• Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!

BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!

por António Costa
Novembro 7, 2023
em Destaque, Novidades, Testes
0

Antes de abordar o novo BYD Attos 3, importa ressalvar quem é o construtor que está por detrás do desenvolvimento deste modelo, o construtor chines, BYD, um nome que certamente irá ouvir cada vez mais frequentemente. A “Build Your Dreams” iniciou atividade em 2003, sendo atualmente é líder na produção de veículos elétricos (sim, já ultrapassou a Tesla). Para ter uma ideia, para além de construir os automóveis como o Dolphin, Attos 3, Tang, Han e Seal (por ordem de grandeza) é também um importante fornecedor de baterias para híbridos, autocarros elétricos, bicicletas elétricas, painéis solares, comboios, etc…

Centrando-me no BYD Attos 3, o seu design exterior possui linhas fluídas e arredondadas, com a frente praticamente fechada (típico dos veículos elétricos), ajudam a aerodinâmica tão importante para a eficiência do consumo de combustível. Com um aspeto compacto, robusto, o BYD não é um SUV linhas diferenciadoras, mas possui pormenores interessantes como o pilar traseiro com um padrão que lhe confere um ar mais premium ou, à noite, a assinatura luminosa quer à frente, quer atrás contem uma luz continua ao longo de toda a largura do Attos 3, gostei!

Também poderá gostar de:

Marca Polestar reafirma-se com o novo modelo 2

UE, China, ambiente, veículos elétricos…e o grande dilema

BMW apresenta Nova Classe como o futuro dos elétricos

No interior as coisas mudam drasticamente, as saídas de ar, os puxadores das portas, o design das quartelas das portas e até as bolsas laterais a imitar uma guitarra, são pormenores únicos e distintos, que no início chocam um pouco, pois se comparamos com a sobriedade habitual dos europeus, mas, confesso que com o passar do tempo começamos a achar piada.  A iluminação interior é excelente, seja de dia pelo enorme teto panorâmico (que abre quer em inclinação, quer em recolha de parte) ou, mesmo à noite, com a colocação de leds em tornos dos twiters/puxadores de porta, assim como em toda a largura do habitaculo.

Ainda no interior, o seletor de velocidades, apesar de ser grande e pouco desproporcional, mas muito ergonómico…e por falar em ergonomia, queria destacar os bancos, com um excelente apoio, com uma densidade de espuma que se molda ao formato do nosso corpo, são certamente um excelente contributo para estarmos ao volante do novo BYD Attos 3 durante várias horas sem denotar fadiga.

O painel de instrumentos, em frente ao condutor e agarrado à coluna de direção, possui todas as informações necessárias, contudo, a sua dimensão parece-me algo pequena…talvez porque no meio do tablier temos um tablet massivo de 15.6 polegadas. Equipado com sistema Android aliado a uma resolução fabulosa, o sistema adotado pela BYD é simples, graficamente apelativo e extremamente responsivo. Apesar de possuir grande parte dos controlos, como a configuração da ventilação, áudio, entre outos, associados a menus desse painel, temos a conectividade Andorid Auto e Apple Car Play sem fios, que é extremamente pratico.

A BYD também pensou nos botões físicos e a ventilação (uma mais valia para quem conduz) pois  pode ser ligada ou desligada, ou pedirmos para desembaciar do vidro da frente.

Um gadget que achamos piada, contudo não temos bem a certeza da sua utilidade, é a rotação do ecrã do modo paisagem para o modo vertical através de um botão colocado no volante. A utilização do modo paisagem é o único que poderá fazer o espelhamento do seu telemóvel, e certamente a posição que utilizei praticamente em todo o ensaio…bom, pelo menos a rotação é um truque que impressiona quem entra pela primeira vez no BYD…

A aproveitar a resolução do ecrã estão as câmaras 3D em redor do BYD Attos 3, que nos ajuda no estacionamento e em todas as manobras que necessitamos de garantir a integridade física da pintura.

Os bancos traseiros apesar de algo volumosos, deixam bastante espaço para as pernas, fruto do piso plano.

A bagageira é um pouco pequena…um carrinho de bebé, praticamente, ocupa todo o espaço, pelo menos a nível superior, pois existe um compartimento inferior onde poderemos arrumar os cabos de carregamento e outros itens.

Realizamos o ensaio praticamente com chuva, algo que colocou à prova os a segurança do SUV. Dinamicamente o Attos 3 é muito competente e transmite confiança. A taragem da suspensão torna num carro confortável (fruto também dos excelentes bancos – fiquei fã dos mesmos) pois tem reações neutras, mesmo em pisos mais degradados. Algo que não percebemos muito bem é a inexistência de um sensor de chuva, que como podem imaginar fez falta em dias em que a chuva não deu tréguas.

Ao longo do ensaio realizamos cerca de 230 quilómetros maioritariamente no território de eleição, a cidade, e também um pouco de autoestrada, pelo que o Attos 3 apresentou um consumo de 16,4 kWh/100 km’s. Contas feitas, para uma bateria de 60 kW, permite uma autonomia de 365 kms. A motorização de 204 cavalos, ligada ao eixo dianteiro, são mais do que suficiente, para nos desembaraçarmos do trânsito, ou para uma entrada de uma autoestrada. O BYD Attos 3 necessita de 7.3 segundos para chegar aos 100 km/h.

O carregamento rápido pode ser realizado até uma capacidade de 88 kWh, ou 11 kWh em modo mais lento.

A versão ensaiada apelidada de Design estava carregada equipamento que tornam o BYD mais agradável de utilizar, mais pratico e com mais estilo. A versão ensaiada tem um valor de 43.490€, pode ser um valor algo elevado, mas em linha com o que oferece.

A primeira ideia muitas vezes conotada com os produtos chineses são a falta de qualidade…mas os tempos mudaram, as mentalidades evoluíram e a visão dos fabricantes também. Ainda me recordo dos primeiros salões europeus, em que alguns construtores chineses apresentavam as suas “criações”, que não eram mais do que cópias de modelos europeus e fracas…hoje, estou rendido a esta marca…e estou certo que muitos engenheiros de marcas europeias também.

Depois do ensaio a BYD surpreendeu-me pela qualidade de construção, materiais e pela condução…superando muitos construtores americanos e por essa razão, acredito que será uma marca de sucesso no nosso pais. Confesso que fiquei curioso por testar os modelos de segmento acima, para ver se a diferença de qualidade e pisar é muito diferente.

Se não tem preconceito em relação ao símbolo que se encontra no centro da grelha frontal, faça um test drive ao BYD Attos 3 e, acredite, pode ser a sua escolha certa!

 

Tags: 100% elétricoAttos 3BYDcarro elétricoChinesMarca ChinesaSUV elétrico
Anterior

Mazda já produziu mais de dois milhões de carros com motor rotativo

Próxima notícia

BMW apresenta novo X2 e iX2 na versão 100% elétrica

Relacionados

Marca Polestar reafirma-se com o novo modelo 2

Marca Polestar reafirma-se com o novo modelo 2

por António Costa
Novembro 29, 2023
0

A Polestar pode parecer uma marca totalmente nova e recente, porém remonta a 1996, quando foi criada a divisão para...

UE, China, ambiente, veículos elétricos…e o grande dilema

UE, China, ambiente, veículos elétricos…e o grande dilema

por António Costa
Outubro 17, 2023
0

As vendas dos veículos elétricos não param de subir, especialmente nas grandes urbes…como atração estão os baixos custos de utilização...

BMW apresenta Nova Classe como o futuro dos elétricos

BMW apresenta Nova Classe como o futuro dos elétricos

por António Costa
Outubro 5, 2023
0

A BMW quer se reinventar com a próxima geração de carros 100% elétricos. A empresa sediada em Munique mostra o...

Elegância e tecnologia são os compêndios do novo Mercedes E

Elegância e tecnologia são os compêndios do novo Mercedes E

por António Costa
Setembro 28, 2023
0

Talvez a carroçaria sedan simbolize a classe executiva e, sem duvida que um modelo que contribuiu para essa opinião foi...

Próxima notícia
BMW apresenta novo X2 e iX2 na versão 100% elétrica

BMW apresenta novo X2 e iX2 na versão 100% elétrica

Comentários

ÚLTIMAS

Marca Polestar reafirma-se com o novo modelo 2

Marca Polestar reafirma-se com o novo modelo 2

Novembro 29, 2023
BMW apresenta novo X2 e iX2 na versão 100% elétrica

BMW apresenta novo X2 e iX2 na versão 100% elétrica

Novembro 20, 2023
BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!

BYD Attos 3 Desgin o europeu que vem do oriente!

Novembro 7, 2023
Mazda já produziu mais de dois milhões de carros com motor rotativo

Mazda já produziu mais de dois milhões de carros com motor rotativo

Novembro 2, 2023
IUC agravado para veículos anteriores a 2007. Saiba o que pode contar.

IUC agravado para veículos anteriores a 2007. Saiba o que pode contar.

Outubro 30, 2023

Relacionadas

Eco Race. Mercedes EQA 250 supera autonomia estimada

Eco Race. Mercedes EQA supera autonomia anunciada

Maio 8, 2022
UE, China, ambiente, veículos elétricos…e o grande dilema

UE, China, ambiente, veículos elétricos…e o grande dilema

Outubro 17, 2023
Vendas nacionais continuam na faixa de desaceleração

Vendas nacionais continuam na faixa de desaceleração

Dezembro 9, 2021
ACEA reelege presidente

ACEA reelege presidente

Janeiro 24, 2022
Mercedes

Soc. Com. C. Santos restaura Mercedes 600 S da Presidência da República

Fevereiro 1, 2022
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MERCADO

UE, China, ambiente, veículos elétricos…e o grande dilema

UE, China, ambiente, veículos elétricos…e o grande dilema

Outubro 17, 2023
Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Outubro 4, 2022
Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados