O novo Mitsubishi Outlander PHEV, o topo de gama da marca dos três diamantes é aguardado na segunda metade do ano, com uma variante especificamente desenvolvida para os mercados do velho continente.
A apresentação em solo europeu teve lugar na região dos lagos gelados do norte da Finlândia, onde o novo sistema PHEV de dois motores elétricos foi colocado à prova, em conjunto com o sistema de tração integral Super-All Wheel Control (S-AWC). Um programa que a marca tem vindo, constantemente, a evoluir no Campeonato do Mundo de Ralis, com o bem-sucedido Lancer Evolution e que em 2013 passou a integrar a família PHEV.
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A função S-AWC integrada no sistema 4×4 de dois motores elétricos (um à frente e outro atrás) garante uma distribuição da força propulsora pelos eixos dianteiro e traseiro, ao mesmo tempo que o Controlo Ativo da Guinada (Active Yaw Control, AYC) gere essa mesma distribuição entre as rodas direitas e esquerdas.
Além disso, o controlo da travagem assegurado pelo AYC (anteriormente aplicado apenas nas rodas dianteiras) é agora aplicado também às rodas traseiras. Esta evolução reduz a força exercida pelos travões em cada uma das rodas, aumentando a eficácia do sistema em estradas escorregadias e, especialmente, com gelo.
Com a instalação de motores elétricos nos dois eixos, é possível eliminar ligações mecânicas entre ambos, designadamente o veio de transmissão, o diferencial central – que distribui a força motriz num sistema 4×4 convencional -, bem como a transmissão. Esta configuração permite tirar partido da excelente capacidade que os motores elétricos têm para alterar instantaneamente a distribuição do binário à frente e atrás, além de permitir reduzir o peso e as perdas de energia no sistema. No novo Outlander PHEV, o aumento da potência dos motores dianteiro e traseiro, respetivamente para 85 e 100 kW, assegura uma maior força propulsora para as rodas de ambos os eixos, melhorando consideravelmente o desempenho em estrada nas mais diversas condições meteorológicas e de piso.
Com sete diferentes modos de gestão de condução: Normal, Tarmac (asfalto), Gravel (gravilha), Snow (neve), Mud (lama), Eco e Power, o novo Outlander PHEV, assegura o melhor compromisso dinâmico em qualquer tipo de utilização.
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