As baterias com tecnologia quântica, podem vir a ser uma solução decisiva para a expansão dos veículos elétricos, uma vez que um dos grandes entraves é o tempo de carregamento, e estas baterias são extremamente rápidas a carregar.
Apesar de ainda estar numa fase de testes e, longe da sua aprovação final para comercialização, as baterias quânticas tem a vantagem de poder carregar em simultâneo todas as células em “paralelo”, enquanto as baterias convencionais são carregadas de forma “individual”.
De forma semelhante imagine um comprimido que se dissolve na água – esta é a bateria convencional – e um comprimido que engole de uma só vez – esta é a bateria quântica. O efeito de carregamento é o mesmo, embora num, seja muitíssimo mais rápido do que outro…

Em testes realizados uma bateria convencional que demore cerca de 10 horas, com a tecnologia de bateria quântica, passa a ser carregada em 3…minutos! Este passo de gigante pode mesmo “revolucionar” o mundo dos elétricos, ultrapassando mesmo um veículo com abastecimento de combustível líquido.
Outra vantagem das baterias quânticas é que quanto maior a sua capacidade, mais rápida é a sua velocidade de carregamento.
Só nos resta esperar que estas baterias tenham o seu desenvolvimento tão rápido quanto carregam…
Comentários