Os elétricos alcançaram 10% de quota na Europa. Os dados da Jato Dynamics para 28 mercados europeus (entre os quais Portugal) revelam que um total de 1 205 387 de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos foi registado em 2021. Isso é mais 63% do que as 739 329 unidades de 2020 e 3,4 vezes maior que o total de 2019.
Em 2018, os automóveis totalmente elétricos representaram 1,3% de todos os veículos de passageiros novos registados na Europa. Isso saltou para 2,3% em 2019 e para 6,2% em 2020, ano em que houve mais confinamentos devido à pandemia. durante o pior período da pandemia. “Devido a esse rápido crescimento, os veículos elétricos têm, agora, uma base estabelecida na Europa. E apesar dos desafios do ano passado, a sua popularidade continuou a crescer, representando 10,3% do mercado em 2021”, comenta Felipe Muñoz, analista global da Jato Dynamics.
De salientar que a subida dos 100% elétricos surgiu em contraciclo ao desempenho da generalidade do mercado automóvel no Velho Continente.
O aumento da popularidade dos veículos elétricos em 2021 foi impulsionado por dois fatores principais, de acordo com a consultora. Em primeiro lugar, a disponibilidade contínua de incentivos governamentais resultou num aumento da procura à medida que mais consumidores começaram a ver os veículos como uma alternativa real aos modelos a combustão interna tradicionais. E em segundo lugar, devido à escassez global de semicondutores, muitos construtores priorizaram as vendas de veículos elétricos, juntamente com SUV, em vez de veículos a gasolina e diesel, dado que estes últimos apresentaram mais problemas no fornecimento.
Segundo maior mercado do mundo
No ano passado, a Europa consolidou a sua posição como o segundo maior mercado mundial de veículos 100% elétricos. Com efeito, os 10% de quota na Europa ficam apenas atrás da China, em que estes veículos obtiveram uma quota de mercado total de 12,3%. Em Portugal, a quota foi de 9%.
O aumento da oferta é também, sem surpresa, um dos fatores para a subida das vendas desta tipologia de veículos. Em 2018 havia 28 modelos elétricos diferentes disponíveis no mercado. A oferta aumentou para 33 em 2019 e para 57 em 2020. No ano passado, os consumidores na Europa puderam escolher entre 74 modelos elétricos diferentes.
Tesla lidera por marcas, Volkswagen por grupos
À medida que a oferta europeia de veículos elétricos cresceu, a concorrência também aumentou. Há dois anos, a Tesla tinha 31% do mercado de veículos totalmente elétricos, em grande parte graças à chegada do Model 3. Em 2021, o construtor norte-americano ainda foi a marca mais popular deste segmento, com 167 549 unidades em 28 mercados europeus. Porém, a sua quota de mercado caiu para 13,9%.
A Volkswagen liderou o ranking de veículos 100% elétricos na análise por grupos de construtores, já que um em cada quatro veículos pertencia a uma das seis marcas da fabricante alemã. Seguem-se no ranking Stellantis (14,5% de quota) e Tesla (com os já referidos 13,9%). O grupo Volkswagen liderou em 19 mercados, seguido pela Stellantis em quatro, o grupo Renault em três e Tesla e Hyundai em um cada.
Model 3 foi o modelo mais vendido
Tendo liderado o ranking em 2020, o Renault Zoe perdeu para o Tesla Model 3 a posição de veículo elétrico com mais matrículas na Europa. O Model 3 liderou o ranking de 100% elétricos na Áustria, Bélgica, Suíça, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Grécia, Noruega, Portugal e Polónia. No entanto, o Zoe foi capaz de superar o mais recente Volkswagen ID.3. Volkswagen ID.4, Skoda Enyaq e Fiat 500 foram os três maiores “ganhadores” de quota de mercado.
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