Os automóveis eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) representam já mais de 25% das vendas europeias. Embora o mercado total continue com tendência de queda, as viaturas mais “verdes” estão em contraciclo, de acordo com a consultora Jato Dynamics.
Os registos de automóveis novos tiveram o pior novembro das últimas três décadas, com os dados da analista a revelaram um volume total de 855 281 unidades em 25 mercados europeus. O volume total foi 18% menor face a novembro de 2020 e 29% face a novembro de 2019. “Embora o mercado não tenha recuperado totalmente da pandemia, o problema atual não está relacionado com falta de procura, mas sim de oferta”, salienta Felipe Muñoz, analista global da Jato Dynamics, referindo-se à questão da falta de semicondutores na indústria.
Elétricos e híbridos plug-in em níveis recorde
Recorde-se que já a ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis), aponta a crise dos semicondutores como principal razão para novembro ter sido o quinto mês consecutivo de quebras nas vendas de automóveis ligeiros de passageiros em 2021.
Os registos de automóveis eletrificados na União Europeia a 23 totalizaram 217 709 unidades no mês passado, 26% do total de matrículas. As unidades desses veículos superaram os diesel a diesel em 41%. Porém, o volume de veículos a gasolina foi mais do que o dobro (2,1 vezes) do volume registado para carros de baixas emissões.
A Jato Dynamics indica que o forte crescimento dos automóveis de baixas emissões é parcialmente explicado pelo aumento do interesse do público, além da aposta de governos e construtores automóveis. “Quem pretende ter um automóvel novo no cenário atual, há probabilidade dos veículos elétricos serem mais acessíveis, dada as ofertas e incentivos disponíveis”, salienta Muñoz.
Tesla Model 3 líder entre 100% elétricos
O Tesla Model 3 liderou o ranking de veículos 100% elétricos (também conhecidos como BEV), seguido por Renault Zoe e Dacia Spring. Nos híbridos plug-in (os PHEV), o modelo mais matriculado a nível europeu foi o Peugeot 3008. Seguiram-se-lhe Volvo XC40 e Ford Kuga.
Ranking total de modelos muito equilibrado
A primeira posição foi ocupada (todos as tecnologias, não apenas eletrificados) pelo Renault Clio. O equilíbrio foi, contudo, a nota dominante, já que a diferença para o quarto modelo do ranking, o Peugeot 2008, foi inferior a 200 unidades. Dacia Sandero e Peugeot 208 foram, por esta ordem, os modelos mais vendidos na Europa em novembro a seguir ao Renault Clio.
Estes modelos não foram tão afetados no mês passado pela falta de semicondutores como outros. Volkswagen Golf e Toyota Yaris, por exemplo, caíram 72% e 65%, respetivamente. Aliás, o Yaris ficou, de resto, aquém dos resultados positivos do Yaris Cross, o derivativo SUV que foi lançado em setembro. Destaque ainda para o Hyundai Tucson, que chegou ao top-10 graças à nova geração.
Comentários