Num ano que afetou significativamente a indústria automóvel, a marca alemã não deixou de lançar um significativo leque de novos modelos, como o caso do best-seller Astra ou o concept retro-futurista Manta GSe ElektroMOD. Tudo isto sob o conceito “Opel Greenovation”, que prevê a eletrificação de toda a sua linha de produtos até 2024 e a produção exclusiva de modelos elétricos a partir de 2028.
Entretanto e num futuro mais próximo, as atenções da Opel irão estar centradas no novo Astra Sports Tourer, que também chegará na variante híbrido plug-in.
2021 em revista
Opel Mokka e Opel Mokka-e

Com a apresentação do Opel Mokka e Mokka-e, o construtor revelou, igualmente, o novo ‘rosto’ da marca, o Opel Vizor e o Pure Panel 100% digital, um produto diferenciador e exclusivo, tal como a sua campanha de lançamento sob o lema “Less normal. More Mokka”, seguido da estreia mundial ‘Less Normal Experience’, uma apresentação realizada numa noite DJ de forma virtual. O modelo elétrico conquistou o 2021 troféu “Goldenes Lenkrad 2021”- Volante de Ouro 2021.
Regresso do best-seller
A nova geração Astra regressou com um design elegante e moderno, acompanhado pelas mais vanguardistas tecnologias.

Neste caso, destaque para a evolução dos faróis adaptativos Intelli-Lux LED® Pixel Light e no habitáculo o Pure Panel totalmente digital, com dois grandes ecrãs de 10 polegadas, onde a instrumentação analógica passou a ser algo do passado.
Neste regresso também já se apresentou na variante híbrido ‘plug-in’ e ficou já o “aviso” que em 2023 teremos o Astra-e, uma versão 100% elétrica.
A restante gama
O novo Opel Grandland também se apresenta com a nova filosofia de design da marca. Para além dos motores de combustão, este SUV topo de gama está disponível em duas versões com motorização híbrida plug-in, contando também com o Opel Vizor e um ‘cockpit’ totalmente digital, repleto de tecnologia. As inovações vão dos faróis Intelli-Lux LED® Pixel Light e do sistema Night Vision à tração integral elétrica (quatro rodas motrizes).
Ofensiva “verde”

No campo dos modelos elétricos destaque para o Opel Combo-e Life, que se junta ao MPV (Multi-Purpose Vehicle) Zafira-e Life, também 100% elétrico.
No campo dos modelos comerciais ligeiros, a marca alemã respondeu com soluções elétricas para o Combo-e, o Vivaro-e e o Movano-e, este último eleito “Internacional Van of The Year 2021”. Referência ainda para a estreia do Opel Vivaro-e HYDROGEN (pilha de combustível de hidrogénio ), que necessita de apenas de três minutos para reabastecer de hidrogénio, aproximadamente o mesmo tempo necessário para abastecer um automóvel convencional com gasóleo ou gasolina. A autonomia é superior a 400 quilómetros.
Veja ainda: DS Automobiles Portugal tem nova diretora de marketing
Lendário Manta
O mítico Opel Manta do final da década de 60, voltou sob a forma de um Manta GSe ElektroMOD, um projeto retro-vanguardista, 100% elétrico, onde se destaca o Opel Pixel Vizor. Uma grelha dianteira que comunica com o Mundo. No Pixel Vizior podem ler-se mensagens como: “My German heart has been ELEKTRified” (O meu coração alemão foi ELEKTRificado); “I am on a zero e-mission” (Estou numa e-missão zero) ou “I am an ElektroMOD” (Sou um ElektroMOD). No final a temos a silhueta de uma manta a “nadar” ao longo deste ecrã.

Opel Rocks-e

No final deste ano a marca revelou ainda o Opel Rocks-e, outra proposta 100% elétrica para uma mobilidade urbana sem emissões. Este SUM (Sustainable Urban Mobility) é um quadricíclo elétrico a bateria, estando ao alcance de praticamente todos os condutores, tal como o congénere Citroën Ami.
Comentários