As vendas portuguesas (todos os segmentos) estagnam e o mercado está mais eletrificado. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelam uma descida de 1,3% no período de janeiro a setembro de 2022, com 134 804 veículos matriculados.
Em relação ao mesmo período de 2019, a descida é de 34,7%. Na análise de setembro de 2022, a ACAP indica que foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 14 711 veículos automóveis. Trata-se de um volume 12,8% acima ao mesmo mês do ano passado e 18,4% inferior face a setembro de 2019.
Peugeot mantém liderança destacada nos ligeiros de passageiros…
Nos automóveis ligeiros de passageiros, houve em setembro uma subida de 15,6% face ao mesmo mês do ano passado, para 12 469 matrículas. De janeiro a setembro, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 113 762 unidades, mais 15,6 do que há um ano.
Por marcas, a Peugeot mantém a liderança destacada, com 11 436 unidades até setembro (+0,4%), seguida pela Mercedes-Benz, com 7237 viaturas (-12,1%) – e que foi a marca mais vendida na análise isolada de setembro, com 1402 matrículas. O pódio das vendas acumuladas de janeiro a setembro é fechado pela Renault, com 8221 matrículas (-31,3%).
Por tipo de energia, 41,9% dos automóveis ligeiros de passageiros matriculados de janeiro a setembro eram movidos a gasolina e 39,7% a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos. O gasóleo “responde” por 18,4%.
Os 100% elétricos, que continuam a aumentar as vendas, até fruto da maior oferta, representaram 10,7% das matrículas de ligeiros de passageiros novos, os híbridos plug-in 9,9% e híbridos 16,2%.
E nos comerciais ligeiros
O mercado de ligeiros de mercadorias registou, em setembro, uma subida de 6,8% face ao mês homólogo de 2021, situando-se em 1893 unidades matriculadas. O mercado atingiu 16 947 unidades, menos 17,4% em comparação com o mesmo período de 2021 no acumulado a setembro.
A Peugeot também lidera nos comerciais ligeiros, com 2807 unidades até setembro (-18,8%), seguida pela Renault, com 2258 matrículas (-40%). A terceira marca mais vendida é a Citroën, com 1985 viaturas (-18,5%).
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