A falta de stock está a “tramar” os usados, segundo o relatório do Observatório INDICATA. Este analisa 13 mercados europeus com base nos classificados online e conclui que as vendas de automóveis usados online de profissionais a particulares (B2C) diminuíram 0,8% em janeiro em comparação com dezembro e 11,4% face a janeiro de 2021. Isto significa que as vendas têm vindo a diminuir em termos mensais durante oito meses consecutivos.
A falta de stock que está a abrandar a venda de automóveis usados é recorde-se provocada pela falta de semicondutores para a produção de automóveis novos. Consequentemente, essa escassez está a levar à alteração de todos os segmentos do mercado automóvel, entre os quais o de veículos usados. Sem surpresa, também os preços estão a aumentar, como conclui o Standvirtual, outro operador do mercado de classificados automóveis.
Stock quase um terço abaixo
A razão para a queda das vendas torna-se mais óbvia quando se observa o que está a acontecer com o stock online B2C. De facto, este era, no início de fevereiro, 7,1% inferior ao mês anterior e 30,6% inferior a fevereiro do ano passado.
A Indicata indica que, “como resultado da queda dos níveis de stock”, a rotação de stocks aumentou em termos homólogos para todos os grupos motopropulsores. Os usados a diesel foram os mais rápidos a vender, aumentado 41% durante esse período para 4,7 vezes. Já os híbridos viram o maior aumento de rotação, subindo 50%, para 3,7 vezes. “Isto significa que a procura é forte, mas não existe um stock suficiente, de qualidade certa, para a satisfazer”, revela a empresa do grupo Autorola.
A mesma fonte salienta que “não houve evidência de registos táticos apoiados pelos fabricantes em janeiro, com a venda de automóveis com menos de um ano a ser 21% mais baixa em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado”. Além disso, “todas as vendas do stock típico dos concessionários, isto é, até aos cinco anose, tiveram dificuldades”.
Pode consultar na integra o 24º relatório do Observatório INDICATA aqui.
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