Depois do 3008 é agora a vez da Peugeot subir a fasquia para o 5008, que inspira robustez, segurança e uma silhueta dinâmica. Ao mesmo tempo que revela o que de melhor a marca do leão produz em matéria de tecnologia.
Sob o capot a marca aposta em três variantes 100% elétricas (E-5008), com potências de 210, 230 e 320 cv. Esta última Dual Motor (um motor no eixo dianteiro e outro no traseiro) e tração às quatro rodas. Na variante da bateria com maior alcance a autonomia é de 660 km. Contudo, está também confirmada a presença de duas versões eletrificadas: Hybrid 48V com 136 cv e Hybrid Plug-In de 195 cv.
A cobertura de garantia da bateria vai até aos 8 anos / 160.000 km, uma referência entre os construtores europeus.
No design foi notória a preocupação em transmitir uma sensação de dinâmica e robustez, mas com um traço de simplicidade. A dianteira apresenta uma nova assinatura luminosa, que incorpora faróis LED ultracompactos e uma grelha frontal que se funde com a cor da carroçaria. O perfil é marcado por linhas muito suaves, elegantes e verticais, realçando o requinte ao ocultar os vedantes das janelas laterais nas portas. O número de inserções decorativas na carroçaria foi reduzido e as peças cromadas foram anuladas, em favor de apontamentos de tinta em elementos específicos.
Versatilidade e espaço
Os novos PEUGEOT 5008 e E-5008 espelham, também, a versatilidade da plataforma STLA Medium da Stellantis. A distância entre eixos de 2,90 metros é particularmente generosa, com benefícios claros em termos de habitabilidade. A linha de cintura relativamente alta e os “ombros” muito pronunciados do modelo conferem-lhe uma forte presença em estrada, tal como as suas dimensões generosas – comprimento: 4,79 m, largura: 1,89 m, altura: 1,69 m.
Graças a esta generosa distância entre eixos, os novos 5008 oferecem um espaço assinalável para as pernas dos passageiros da segunda e terceira fila de bancos.
A segunda fila está equipada com lugares confortáveis que combinam um banco deslizante 60/40 com encostos 40/20/40, proporcionando a combinação perfeita de modularidade e conforto. Os encostos dos bancos da segunda fila reclinam-se independentemente, em cinco posições, para maior conforto dos passageiros em viagens longas.
Veja ainda: Peugeot 3008 chega em maio
O acesso aos bancos da terceira fila é inigualável graças ao sistema Easy Access. Este, permite que os bancos da segunda fila sejam totalmente reclinados e deslizados para a frente em simultâneo.
Os dois passageiros da terceira fila beneficiam ainda de um porta-copos, uma luz de leitura, um apoio de braço e uma tomada de 12V.
Independentemente da configuração dos bancos, o espaço de carga é sempre considerável. Na configuração de cinco lugares apresenta uma volumetria de 748 litros, encurtando para 259 com os sete lugares em uso. Porém, por outro lado, com o rebatimento das duas filas, temos um total 1815 litros à disposição e um piso de carga completamente plano de dois metros. Sob o piso existe ainda um compartimento com 80 litros adicionais.
Equipamento completo
Em termos de equipamento e para simplificar, o construtor apostou apenas em duas variantes: Allure e GT.
A bordo temos valores referenciais em matéria de espaço, conforto, qualidade e tecnologia de vanguarda.
O i-Cockpit panorâmico reúne o head-up e o ecrã tátil central, num único painel curvo de 21 polegadas. Posicionado para uma ergonomia ideal, este ecrã panorâmico está ligeiramente inclinado para o condutor, mantendo-se perfeitamente acessível ao passageiro.
A experiência tecnológica completa-se com o PEUGEOT i-Connect® Advanced, proposto de série nos 5008 e E-5008 GT. Este sistema inclui uma navegação TomTom de alto desempenho com uma função de planeamento de viagem.
O reconhecimento de voz em linguagem natural “OK, PEUGEOT” permite aceder às funções do infoentretenimento, aquecimento e ar condicionado, bem como ao telefone. Este reconhecimento de voz permite agora distinguir os comandos efetuados pelo condutor ou pelo passageiro.
A inteligência artificial, ChatGPT, também estará disponível, para permitir a interação entre os ocupantes e o veículo.
Para facilitar as manobras, o 5008 está equipado de série com uma câmara traseira que oferece ao condutor dois ângulos: visão traseira ou visão aérea. Esta câmara está equipada com um sistema de limpeza para uma imagem perfeita em todas as condições. Em opção pode estar equipado com o sistema PEUGEOT VisioPark 360°, o qual oferece uma visão de 360° do ambiente graças a quatro câmaras e a doze sensores espalhados pelo veículo. Feitas as contas, o novo 5008 apresenta cerca de 40 sistemas de assistência ao condutor e de segurança.
Comentários