
A Renault Portugal e a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão estabeleceram uma parceria que irá permitir a turistas, mas também aos residentes e a profissionais da região, deslocações de forma totalmente gratuita a bordo de modelos elétricos da Renault.
A frota composta por cinco viaturas estará sedeada na Aldeia Histórica de Castelo Novo e todos os interessados poderão fazer as suas reservas online ou presencialmente, no Posto de Turismo da Aldeia Histórica de Castelo Novo. Também, quem optar por chegar de comboio até Castelo Novo poderá ainda contar com um serviço de transfer a partir das estações de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão. Apesar de se tratar de um projeto piloto, está previsto que a iniciativa se possa estender pelas restantes 11 aldeias que integram a geografia das Aldeias Históricas de Portugal, da Beira Interior, nomeadamente Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Esta parceria tem como objetivo tornar a Aldeia Histórica de Castelo Novo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO2 e de ruído – e tem como protagonistas os modelos Twizy, o Twingo Electric, o ZOE e o Kangoo Z.E.
De acordo com Ricardo Lopes, administrador-delegado da Renault Portugal: “É com grande satisfação que celebramos este inédito protocolo com a Aldeias Históricas de Portugal. A Renault foi pioneira na mobilidade elétrica, tendo iniciado este percurso, por convicção, quando a mobilidade sustentável ainda era considerada por muitos como uma utopia”. Com base neste projeto piloto, “a Aldeia Histórica de Castelo Novo dá o primeiro passo para ser a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável”, continuou o mesmo responsável.
Veja ainda: Renault Mégane Electric já tem preços
Esta iniciativa vem no seguimento de outras que a marca do losango já tem em curso no nosso país como o que foi estabelecido com a ilha Porto Santo, visando anular a generalidade do recurso a combustíveis fósseis.

Por seu lado, Carlos Ascensão, presidente da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, não esconde a satisfação na assinatura desta parceria. “Em primeiro lugar quero agradecer à Renault a aposta que fez neste projeto. Nos últimos anos, a estratégia da Aldeias Históricas de Portugal tem procurado afirmar-se como um território sustentável e inovador, assente no conceito de Crescimento Verde, Inclusivo e Inteligente, com capacidade para potenciar o desenvolvimento local integrado, e diferenciando-se como innovation leader no âmbito dos territórios de baixa densidade”, concluiu Carlos Ascensão.
Comentários