O Toyota Prius é o pioneiro entre os veículos híbridos, ficou mais “elétrico”, estando agora disponível apenas com a tecnologia Plug-in.
A 5ª geração do pioneiro da tecnologia híbrida, ganhou um design mais desportivo, mais potência e uma bateria bem maior, graças à tecnologia híbrida plug-in. Com mais de 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde 1997 e apesar das gerações anteriores terem um design pouco consensual e o sistema híbrido integrar uma espécie de transmissão CVT que obriga o motor a fazer algum ruido quando se acelera, não foram os atributos essências para atingir essas vendas, porem é inegável uma característica, a eficiência de combustível.
Centrando apenas na 5ª geração, o novo Toyota Prius tem um design mais desportivo, com linhas muito fluídas e dinâmicas…na verdade nem parece um Prius, por isso a Toyota está de parabéns. As linhas marcantes, como as óticas dianteiras que integram as luzes diurnas que vêm sendo a assinatura da marca, ou então, a inclinação do para-brisas dianteiro, que faz a continuidade perfeita do capot…algo que contribui para a beleza e desportividade, mas, também de função, como a diminuição da resistência ao ar. Na traseira a linha horizontal luminosa a toda a carroçaria do carro, traduz-se na imagem premium e tecnológica do novo Híbrido Plug-in da Toyota.
Se no comprimento da nova geração encolheu 5 cm, a distância entre eixos aumentou, proporcionando maior conforto e espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Contudo, a aerodinâmica implicou uma linha de tejadilho bastante prenunciada o que condicionou o espaço em altura, colocando desafios aos passageiros com mais de 1.80 mts que viajam no banco traseiro.
Para os passageiros da frente, o novo Toyota Prius apresenta espaço, um banco confortável, com aquecimento, memória, o que se traduz em conforto a bordo. A bagageira é algo limitada tendo em conta os 284 litros de capacidade, contudo, não podemos esquecer que se trata de uma versão Plug-in e, que a bateria, ocupa a parte inferior de toda a mala. Vantagem, podemos realizar cerca 70 quilómetros sem gastar 1 gota de gasolina.
MOTORIZAÇÃO
Por falar em combustível, o novo Prius está equipado com um novo motor a gasolina 2.0 litro e um motor elétrico, ambos de maiores dimensões. O incremento do motor elétrico para os 163 cv, permite que seja maximizada a utilização de energia elétrica em detrimento da gasolina, uma vez que ao pisar o acelerador a resposta elétrica e convincente, não havendo necessidade de recorrer ao motor de combustão. A potência de regeneração também é maior pelo que a eficiência na recuperação de energia, e maior. Em termos de potência combinada é agora de 223 cv.
Sendo apanágio do nome Prius, a eficiência de combustível, confirmamos que não perdeu a esta característica. No nosso teste, verificamos que o consumo elétrico, rondou os 18 kWh/100 km, o que para um plug-in e peso é um valor baixo. Mas o que nos surpreendeu mais, foi quando a bateria estava descarregada, ou seja, perdemos o efeito de andar 100% elétrico e passamos para o modo híbrido, constatamos um consumo de apenas 4.8 l/100km e mesmo em transito intenso. Ao contrário de muitos outros Plug-in do mercado, o novo Toyota Prius não nos pune com altos consumos, mesmo com a bateria descarregada. Por exemplo um BMW 330e (plug-in e também com um motor a gasolina de 2.0) quando termina o efeito elétrico os consumos sobem rapidamente para os 7 ~ 8 litros.
A tecnologia Plug-in permite o carregamento via uma tomada externa da bateria, que no Toyota Prius é de 13.6 kWh, contudo, a marca japonesa ajudou-nos nessa tarefa, com a adição de um painel solar no tejadilho que permite carregar a bateria a partir do sol. O painel de instrumentos não mente e, na unidade que ensaiamos, apenas com a energia proveniente do astro rei, já tinha permitido percorrer qualquer coisa como 267 quilómetros, desde que ele nasceu. Sem dúvida que se trata de eficiência ao mais alto nível. Em dias de chuva para carregar a bateria totalmente numa tomada doméstica, o Prius Plug-in necessita de cerca de 6h.
CONDUÇÃO
A condução é tranquila e segura atendendo a panóplia de sistemas de segurança presentes. Alguns sistemas, que já existiam, foram aprimorados de forma a permitir mais auxílio à tarefa de conduzir. Por exemplo o radar que se encontra a monitorizar a distância para o carro da frente (com a função de Cruise Control Adaptativo), numa situação de para arranca, alerta o condutor que o automóvel que está à sua frente arrancou, e se estivermos distraídos, a luz interior do tablier começa a piscar. Esse mesmo radar também e responsável por outra característica, a monitorização da distancia e comportamento do veículo que circula à nossa frente, aplicando e adaptando a força de regeneração (travagem) que coloca no motor elétrico, por exemplo se o carro da frente abrandar. Este sistema e tão eficaz que muitas vezes nem é necessário recorrer ao travão.
Outro sistema de segurança, diz respeito ao monitoramento dos olhos do condutor. Se porventura o condutor estiver distraído o novo Toyota Prius alerta para o facto de estar desatento. Para adaptar as performances à pretensão do condutor, existem 4 modos de condução, ECO, Normal, Sport e uma personalizada.
O seu design aerodinâmico, implicou compromissos na parte traseira, nomeadamente a nível da visibilidade posterior que é praticamente inexistente utilizando o espelho retrovisor. Porém a Toyota recorreu a tecnologia, e o espelho que pode funcionar de forma tradicional (mas com pouca eficácia), funciona, também como ecrã, apresentado a imagem de uma camara que se situa na parte traseira. Esse sistema requer habituação, pois os outros carros apresentam-se bastante próximo, mesmo na afinação mínima.
Algo que não compreendemos foi a função Hold, que sempre que desligamos o Toyota Prius a função fica desativada. Algo que nos aborrece, uma vez que é extremamente útil em situações de transito intenso, dando “descanso” ao pé direito do condutor.
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INTERIOR
A bordo predomina o preto, sendo a qualidade dos materiais razoável, com plásticos algo duros, mas com excelente montagem. O painel de instrumentos está agora atrás do volante e não no centro do tablier como na anterior geração. O pequeno ecrã possui todas as informações fundamentais, como a velocidade, computador de bordo, informações do sistema híbrido, entre outros. Aqui verificamos um senão, se na posição de condução ideal o volante encobre algumas informações, obrigando a colocar o volante (que se regula em profundidade e altura), mais abaixo do que desejado.
Há outro display no centro do tablier, que inclui a navegação, multimédia, informações do sistema híbrido, e na versão ensaiada, possuía a sempre útil visualização 360º ideal para quando estacionamos em locais apertados. O sistema operativo é rápido e intuitivo. A função Android Auto está disponível, contudo só e possível com cabo, que num carro premium e tecnológico seria um item a rever. Uma nota positiva para os interruptores físicos para operar o ar condicionado resistindo à tentação da tecnologia touch.
A nível da suspensão, o novo Prius Plug-in pareceu mais confortável que as anteriores gerações, com os amortecedores a absorver melhor as irregularidades do piso. A estabilidade e adornar da carroçaria é mínima, fruto do baixo centro de gravidade.
PREÇOS
O Toyota Prius Plug-in encontra-se disponível em três versões, o Exclusive, Luxury e Premium, arrancando nos 41.990€ e a versão de topo (a ensaiada) atinge os 49.690€.
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