
As unidades de série estão previstas para julho. Contudo, os primeiros INEOS Grenadier, versão experimental, já estão prestes a sair da linha de produção de Hambach, no norte de França. Unidade fabril que o construtor britânico adquiriu à Mercedes e que, recorde-se, veio acabar por substituir os planos iniciais que passavam pela construção de duas plantas fabris, uma em Portugal (Estarreja) e outra no País de Gales (Bridgend).
As encomendas já estão em curso e os preços finais para a Europa, África, Ásia-Pacífico e Médio Oriente serão anunciados em já em abril, altura em que os clientes (cerca de 15 mil, segundo o construtor) poderão finalizar as respetivas encomendas online ou através da rede de concessionários. Ainda sem dados oficiais já foi apontado que, por terras de sua majestade, os valores do INEOS Grenadier, uma reedição vanguardista do original Land Rover Defender, deverão rondar os 58 mil euros.
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A saída das primeiras unidades da linha de montagem na fábrica de Hambach, assinala a transição da fase de “projeto” para a de fabricante de automóveis, propriamente dito. Recorde-se que a quando da aquisição desta unidade fabril (janeiro de 2021), a INEOS Automotive e apesar a Mercedes ter realizado, dois anos antes, um investimento de cerca de 470 milhões de euros, a adpatação para a linha de produção Grenadier custou mais 50 milhões de euros a Jim Ratcliffe, fundador e acionista maioritário da INEOS Automotive.
A linha de produção do Grenadier, demorou cerca de um ano a ser reconfigurada e inclui uma secção de produção de carroçarias totalmente automatizada, uma secção de pintura semiautomatizada e uma instalação geral de montagem atualizada.
Neste momento está a ser concluída a primeira fase experimental de produção (PTO1), que representa a produção de 130 unidades que irão integrar as fases finais dos ensaios e certificação.
Já no próximo mês de março arranca a fase PTO2 para validar o processo de montagem e a qualidade de construção e logo depois começará a produção dos veículos de série, altura em que tudo terá que estar a funcionar a 100%. “Queremos entregar um veículo que esteja pronto e não faremos concessões. Com as vantagens de uma equipa altamente qualificada e experiente em Hambach, bem como os conhecimentos especializados em segurança e qualidade que empregámos, cumpriremos o plano do arranque da produção em série em julho”, refere Dirk Heilmann, CEO da INEOS Automotive.
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