As vendas europeias começaram o ano em baixa. Os registos de automóveis de passageiros na União Europeia (UE) caíram 6% em janeiro de 2022, para 682 596 unidades. É um novo mínimo histórico nas vendas de automóveis da UE no primeiro mês do ano, de acordo com a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).
A ACEA justifica este cenário com a “a atual escassez de semicondutores”. A associação até prevê que este 2022 seja de crescimento, mas o facto é que vendas europeias começaram o ano em baixa.
Vários mercados na Europa Central cresceram em janeiro, com a Eslováquia (+72,6%) e a Roménia (+55,5%) a apresentarem o maior crescimento. Já as vendas na Polônia contraíram 10,2% em janeiro. Na Europa Ocidental, por outro lado, quase todos os países apresentaram resultados negativos. Olhando para os quatro principais mercados de automóveis, cenário distintos. De facto, houve perdas de dois dígitos em Itália (-19,7%) e França (-18,6%), enquanto apenas a Alemanha apresentou um crescimento sólido (+8,5%) e Espanha teve um ganho modesto (+1%). Em Portugal, janeiro foi de 2% de descida, para 9829 matrículas de automóveis ligeiros de passageiros.

Toyota em destaque
A liderança por grupos construtores mantém-se na Volkswagen, que caiu em janeiro 7%, para 173 262 matrículas. Segue-se o grupo Stellantis, que, com 139 949 unidades registadas, vendeu menos 15,1% do que no mês homólogo de 2021. O pódio é encerrado pelo grupo Renault, que até cresce (+3,5%) em janeiro, para 71 349 unidades.
A Volkswagen liderou por marcas, com 75 236 matrículas (-8,1%), e a Toyota conseguiu o segundo lugar (cresceu 10,6%, para 54 866 matrículas). O pódio europeu das marcas é encerrado pela Peugeot, com 47 165 matrículas (-8,1%).
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