As vendas de automóveis eletrificados cresceram 13,7% em Portugal no primeiro trimestre. O mercado automóvel nacional registou, de janeiro a março, 25 654 matrículas de veículos ligeiros de passageiros com aquela tecnologia, do acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). A subida em março foi mais modesta (+9,7%, para 10 021 unidades).
Ligeiros de passageiros “puxam” subida
No mês de março de 2024 foram matriculados em Portugal 10 021 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, híbridos plug-in e híbridos (ou seja, não recarregáveis), ou seja, mais 9,7% que no mesmo mês do ano anterior. As matrículas de veículos ligeiros de passageiros deste tipo totalizaram 25 654 unidades de janeiro a março, o que se traduziu numa variação positiva de 13,7% face ao período homólogo de 2023.
Nos veículos 100% elétricos, a ACAP indica que, em março, se registou um aumento de 5,4% em comparação ao mesmo mês de 2023, tendo sido matriculados 3739 ligeiros de passageiros novos. No primeiro trimestre de 2024 verificou-se um aumento de 12,2% dos veículos ligeiros de passageiros novos elétricos, tendo sido matriculados 9424 unidades.
Por marcas, a Tesla lidera nos 100% elétricos, com um total de 2888 matrículas (+37,7%) de janeiro a março em Portugal. Seguem-se BMW (+22,7%, para 925 unidades) e Mercedes-Benz (+30,.1%, para 627 veículos).
A marca premium alemã é líder destacada entre os modelos híbridos plug-in, 2083 matrículas (+78,5%) nos primeiros três meses do ano, à frente de BMW (-14,9%, para 907 unidades) e Peugeot (+55,7%, para 637 matrículas). A totalidade do mercado de híbridos plug-in de passageiros ascendeu a 7112 unidades de janeiro a março (+29,7%).
A Toyota continua a reinar nos híbridos. A marca japonesa vendeu 2172 unidades de modelos com esta tecnologia em Portugal no primeiro trimestre, não obstante ter caído 8,9% face ao mesmo período de 2023. O pódio da categoria foi encerrado por Fiat (+42,8%, para 1539 matrículas) e Nissan (+26,3%, para 1331 viaturas).
Veículos comerciais ligeiros com cenário diferente
Os ligeiros de mercadorias têm um cenário diferente. Os veículos deste segmento com tecnologia elétrica, plug-in e híbrida registou, no terceiro mês do ano de 2024, uma evolução negativa de 25,2% face ao mês homólogo do ano de 2023, situando-se em 169 unidades matriculadas. Em termos acumulados, este mercado atingiu, ainda assim, 651 unidades, o que representou um crescimento de 14,8% face ao ano passado.
Leia também: Mitsubishi Outlander PHEV a caminho da Europa
Em março de 2024 verificou-se uma queda de 24,9% nas matrículas de veículos ligeiros de mercadorias novos elétricos em comparação com o mesmo mês do ano anterior. De janeiro a março de 2024 verifica-se um crescimento de 14,4%.
Pesados crescem no acumulado
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, no mês de março de 2024 matriculou-se um veículo pesado eletrificado novo, o que representou um decréscimo de 75%.
Em termos acumulados, no primeiro trimestre de 2024, verificou-se uma evolução positiva de 222,2% face ao mesmo período do ano de 2023, tendo sido matriculados 29 veículos.
Em março de 2024 matriculou-se um veículo pesado elétrico novo, tendo representado uma queda de 75% face a março de 2023. De janeiro a março de 2024 verificou-se um aumento de 222,2% por cento face ao período homologo do ano de 2023, tendo sido matriculados 29 veículos deste tipo.
Comentários