O BYD Seal U foi o vencedor da 41ª edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024 e promete contribuir para o aumento do prestígio e das vendas da marca. O novo modelo está disponível nas versões: híbrida plug-in (DM-i) e 100% elétrica (EV), com preços que começam nos 40.169 euros e nos 42.990 euros, respetivamente.
Em termos estéticos, o Seal U segue a linha de design “Ocean Aesthetics” comum a outros modelos da marca BYD, onde predominam os traços arredondados e fluídos. Lateralmente, o realce vai para a linha de cintura elevada que se estende desde os faróis (em forma de U) até aos farolins (em LED contínuo).
O seu interior revela robustez de construção e materiais de qualidade, com o predomínio da utilização de pele vegan em diversos elementos. O seletor de velocidades em cristal confere requinte. O conforto a bordo é reforçado pelos bancos dianteiros multi-ajustáveis eletricamente, aquecidos e ventilados de série. Há bastante espaço para as pernas e múltiplos compartimentos de arrumação. O volume da bagageira é de 552 litros (na versão EV) e de 425 litros (na versão DM-i). Com o rebatimento dos bancos o volume pode ir até aos 1440 litros, em ambas as versões.
O nível de equipamento é muito completo, oferecendo conectividade e infoentretenimento mesmo remotamente através da aplicação BYD para smartphone. No interior (quase) tudo é controlado digitalmente pelo generoso ecrã rotativo elétrico de 12,8’’ ou 15,6’’ (versão Design). Diante do condutor, existe um painel de instrumentos LCD de 12,3’’ e adicionalmente, na versão Design, um Head Up display.
Em matéria de segurança, o Seal U está equipado de série com os mais recentes sistemas de assistência ao condutor (ADAS) que utilizam quatro radares e uma câmara. O sistema Isofix no banco (dianteiro) do passageiro, bem como, a iluminação full-LED e os faróis adaptativos são de série.
Tecnologia BYD
No que diz respeito à propulsão, o BYD Seal U EV possui um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes através das rodas dianteiras, com uma potência máxima de 160 kW e até 330 Nm de binário. A versão Comfort vem equipada com uma bateria de 71,8 kWh, que permite uma autonomia de até 420 quilómetros (ciclo combinado WLTP), enquanto a versão Design dispõe de uma bateria de 87 kWh, que permite uma autonomia de até 500 quilómetros (ciclo combinado WLTP). O BYD Seal U EV vem equipado com um carregador trifásico CA de 11 kW a bordo, capaz de carregamentos ultrarrápidos em CC de até 140 kW, o que na prática significa que são necessários apenas 28 minutos para carregar de 30% a 80% da capacidade da bateria.
O BYD Seal U DM-i dá prioridade à energia elétrica, com uma dependência mínima do motor a gasolina, o que resulta em consumos de combustível muito reduzidos: 0,9 l/100 km na versão Boost e 1,2 l/100 km na versão Design. Na prática, quando a bateria está totalmente carregada, ao passar para o modo EV, o veículo torna-se totalmente elétrico. Contudo, quando o estado de carga é baixo, transforma-se num veículo híbrido (utiliza maioritariamente a energia fornecida pela bateria e só durante a aceleração recorre ao motor a gasolina para fornecer potência extra às rodas alimentadas pela bateria). O BYD Seal U DM-i Boost possui um motor híbrido de 1,5 litros com tração dianteira e uma potência de 72 kW (97 cv) que funciona em conjunto com o motor elétrico de 145 kW (194 cv), o que resulta numa potência total de 160 kW (215 cv), um binário de 300 Nm e uma autonomia de até 1080 quilómetros (ciclo combinado WLTP).
O BYD Seal U DM-i Design possui tração às quatro rodas, o que significa ter dois motores elétricos: 150 kW (201 cv) à frente e 120 kW (161 cv) atrás, combinados com o motor turbo a gasolina de 1,5 litros com 96 kW (129 cv), o que permite uma potência total de 238 kW (319 cv), um binário de 550 Nm e uma autonomia de até 870 quilómetros (ciclo combinado WLTP). As versões DM-i oferecem 11kW de carregamento AC (alternado) trifásico e 18kW de carregamento DC (contínuo) de 11kW AC. Desta forma, o tempo de carregamento DC (de 30% a 80%) demora apenas 35 minutos.
Ambas as versões (EV e DM-i) estão equipadas de série com um conjunto de baterias Blade Battery (tecnologia BYD, que utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico para aumentar a segurança, a durabilidade e a estabilidade térmica das baterias).
Gama e preços
O BYD Seal U EV divide-se em dois níveis de equipamento: Comfort (a partir dos 42.900 euros) e Design (a partir dos 45.790 euros). A versão híbrida é também comercializada em dois níveis de equipamento: Boost (a partir de 40.169 euros) e Design (a partir dos 46.168 euros). Até 31 de julho existe uma campanha com a oferta de um carregador elétrico. A garantia total é de 6 anos/150 mil km. Existe ainda a garantia de 8 anos/200 mil km para, pelo menos 70% da capacidade original da bateria e uma garantia de 8 anos/150 mil km para o motor elétrico de série.
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