PUBLICIDADE
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados

Toyota Yaris: ADN de Campeão

O Toyota Yaris provou, mais uma vez que continua a ter argumentos para triunfar na “liga dos campeões” dos Utilitários.

por José Alves
Dezembro 8, 2021
em Testes
0
0
PARTILHAS
20
VISUALIZAÇÕES
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Publicidade Publicidade Publicidade
PUBLICIDADE

Com duas décadas de bons serviços, a quarta geração do Toyota Yaris provou, mais uma vez,  que continua a ter argumentos para triunfar na “liga dos campeões” dos Utilitários. Tal como aconteceu com a primeira geração, estreada em 1999, o Yaris voltou a conquistar o troféu de Carro Europeu do Ano 2021 e ainda o de “Citadino do Ano 2021”, por terras lusas.

A unidade ensaiada, Yaris 1.5 HDF Premier Edition com tejadilho panorâmico é, efetivamente, aquela que se pode dizer que não falta quase nada… o que explica os 26 794,66€ pedidos. Contudo, o acesso à família híbrida está disponível a partir de 21 500,00€ ou então por cerca de 16 400,00€ se tivermos em conta a versão de 1.0 litros a gasolina de 72 cv.

Também poderá gostar de:

Revolução do novo Renault Megane E-tech Elétrico

Novo Ford Mustang Mach-e, o novo cavalo selvagem que respeita as gerações futuras

Novo Toyota AYGO X, o pequenino que cresceu em todos os sentidos

 

Visual distinto

A imagem desta geração Yaris teve como ponto de partida a filosofia TNGA (Toyota New Global Architecture) e a estreia da nova plataforma modular GA-B, que servirá de base a novos produtos da casa nipónica e que para além de ter permitido conseguir um desenho final ousado e desportivo é capaz de uma eficiência dinâmica de referência no segmento.

Mesmo sem ter aqueles “pozinhos mágicos” do GR , a imagem já tem um forte cunho desportivo. A frente é marcada por ângulos com cortes acentuados, óticas que “entram” pelos guarda-lamas e um pára-choques marcado por uma grelha frontal generosa, completada por entradas de ar inferiores que recebem os faróis de nevoeiro. De perfil continuam os vincos bem demarcados e uma pintura bi-color (vinil preto que vem desde o tejadilho até aos pilares). Atrás, destaque para os farolins que se fundem num género de aileron em acrílico que alberga o logo do construtor, o comando de abertura da bagageira e a câmara traseira.

Vida a bordo

O habitáculo deste Yaris Premier Edition mistura notas de requinte com um cunho desportivo. Impera o couro negro (com as costuras a vermelho), as inserções em alumínio e plásticos com pintura a preto brilhante. Um trabalho apenas “beliscado” pela presença de alguns plásticos mais rígidos na parte inferior do tablier e guarnições das portas, mas que a julgar pela montagem não deverão trazer problemas a longo prazo. Os espaços para arrumação de pequenos objetos proliferam e marcam pontos em termos de ergonomia. A volumetria da bagageira, 286 litros, não sendo a melhor da classe, alinha pela média da concorrência. O espaço a bordo, cumpre os “mínimos” exigidos e atrás, o facto da parte final dos assentos serem ligeiramente “cavados” e não naquele ângulo de 90º com as costas, permitem ganhar alguns centímetros extra. Na versão ensaiada o tejadilho panorâmico também marca pontos e dá uma sensação de maior liberdade. Nota ainda para a forma como os puxadores de abertura das portas estão “escondidos” nos perfis. À primeira vista até pode requerer alguma habituação e em caso de maior dificuldade, sobretudo à noite, cada um tem um pequeno foco de luz a incidir.

Em matéria de infoentretenimento, a marca apostou no essencial, o ecrã multi-funções de 8” não apresenta a tecnologia ou complexidade de algumas funções de vanguarda, mas acaba por ter tudo o que é necessário e de fácil manuseamento. Na consola central, os comandos analógicos ficam apenas reservados para a climatização e sob estes temos um posto de carregamento wireless para smartphones. Por outro lado, em termos de equipamento, e aqui o construtor faz uma das suas bandeiras, pouco foi deixado ao acaso, a começar pelo head-up display, que não é propriamente muito comum em modelos deste segmento. Entre os dispositivos de segurança e assistência à condução destaque para o sistema de pré-colisão, aviso de saída de faixa de rodagem (mas se dermos ”pisca” o sistema já não se zanga), Cruise Control Adaptativo, Luzes de máximo com controlo automático e reconhecimento de Sinais de Trânsito. O sistema de som, com oito colunas é assinado pela JBL e dispensa apresentações em termos de qualidade.

Na estrada

No desempenho deste 1.5 Hybrid, referência para o trabalho conjunto entre o motor tricilíndrico a gasolina de 92 cv e 120 Nm de binário e o motor elétrico de 59 kW (80 cv) e 141 Nm, o que reseulta num bom compromisso no binómio prestações/consumos. Com alguma gestão e treino sobre o pedal do acelerador, sobretudo em circuito urbano, consegue-se aproveitar toda a eficiência do sistema híbrido, ou seja conseguimos rolar durante longos períodos apenas com recurso ao motor elétrico, o que em matéria de consumos é uma mais valia. Por outro lado, quando se pretende um ritmo mais “despachado” este também serve de apoio ao motor térmico, onde temos uma potência combinada de 116 cv. Mesmo com alguns “abusos” e experiências entre os modos de condução Eco, Normal e PWR (Sport), conseguimos uma média combinada de 4,7 litros. Na utilização quotidiana, o modo ECO cumpre os requisitos, mesmo com uma resposta “mais longa” da caixa automática CVT. Claro que se quisermos fazer o “gosto ao pé” numa estrada mais sinuosa, aí é melhor carregar no PWR e toda a eletrónica assume novas funções. Neste registo, referência ainda para a resposta dada pela direção, direta e precisa e também pela suspensão “seca” q.b. e perfeitamente à altura das exigências, sem esquecer o desempenho de base da nova plataforma GA-B. Não é um GR, nem pretende sê-lo, mas após alguns quilómetros, numa estrada de montanha, até pensamos que há aqui alguma coisa de Gazoo Racing!

 

Tags: ToyotaYaris
Anterior

Vendas nacionais continuam na faixa de desaceleração

Próxima notícia

DS Automobiles Portugal tem nova diretora de marketing

Relacionados

Revolução do novo Renault Megane E-tech Elétrico

Revolução do novo Renault Megane E-tech Elétrico

por António Costa
Agosto 9, 2022
0

A Renault revolucionou o Megane com a apresentação da versão 100% elétrica – o Megane E-tech Elétrico. Assim, com a...

Novo Ford Mustang Mach-e, o novo cavalo selvagem que respeita as gerações futuras

Novo Ford Mustang Mach-e, o novo cavalo selvagem que respeita as gerações futuras

por António Costa
Junho 8, 2022
0

A indústria automóvel está a mudar e a melhor prova é o novo FORD Mustang Mach-e. O icónico  Mustang sempre...

Toyota AYGO X

Novo Toyota AYGO X, o pequenino que cresceu em todos os sentidos

por António Costa
Maio 16, 2022
0

Novo Toyota AYGO X, o pequenino que cresceu em todos os sentidos   O novo Toyota AYGO X cresceu, em...

Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro

Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro

por António Costa
Abril 4, 2022
0

Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro O Volvo XC40 Recharge foi o pioneiro no portfolio da Volvo,...

Próxima notícia
DS Automobiles Portugal tem nova diretora de marketing

DS Automobiles Portugal tem nova diretora de marketing

Comentários

ÚLTIMAS

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Março 8, 2023
25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

Março 4, 2023
Novo Citroen e-C4 X o confortável e camaleão de design!

Novo Citroen e-C4 X o confortável e camaleão de design!

Janeiro 25, 2023
Stellantis Mangualde

Fábrica da Stellantis em Mangualde volta a fazer história em 2022

Janeiro 15, 2023
Soc. Com. C. Santos garante chegada ao destino com Serviço 24 Horas

Soc. Com. C. Santos garante chegada ao destino com Serviço 24 Horas

Dezembro 26, 2022
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Relacionadas

3965 automóveis do grupo Volkswagen no fundo do oceano atlântico

3965 automóveis do grupo Volkswagen no fundo do oceano atlântico

Março 4, 2022
Soc. Com. C. Santos premeia oficinas de peças Mercedes

Soc. Com. C. Santos premeia oficinas de peças Mercedes

Março 3, 2022
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador

Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador

Fevereiro 8, 2022
Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Etapa rainha a encerrar o Lés-a-Lés

Junho 30, 2022
Civic Type R

Civic Type R esgota em 72 horas

Agosto 5, 2022

Tags

100% elétrico ACAP ACEA AFIA Alfa Romeo Arval BMW Carros Elétricos Citroën Componentes Destaque DS Automobiles EICMA Eletrificação Exportações frotas Honda Indústria Kia LeasePlan Mazda mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade Sustentável Motos Mototurismo Opel Pessoas Peugeot Porsche produção Renault renting Soc. Com. C. Santos Sociedade Comercial C. Santos Stellantis Toyota usados vendas vendas europeias veículos comerciais Veículos Comerciais Ligeiros veículos elétricos Volvo Car Portugal
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MERCADO

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Outubro 4, 2022
Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Março 31, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados