Antes de abordar o novo BYD Attos 3, importa ressalvar quem é o construtor que está por detrás do desenvolvimento deste modelo, o construtor chines, BYD, um nome que certamente irá ouvir cada vez mais frequentemente. A “Build Your Dreams” iniciou atividade em 2003, sendo atualmente é líder na produção de veículos elétricos (sim, já ultrapassou a Tesla). Para ter uma ideia, para além de construir os automóveis como o Dolphin, Attos 3, Tang, Han e Seal (por ordem de grandeza) é também um importante fornecedor de baterias para híbridos, autocarros elétricos, bicicletas elétricas, painéis solares, comboios, etc…
Centrando-me no BYD Attos 3, o seu design exterior possui linhas fluídas e arredondadas, com a frente praticamente fechada (típico dos veículos elétricos), ajudam a aerodinâmica tão importante para a eficiência do consumo de combustível. Com um aspeto compacto, robusto, o BYD não é um SUV linhas diferenciadoras, mas possui pormenores interessantes como o pilar traseiro com um padrão que lhe confere um ar mais premium ou, à noite, a assinatura luminosa quer à frente, quer atrás contem uma luz continua ao longo de toda a largura do Attos 3, gostei!
No interior as coisas mudam drasticamente, as saídas de ar, os puxadores das portas, o design das quartelas das portas e até as bolsas laterais a imitar uma guitarra, são pormenores únicos e distintos, que no início chocam um pouco, pois se comparamos com a sobriedade habitual dos europeus, mas, confesso que com o passar do tempo começamos a achar piada. A iluminação interior é excelente, seja de dia pelo enorme teto panorâmico (que abre quer em inclinação, quer em recolha de parte) ou, mesmo à noite, com a colocação de leds em tornos dos twiters/puxadores de porta, assim como em toda a largura do habitaculo.
Ainda no interior, o seletor de velocidades, apesar de ser grande e pouco desproporcional, mas muito ergonómico…e por falar em ergonomia, queria destacar os bancos, com um excelente apoio, com uma densidade de espuma que se molda ao formato do nosso corpo, são certamente um excelente contributo para estarmos ao volante do novo BYD Attos 3 durante várias horas sem denotar fadiga.
O painel de instrumentos, em frente ao condutor e agarrado à coluna de direção, possui todas as informações necessárias, contudo, a sua dimensão parece-me algo pequena…talvez porque no meio do tablier temos um tablet massivo de 15.6 polegadas. Equipado com sistema Android aliado a uma resolução fabulosa, o sistema adotado pela BYD é simples, graficamente apelativo e extremamente responsivo. Apesar de possuir grande parte dos controlos, como a configuração da ventilação, áudio, entre outos, associados a menus desse painel, temos a conectividade Andorid Auto e Apple Car Play sem fios, que é extremamente pratico.
A BYD também pensou nos botões físicos e a ventilação (uma mais valia para quem conduz) pois pode ser ligada ou desligada, ou pedirmos para desembaciar do vidro da frente.
Um gadget que achamos piada, contudo não temos bem a certeza da sua utilidade, é a rotação do ecrã do modo paisagem para o modo vertical através de um botão colocado no volante. A utilização do modo paisagem é o único que poderá fazer o espelhamento do seu telemóvel, e certamente a posição que utilizei praticamente em todo o ensaio…bom, pelo menos a rotação é um truque que impressiona quem entra pela primeira vez no BYD…
A aproveitar a resolução do ecrã estão as câmaras 3D em redor do BYD Attos 3, que nos ajuda no estacionamento e em todas as manobras que necessitamos de garantir a integridade física da pintura.
Os bancos traseiros apesar de algo volumosos, deixam bastante espaço para as pernas, fruto do piso plano.
A bagageira é um pouco pequena…um carrinho de bebé, praticamente, ocupa todo o espaço, pelo menos a nível superior, pois existe um compartimento inferior onde poderemos arrumar os cabos de carregamento e outros itens.
Realizamos o ensaio praticamente com chuva, algo que colocou à prova os a segurança do SUV. Dinamicamente o Attos 3 é muito competente e transmite confiança. A taragem da suspensão torna num carro confortável (fruto também dos excelentes bancos – fiquei fã dos mesmos) pois tem reações neutras, mesmo em pisos mais degradados. Algo que não percebemos muito bem é a inexistência de um sensor de chuva, que como podem imaginar fez falta em dias em que a chuva não deu tréguas.
Ao longo do ensaio realizamos cerca de 230 quilómetros maioritariamente no território de eleição, a cidade, e também um pouco de autoestrada, pelo que o Attos 3 apresentou um consumo de 16,4 kWh/100 km’s. Contas feitas, para uma bateria de 60 kW, permite uma autonomia de 365 kms. A motorização de 204 cavalos, ligada ao eixo dianteiro, são mais do que suficiente, para nos desembaraçarmos do trânsito, ou para uma entrada de uma autoestrada. O BYD Attos 3 necessita de 7.3 segundos para chegar aos 100 km/h.
O carregamento rápido pode ser realizado até uma capacidade de 88 kWh, ou 11 kWh em modo mais lento.
A versão ensaiada apelidada de Design estava carregada equipamento que tornam o BYD mais agradável de utilizar, mais pratico e com mais estilo. A versão ensaiada tem um valor de 43.490€, pode ser um valor algo elevado, mas em linha com o que oferece.
A primeira ideia muitas vezes conotada com os produtos chineses são a falta de qualidade…mas os tempos mudaram, as mentalidades evoluíram e a visão dos fabricantes também. Ainda me recordo dos primeiros salões europeus, em que alguns construtores chineses apresentavam as suas “criações”, que não eram mais do que cópias de modelos europeus e fracas…hoje, estou rendido a esta marca…e estou certo que muitos engenheiros de marcas europeias também.
Depois do ensaio a BYD surpreendeu-me pela qualidade de construção, materiais e pela condução…superando muitos construtores americanos e por essa razão, acredito que será uma marca de sucesso no nosso pais. Confesso que fiquei curioso por testar os modelos de segmento acima, para ver se a diferença de qualidade e pisar é muito diferente.
Se não tem preconceito em relação ao símbolo que se encontra no centro da grelha frontal, faça um test drive ao BYD Attos 3 e, acredite, pode ser a sua escolha certa!
Comentários