notícia
Preços dos usados subiram 20%

Preços dos usados subiram 20%

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DS 7

Novo DS 7 já disponível para encomenda

Agosto 7, 2022
Kia e-soul

Kia e-Soul com autonomia até 452 km

Agosto 6, 2022
Civic Type R

Civic Type R esgota em 72 horas

Agosto 5, 2022
Rede oficinas Vulco

Rede oficinal Vulco celebra 15º aniversário

Agosto 5, 2022
Maserati: Extra10 Warranty.

Maserati estende garantia para 10 anos

Agosto 4, 2022

Relacionadas

Opel acelera eletrificação: Crossland e Insignia serão elétricos

Opel acelera eletrificação: Crossland e Insignia serão elétricos

Março 8, 2022
Eletrificados já superam 25% das vendas europeias

Eletrificados já superam 25% das vendas europeias

Janeiro 24, 2022
Vendas portuguesas começaram mal o ano

Vendas portuguesas começaram mal o ano

Fevereiro 2, 2022
DS 7

Novo DS 7 já disponível para encomenda

Agosto 7, 2022
Vendas europeias continuam em queda

Vendas europeias continuam em queda

Junho 21, 2022

Tags

ACAP ACEA AFIA Alfa Romeo Arval BMW Carros Elétricos Citroën Componentes Destaque DS Automobiles EICMA Eletrificação Exportações frotas Honda Indústria Jato Dynamics Kia LeasePlan Maserati Mazda Mazda2 mercado Mercedes Mercedes-Benz Motos Opel Pessoas Peugeot Polestar Porsche produção Renault renting Soc. Com. C. Santos Sociedade Comercial C. Santos Stellantis Toyota usados vendas vendas europeias veículos comerciais Veículos Comerciais Ligeiros veículos elétricos

MERCADO

Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Março 31, 2022
Produção automóvel nacional caiu

Produção automóvel nacional caiu

Março 17, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados