As estradas de neve da Finlândia e os seus “mil lagos” gelados foram os palcos eleitos pela Nissan para colocar à prova o sistema de tração integral elétrico e-4ORCE.
Os modelos X-Trail e Ariya formaram a dupla que protagonizou esta aventura, tendo ambos provado a eficácia do inovador sistema de tração integral 100% elétrico.
O sistema e-4ORCE utiliza a bateria para alimentar um sistema de motor duplo, distribuído uniformemente em cada eixo, para controlo independente das rodas. O binário é distribuído à frente e atrás para maximizar a aderência dos pneus de acordo com as condições do piso e a situação do veículo, enquanto a travagem é controlada individualmente para cada uma das quatro rodas. Comparativamente com um sistema 4WD mecânico, o e-4ORCE tem um tempo de reação 10 000 vezes mais rápido, sobre o eixo posterior.
Veja ainda: https: Novo Toyota Prius – Eficiência aprimorada
No caso do X-Trail, o sistema dual e-motor desenvolve uma potência total de 157 kW (213 cv) com um motor dianteiro de 150 kW (binário de 330 Nm) e um motor traseiro de 100 kW (binário de 195 Nm). Isto gera uma aceleração rápida dos 0 aos 100 km/h em 7 segundos. Tem uma resposta de binário traseiro 10.000 vezes mais rápida do que um sistema 4WD mecânico.
O Ariya e-4ORCE tem uma potência total do sistema de 225kW (306 cv) produzindo um binário de até 600Nm. Isto gera uma aceleração rápida dos 0-100km/h em 5,7 segundos.
Comentários