O primeiro ponto que temos de mencionar do novo Hyundai Ioniq 6 é o seu design disruptivo. Este modelo pelas suas formas exteriores, e especialmente, lateralmente, fez-me lembrar o Audi TT, ou seja, um carro revolucionário em termos aerodinâmicos. Sabemos que não é para todos os gostos, e para aqueles que não gostam de formas arredondadas, a Hyundai tem solução, chama-se Ioniq 5.
Para além da parte relativa da apreciação do design existe a questão da função e trata-se de um automóvel com linhas muito fluídas que permite um apuro aerodinâmico, conferindo um coeficiente de arrasto muito baixo com um Cd de 0,21…na prática é eficiente na utilização da energia.
Mantendo a assinatura da Hyundai, especialmente nos veículos 100% elétrico do Ioniq 5, poderemos ver a iluminação em pixel, seja nas óticas dianteiras ou nos farolins traseiros. Tal como vem sendo habitual “uma moda” diríamos nos, o Ioniq 6 possui uma faixa luminosa de uma ponta a ponta, comum entre os modelos Premium.
Uma nota para a Tecnologia, pois é uma palavra que vai ser muito utilizada neste texto, ou não estivéssemos a falar do topo de gama da marca coreana.
Motorização
O Ioniq 6 impressiona no carregamento da bateria, pois a bateria de 77 kWh, carrega em corrente continua – carregamento rápido – podendo chegar até 350 kWh um valor que é dos mais rápidos da classe. Em condições ideais, este Hyundai pode carregar de 10% a 80% de bateria em apenas 18 minutos. Esta característica pode ser muito útil, para quem faz viagens mais longas…mas e necessário arranjar um posto capaz debitar essa quantidade de energia. Para já e maioritariamente a rede fica pelos 50kWh…E por falar em viagens, conduzir o Ioniq 6, é um estradista puro. Não é tão desportivo como um Polestar 2, ou um XC40 Recharge, mas consegue performances boas e sobretudo com uma entrega de potência linear. Ao longo dos 350 quilómetros que realizados sentimo-nos muito confortáveis, seguros e relaxados.
Para ajudar à tarefa da condução, a Hyundai não poupo esforços nas ajudas para o condutor, pois são imensas. Algo que apreciei foi o facto de sempre que damos o pisca, no painel surge a imagem desse mesmo lado apresentado o angulo morto. O que achei um pouco intrusivo, foi a quantidade de avisos, sempre que muda o limite de velocidade, sempre que excedemos um, ouvimos uns “pi”…mas com toda a certeza perdendo algum tempo de nos menus de configuração devem poder-se desligar.
Com motor elétrico traseiro de 228 CV/168 kW de potência e 350 Nm de binário, o IONIQ 6 é despachado e se ativarmos o modo ‘Sport’, torna bem mais rápido. Mas o que podemos definir como predominante, é a suavidade de entrega de potência. Esta entrega é co ajudada pelo conforto proporcionado pela taragem da suspensão, apesar das jantes de 20 polegadas.
Em termos de consumo, o novo IONIQ 6 surpreende pela economia, ao longo do nosso teste não foi ao além dos 17 kWh/100 kms, o que para um modelo desta dimensão e potencia, se revelou muito interessante. Sendo dúvida que a aerodinâmica muito contribui para este resultado.
Interior
O acesso ao IONIQ 6 é realizado através de puxadores que estão integrados nas portas, e que nos dão acesso a um habitáculo bastante espaçoso e com uma excelente qualidade. O ecrã de infoentretenimento de 12” e o painel de instrumentos digital com o mesmo tamanho dominam o tablier num painel horizontal. Munido de todas as tecnologias como o Apple CarPlay e Android Auto, apenas se lamenta o facto da comunicação com o telemóvel obrigar à ligação física via USB. Porém, uma vantagem são as diversas informações sobre autonomia e os postos mais próximos de carregamento, que ajudam a diminuir a ansiedade do condutor. Para contrariar o silêncio a bordo, graças a excelente insonorização do habitáculo, está um sistema de som Bose Premium composto por oito altifalantes, incluindo um subwoofer, colocados estrategicamente em todo o veículo para uma experiência de alta qualidade.
O volante é ergonómico possuindo um botão redondo em que podemos selecionar diretamente os modos de condução (ECO, NORMAL e SPORT), assim como as patilhas por detrás do volante permitem, facilmente definir a quantidade da regeneração. Nota positiva para a climatização que apesar de não existirem botões físicos, existe os botões touch para todas as funções.
Algo que nos causou alguma confusão, mas que depois se revelou prático foi o seletor das mudanças, uma vez que se trata de um botão rotativo. Outra inovação é o comando dos 4 vidros que se encontram todos juntos na consola central. Este design tem um propósito libertar a consola central que possui um enorme espaço de arrumação.
A grande distância entre eixos permite que os passageiros dos bancos traseiros viajem com conforto. Quando se observam carros de formato semelhante, estes são os mais espaçosos. Porém a altura do tejadilho é menor na parte traseira acaba por dificultar os movimentos de entrar e sair. Para compensar um pormenor que a Hyundai pensou, o condutor facilmente movimenta o banco do passageiro, pois existe uns controlos extra na parte lateral do banco. Ótimo a pensar no transporte de passageiros.
A capacidade da bagageira é boa, possuindo 401 litros, contudo o seu acesso é algo exíguo. Existe ainda um espaço de arrumação debaixo do capot de 45 litros ótimo para guardar os cabos de carregamento. Ainda nos lugares traseiros, referencia positiva para uma tomada de 220V que permite o carregamento de qualquer equipamento, como por exemplo um PC…
Equipamento
A visibilidade é excelente e é complementada com a tecnologia. Sempre que colocamos o pisca, surge no painel de instrumentos a imagem da camara do lado correspondente. Uma vez que a camara possui uma imagem ampla, apresenta os obstáculos no angulo morto.
Um extra presente no equipamento Vanguard é Sistema inteligente de estacionamento controlado à distância (RSPA), ou seja, com o veículo trancado, podemos mover para a frente ou para trás apenas utilizando a chave/comando. Esta função é extremamente útil nos espaços de estacionamento típicos de parques da cidade em que cabe o carro, mas não podemos abrir as portas…assim basta posicionar o IONIQ6 sair do carro, trancar e depois enquadrar os 4,85 metros de automóvel no espaço disponível.
O IONIQ 6 Vanguard tem um preço base de 64.790€, é o topo de gama da Hyundai, mas vem recheado de equipamento e tecnologia e munido de 7 anos de garantia. Mas existe uma campanha nacional em que pode obter um IONIQ6 VANGUARD por 59.290€, se contratar um financiamento proposto pela Cetelem.
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