As vendas europeias cresceram 10,1% em fevereiro. Os dados são da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA). A quota de mercado de veículos elétricos a bateria permanecendo estável em 12%. Os modelos a gasolina mantiveram a liderança como a escolha mais popular, seguidos pelos híbridos. As vendas de diesel caíram na maioria dos principais mercados, exceto na Alemanha.
O crescimento de10,1% do mercado face a fevereiro de 2023 resultou num volume de 883 608 unidades, segundo a ACEA. Entre os quatro principais mercados da UE, França (+13%) e Itália (+12,8%) cresceram dois dígitos, seguidos por Espanha (+9,9%) e Alemanha (+5,4%). O mercado português registou um crescimento de 27,4%, para 20 2492 unidades.
Grupo Volkswagen lidera
Nos primeiros dois meses deste ano, os registos de automóveis cresceram 11,2%, para 1,7 milhões de unidades. Os principais mercados do bloco registaram um crescimento sólido, com a Alemanha (+11,8%), Itália (+11,7%), França (+11,2%) e Espanha (+8,7%) a registarem ganhos elevados de um ou dois dígitos. Portugal cresceu 17,9%, para 26 229 registos.
O grupo Volkswagen lidera o mercado europeu de automóveis de passageiros, com 452 574 unidades (+11,5%). O grupo automóvel alemão é seguido pela Stellantis, com 334 882 matrículas (+13,6%), e pelo Grupo Renault, com 177 765 unidades (+1,4%).
Elétricos mantêm quota
Em fevereiro, os modelos 100% elétricos tinham uma quota de mercado de 12% (estável em relação a fevereiro de 2023), enquanto os híbridos conquistavam quase 29%. A quota de mercado combinada de automóveis a gasolina e diesel foi de 48,4% em fevereiro de 2024, uma diminuição face aos 51,9% do ano passado.
As vendas de automóveis elétricos cresceram uns modestos 9%, para 106 187 unidades, mantendo uma quota de 12%. Entre os maiores crescimentos percentuais por país neste segmento, foram de Bélgica (+66,9%), França (+31,8%) e Países Baixos (+20,9%). Em sentido contrário, os registos na Alemanha diminuíram 15,4%. Portugal cresceu, no mesmo mês, 29,2% (para 3348 veículos elétricos).
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As vendas de automóveis híbridos novos aumentaram 24,7% na UE, impulsionadas por um crescimento substancial nos quatro maiores mercados: França (+41,5%), Espanha (+26,5%), Alemanha (+16,4%) e Itália (+16,1%), que coletivamente representam mais de 70% das vendas na UE. Portugal teve uma redução de 9,2%, para 2026 matrículas. As vendas europeias totalizaram 255 511, representando 28,9% do mercado.
As matrículas de carros elétricos híbridos plug-in também aumentaram notáveis 11,6%, para 64 351 unidades, resultantes de um crescimento sólido em mercados-chave como Alemanha (+22,3%), Bélgica (+21,8%) e França (+11,8%). Portugal registou 2547 matrículas de híbridos plug-in em fevereiro (+45,4%). Os automóveis híbridos plug-in representam agora 7,3% das vendas de automóveis na UE.
Diesel continua em queda
O mercado de automóveis a gasolina da UE expandiu-se 6,1% em fevereiro, impulsionado principalmente por aumentos nos quatro maiores mercados, nomeadamente em Itália (+33,4%), juntamente com Espanha (+3,7%), Alemanha (+2,3%) e França (+2,1%). Embora a gasolina continue a ser a fonte de energia mais popular entre os compradores, a sua quota de mercado caiu de 36,9% para 35,5% este ano.
Em contrapartida, o mercado automóvel a gasóleo da UE contraiu 5,1% em fevereiro. Foi registada uma descida em vários mercados, incluindo três dos maiores: França (-30,5%), Espanha (-17,4%) e Itália (-11,8%). A Alemanha divergiu desta tendência, com as vendas de gasóleo a crescerem 9,7%. As vendas de automóveis a diesel atingiram 113.891 unidades, representando uma participação de mercado de 12,9%, abaixo dos 15% do ano passado.
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