
Antes de comprar um um veículo elétrico (VE) terá de ponderar muitas as características face a um veículo tradicional.
Tal como nos veículos a combustão, nos veículos elétricos (VE) existe um diferencial entre os valores anunciados e o que se consegue na realidade. Todos os construtores cumprem com a homologação no ciclo WLTP, onde são aferidos os consumos; por exemplo, um carro a diesel pode anunciar 4.0 l/100kms mas numa utilização real os consumos são por norma sempre superiores. O mesmo se passa com os elétricos, sendo o elemento mais preocupante a autonomia. Se para os automóveis a combustão esta situação pode não ser critica, uma vez que a cada “virar da esquina” existe sempre um posto de combustível e, em 5 minutos tem o depósito cheio, nos elétricos as dificuldades podem quadruplicar pela ausência de rede de carregamento, assim como, o tempo que necessita para carregar a bateria…
A questões que deve ponderar são: Quantos kms vai realizar em média por dia? Tenha em mente que a autonomia anunciada versus a real é bastante inferior, e também, deverá ter em conta um fator de segurança no mínimo de 10% pois fatores como ar condicionado, subidas íngremes, circulação em autoestrada castram a autonomia. Quais os possíveis locais para carregar? Nesta última questão se não tiver possibilidade de carregamento em casa, a vantagem económica por km pode desaparecer rapidamente, pois o carregamento caseiro é sempre o mais vantajoso (é idêntico ao valor de uma refeição em casa ou no restaurante).
Relativamente as características aqui fica um paralelismo entre um veiculo a combustão e um VE:
Combustão
Depósito – Litros
Consumo – Litros/100km
Elétrico
Bateria – kWh
Consumo – Wh/km ou kWh/100km
Para que tenha uma aproximação mais real das capacidades de cada VE, e apesar de não ser uma base de dados oficial, deve consultar o site: https://ev-database.org/cheatsheet/energy-consumption-electric-car
Outro aspeto importante, é a potência máxima de carregamento, quer do carro, quer da rede elétrica. Estes fatores são fundamentais para o tempo em que o VE está a carregar.
Painel de Veículo ElétricoPara isso terá que verificar qual a capacidade do carregador de bordo do automóvel. Procure saber qual o valor máximo de energia que a bateria consegue receber. Atenção não falamos em carga rápida pois esse modo só está disponível em locais públicos, sendo um carregamento bastante caro por utilizar a corrente continua (DC), mas sim o carregamento normal utilizando a rede convencional que utiliza corrente alternada (AC).
Por exemplo, um VE com uma bateria de 50kWh e possua um carregador de 3.6 kWh vai demorar, aproximadamente, 14h a realizar uma carga completa, contudo, se o carregador for de 11 kWh o tempo de carregamento reduz para cerca de 4h30.
A outra situação que deveremos ter atenção é a capacidade de carregamento da rede elétrica. Não adianta ter um carregador de 11kWh no automóvel, se a tomada onde liga apenas fornece 3.6 kWh.
Para ajudar a calcular aqui fica a fórmula da potência: P (watt) = Voltagem (volt) x Corrente (amperes). Normalmente a tomada de casa tem uma voltagem de 220V e uma corrente máxima de 16A, ou seja, por norma Potência máxima é de 3520 W, ou seja, 3.5kW. Para conseguir extrair mais corrente deverá solicitar a um técnico e verificar para aumentar a corrente, por exemplo para 32ª e assim já consegue um carregamento de 7 kW.
Sem dúvida que os VE vieram para ficar, mas antes de tomar uma decisão pondere, os prós e contras.
Comentários