As vendas europeias estão em queda. A Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) indica que os registos de automóveis ligeiros de passageiros na União Europeia decresceram 12,3% no primeiro trimestre e 20,5% em março.
A ACEA dá conta que no mês passado as vendas de automóveis de passageiros na União Europeia continuaram a diminuir (-20,5%). Foram matriculadas 844 187 viaturas. A ACEA salienta que a maioria dos países da Europa teve quedas de dois dígitos nas vendas, incluindo os quatro principais mercados: Espanha (-30,2%), Itália (-29,7%), França (-19,5%) e Alemanha (-17,5%). Portugal esteve em situação diferente e cresceu 5,3% face a março do ano passado, para 13 371 matrículas.
A ACEA informa que as vendas de automóveis novos de passageiros acumuladas do primeiro trimestre caíram 12,3% em relação ao mesmo período de 2021, para 2 245 976 matrículas. Os quatro principais mercados da União Europeia tiveram, todos quedas: Itália (-24,4%), França (-17,3%), Espanha (-11,6%) e Alemanha (-4,6%). De novo Portugal tem um cenário diferente da restante Europa e cresce 12%, para 34 771 matrículas.
O grupo Volkswagen liderou o mercado europeu no primeiro trimestre de 2022, com 552 469 matrículas (-15,6%). Seguiu-se a Stellantis, com 459 697 registos (-23,9%). O grupo Renault fechou o pódio, com 224 906 unidades matriculadas (-8,1%).
Cadeias de abastecimento e guerra prejudicam
“As interrupções contínuas das cadeias de abastecimento, ainda mais exacerbadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia, afetaram negativamente a produção de automóveis”, indica a ACEA. Este arranque de anos não está a ser fácil para o mercado. Com efeito, já fevereiro havia sido o pior segundo mês do ano desde que há registos.
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