A indústria automóvel está a mudar e a melhor prova é o novo FORD Mustang Mach-e. O icónico Mustang sempre foi conotado com motores V8 de grande cilindrada, ruído a condizer, e claro, um sorvedor de gasolina sem pejo para alcançar performances. O seu design de linhas desportivas foi também único e marcante, ao longo das suas 6 gerações.
Quando o novo Mustang Mach-e foi desenvolvido os atributos do modelo foram preservados, contudo, os engenheiros tiveram um desafio em adaptar à tecnologia mais recente, e às novas condicionantes que o setor automóvel enfrenta. Por tudo isto ficamos algo surpreendidos que o novo Mustang Mach-e fosse 100% elétrico e uma carroçaria SUV coupé. Um corte com o passado em alguns pontos, como a mudança radical de motores de combustão para elétrico (tendência de toda os construtores automóveis) e de desportivo para um familiar espaçoso, contudo, não se deixem enganar, pois as performances mantiveram-se.
A versão que ensaiamos do Ford Mustang Mach-e possuía 351 Cv, distribuídos pelos 2 eixos, capaz de uma aceleração de 5.1 segundos dos 0 aos 100 km/h, uma autonomia de cerca de 400 km, característica que fomos comprovando que eram reais, com os consumos a rondarem os 20 kWh/100 km. O novo Mustang Mach-e possui uma bateria de 88 kW, sendo que para um carregamento convencional este modelo permite receber no máximo 11 kW/h, o que se traduz em cerca de 8h para carregar totalmente, ou, no caso de um carregamento rápido, como por exemplo em autoestrada, as baterias podem receber até 150 kW/h, necessitando apenas de 45 minutos para ir dos 20% aos 80% de carga.
Em termos de condução o Mustang Mach-e é fácil e simples, pois a motorização elétrica proporciona um binário instantâneo, com acelerações rápidas e silenciosas. A posição de condução elevada, ajuda na entrada e saída dos ocupantes, assim como, na visibilidade quando estamos no trânsito. A nível do sistema de suspensão, o conjunto mola amortecedor filtra bem as irregularidades em estrada, porém em situações de maior amplitude como num buraco- infelizmente as estradas portuguesas estão recheadas – pode ter uma reação um pouco seca, uma situação que reflete as mais de 2 toneladas de peso.
O Mustang não deixa ninguém indiferente pelo seu design exterior, que apesar de linhas de um SUV e ser um automóvel alto, parece mais compacto, pois a traseira descai como se de um coupé se tratasse, ajudando a disfarçar os 4.7 metros de comprimento. Outro pormenor interessante é a ausência de puxadores, estando a cargo de um botão sensível ao toque, assim como, na porta do condutor, ser passível de abrir recorrendo a um código.
No interior o teto panorâmico e o amplo espaço interior fazem este Mustang Mach-e um familiar prático, amplo e bastante luminoso. Os materiais aplicados são de elevada qualidade e a montagem rigorosa, contudo, assim que se entra, o que salta a vista é o enorme painel central de 5.5’’, onde se concentra todas as informações, como computador de bordo, navegação, climatização, conectividade, imagens das câmaras a 360⁰ e o áudio. Se por um lado o sistema e rápido e intuitivo, todavia, quando se está ao volante, os botões físicos fazem alguma falta, existindo apenas o controlo do volume do som. Uma referência para este último item…o facto de o sistema de áudio ter sido desenvolvido pela Bang & Olufsen proporciona excelentes momentos de qualidade.
Para adquirir o novo Ford Mustang Mach-e encontra-se disponível a partir de 66.000€, porem a versão ensaiada inicia-se nos 71.000€.
Para conviver entre a sua espécie, levamos ao Mustang Mach-e até ao Centro Hípico do Porto, no qual teve um encontro com a Luna, uma simpática égua que se prontificou logo a tirar uma foto.
Em nome da MotorMag aproveitamos para agradecer a disponibilidade e prontidão do staff do Centro Hípico do Porto!
Comentários