Tradicionalmente associada à inovação no capítulo de segurança, a Volvo, fundada por Assar Gabrielsson & Gustav Larson, nasceu com um propósito único: tornar os automóveis mais seguros para as pessoas. Isto porque o automóvel deveria ser sinonimo de júbilo e liberdade, porém nos anos 20, a elevada sinistralidade nas estradas suecas, traziam uma imagem de sofrimento e morte. Disposto a alterar este paradigma, Assar e Gustav resolveram construir um automóvel mais seguro e suficientemente robusto para os invernos rigorosos da Escandinávia. E assim nasceu o primeiro modelo da marca sueca, o ÖV4, a 14 de abril de 1927.
Ao longo destes 97 anos, os valores da marca sueca nunca mudaram. A Volvo foi responsável pelo desenvolvimento do cinto de segurança de três pontos, da terceira luz de travagem, airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros gadgets de segurança que hoje fazem parte do nosso quotidiano e presentes em tantas outras marcas automóveis. Para os fundadores da marca nada era mais importante do que a segurança: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.”
Atualmente, a Volvo vive um dos melhores momentos da história, com um aumento nas vendas de 12% (no primeiro trimestre de 2024) e com uma visão de sustentabilidade que visa comercializar exclusivamente veículos 100% elétricos já a partir de 2030 e atingir a neutralidade carbónica em 2040.
E como forma de imortalizar toda a sua história, a Volvo inaugurou a 14 de Abril o “World of Volvo”. Este espaço construído em madeira, situa-se em Gotemburgo, na Suécia, ergue-se por 5 andares e 22 mil m². Com entrada gratuita, este edifício, que se assemelha a uma árvore gigante, foi projetado para ser um espaço que une pessoas e ideias. E é por isso que existe um conjunto de diversos espaços amplos e dinâmicos, desenhados para acolher diferentes acontecimentos como: exposições, concertos, conferências e experiências gastronómicas, entre outros. Para além de dois restaurantes, o “World of Volvo” conta, naturalmente, com uma exposição permanente sobre a história da Volvo, do passado ao futuro.
Comentários