Ao contrário de muitas marcas tradicionais, que nasceram e desenvolveram-se com motores a combustão a BYD tem, precisamente, o percurso inverso, ou seja, marca é conhecida pela tecnologia de veículos elétricos e que se aventurou agora pela combustão, não o 100% mas plug-in. O resultado é notório, o ADN deste BYD Seal U DM-i com, nota-se que a base é elétrica e, que foi colocado um motor a gasolina 1.5 litro para ajudar à autonomia.
Como se nota? Ao volante verificamos que em todas as desacelerações, a regeneração é potente uma vez que o abrandamento da velocidade do carro é forte, típico dos veículos elétricos para aproveitar toda a energia da travagem. Outro pormenor é que o motor 1.5 trabalha de forma “independente” da velocidade, ou seja, o BYD Seal U DM-i pode circular a 120 km/h e ter as rotações do motor a gasolina baixas (e não nos apercebemos do funcionamento) ou em rotações mais altas (sendo mais percetível no interior), tudo dependendo da carga da bateria. Em resumo a parte elétrica “manda” mais do que a parte a combustão.
A razão para a BYD aventurar-se com um motor a gasolina, é porque existem muitos clientes não estão preparados para trocar por elétrico, assim o maior construtor de automóveis elétricos do mundo, superando a Tesla, resolveu criar um plug-in e muito bem, que permite fazer viagens longas com mais flexibilidade e ao mesmo tempo não depender de carregadores.
Projetado para atingir o coração do “segmento C” europeu, um dos que mais tem crescido, o BYD Seal U DM-i é o primeiro modelo híbrido plug-in da BYD, derivado do modelo SEAL (sedan) sendo que a sigla “DM-i” na traseira indica significa Modo Duplo, aludindo ao fato de que o carro tem tanto motores elétricos quanto motor convencional.
Bom, o conceito e válido, mas será que o BYD Seal DM-i vale apena? A nossa avaliação sim! O BYD Seal U DM-i é um crossover com muito espaço interior, confortável, muito bem equipado, prestações interessantes e um preço de combate!
Com uma bateria de 18,3 kWh a BYD, conseguimos fazer até 80 quilómetros em modo 100% elétrico. A bateria pode ser carregada em corrente alternada AC até 11kW ou carregamento rápido em corrente continua DC até 18kW. Em termos de propulsão está instalado um motor a gasolina de 1.5 litros, 4 cilindros, turbo, que debita apenas 98 CV – muito por culpa do ciclo Atkinson – que está ligado a um gerador para carregar a bateria e também pode ajudar o BYD Seal U DM-i a movimentar-se passando potencia para as rodas. A parte elétrica, está a cargo de um motor elétrico de 197 CV. Os 2 sistemas combinados disponibilizam 218 CV e 300 Nm, o que proporciona um bom desembaraço no trânsito citadino e boas performances. Os tradicionais 0-100 km/h cumprem-se em 8.9 segundos e a velocidade máxima é de 170 km/h.
Sendo um automóvel que pede para “andar” sempre a energia elétrica, verificamos que os consumos são muito reduzidos em cidade, cifrando-se pelos 6,7 litros com a bateria totalmente esgotada. Já em autoestrada os consumos revelam-se um pouco elevados, subido para os 8.7 litros, contudo, não podemos esquecer que estamos perante um veículo de 1.9 toneladas, apoiado por um motor 1.5 litros. Relativamente à circulação em autoestrada, o BYD Seal U DM-i é classificado como Classe 1, com a adesão a via verde…caso contrario será classe 2. Não se compreende como o mesmo carro, paga duas categorias diferentes mediante a forma de pagamento – é o monopólio da Brisa e da Via Verde…enfim!
O condutor pode optar por 4 modos de condução sendo eles – Eco, Normal, Desportiva e Neve/Gravilha adaptando o binário disponível, ou a capacidade de regeneração (ainda mais) da bateria.
A direção encontramos aspetos positivos e negativos…não gostamos da carga da direção pois é demasiado leve o que a torna um pouco vaga. A vantagem é que apresenta uma boa brecagem, o que facilita para manobrar os 4.77 metros de comprimento. Em estacionamentos exíguos, a camara 3D ajuda a rentabilizar todo o espaço em volta da BYD Seal U DM-i para não esmurrar as linhas fluídas e bonitas.
A suspensão também tem uma afinação branda, que se traduz num excelente conforto, contudo, acaba por adornar um pouco a carroçaria. Talvez a pensar mais no mercado norte americano, do que europeu.
Algo que também requereu a alguma habituação foi a travagem, uma vez que a simbiose entre a travagem regenerativa e hidráulica não esta refinada, ou seja, por vezes parte hidráulica é mais bruta fazendo uma imobilização mais repentina.
A nível de equipamento a versão disponibilizada pela BYD Portugal a BOOST, é imbatível. Da lista extensa de tecnologia, destacamos o enorme ecrã de info entretenimento rotativo (imagem de marca da BYD) que centra tudo o que é controlos e definições do carro, apesar de existir alguns comandos como a ventilação e os modos de condução junto do seletor de velocidades.
Outros “mimos” como sistema de som desenvolvido pela Infinty, head-up display, duplo posto de carregamento sem fio para telemóvel, bancos aquecidos e refrigerados, teto panorâmico com abertura em inclinação e retração, bagageira com abertura elétrica, faróis LED e ate a possibilidade de ligar uma tomada externa a bateria do carro!
Nota positiva para o painel de instrumentos que é amplo, proporcionando fácil leitura e bastante completo. Os bancos revestidos a pele sintética, proporcionam um bom apoio e são confortáveis, tendo a função de facilitar o acesso e a saída, ao movimentarem-se sempre que abrimos a porta para entrar, ou, desligamos o carro e vamos sair. Ainda no interior, a BYD aplicou um pesponto claro que confere um ar Premium ao interior.
A bagageira possui 425 litros não tendo o compartimento de fundo, dada a bateria e o deposito de combustível.
Por falar em combustível, e normal que os Plug-in tenham um deposito mais comedido, dado o espaço ocupado pelas baterias, contudo, no BYD Seal U DM-i encontramos um deposito de 60 litros de gasolina o que é bastante e permite uma autonomia bem alargada!
Em termos de valores, o BYD Seal U DM-i apresenta uma proposta extremamente competitiva, com um valor de 40.169€.
Em resumo, esta nova proposta da BYD não elétrica está muito bem conseguida, com uma dinâmica muito interessante, espaço interior e excelente visibilidade, um equipamento completo, acreditamos que dificilmente encontrará melhor proposta no mercado nos dias de hoje…e isso vai ser patente nas ruas com as unidades em circulação a aumentar significativamente! Parabéns a BYD!
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