Navio Felicity Ace com 3965 automóveis encontra-se a arder
O navio “Felicity Ace” com 3965 automóveis, dos quais 1.100 da marca Porsche, 189 Bentleys e vários Lamborghinis, Audis, e outros, pertencentes ao grupo Volkswagen, ainda se encontra a arder. Apesar da causa desconhecida da origem do incêndio, a principal dificuldade de extinção está relacionada com as baterias de iões de lítio que obrigam à utilização de material específico, para terminar completamente o fogo e garantir que não haja reacendimentos.
Após carregar os automóveis no porto de Edem na Alemanha e sair com destino a Davisville, nos Estados Unidos, deflagrou o incendio quando se situavam a cerca de 170 quilómetros a sul da ilha do Faial. A tripulação constituída por 22 elementos deu o alerta de fogo a bordo desencadeando uma operação conjunta entre a Força Aérea e a Marinha Portuguesa para regaste de todos os tripulantes.
A ajuda que envolverá dois rebocadores e uma equipa de especialistas holandeses que subirá a bordo, e garantir o rescaldo e garantir a integridade/segurança do Felicity Ace, vai ser rebocado para um porto de abrigo Europeu ou para as Bahamas, uma vez que os Açores não têm possibilidade de receber um navio desta envergadura (200m de comprimento, 32m de largura).
Este incidente é um duro golpe para o grupo Volkswagen, quer pelo facto da reposição destas unidades ser fortemente condicionada com a falta de componentes para a indústria, assim como, economicamente, pois a divisão de riscos do Grupo Russel estima um prejuízo de 155 milhões para Volkswagen de um prejuízo total de todo o incidente de 500 milhões.
Comentários