O programa de recauchutagem Goodyear Retreading aposta na sustentabilidade global das frotas. Reduzir os custos e a pegada de carbono são os efeitos práticos imediatos, nomeadamente consegue-se prolongar em 150% a vida útil de um pneumático e reduzir em cerca de 56% a utilização de petróleo bruto para produção, quando comparado com um produto novo.
Atualmente 42% dos clientes Goodyear do setor dos transportes já estão a utilizar pneus recauchutados.
De acordo com Marc Preedy, membro da direção da Goodyear Europa: “O inquérito mostrou que os nossos clientes querem ser parte da economia circular, apoiando a sustentabilidade, mas, também, gerar valor para os seus clientes finais. Com 42% das frotas inquiridas a utilizarem presentemente pneus recauchutados. Acima de tudo, o ‘Green Deal’ a Comissão Europeia tem por objetivo tornar o continente neutro em carbono em 2050, o que representa uma clara oportunidade para obter ganhos adicionais em termos de sustentabilidade. As nossas mais recentes e inovadoras gerações de pneus e de soluções de gestão de frota equipam as frotas para reduzir as emissões sem acrescentar complexidade nas operações diárias”.
O programa Goodyear Retreading permite aos clientes fazer uma gestão direta com o fornecedor. Os clientes podem escolher recauchutar apenas as suas próprias carcaças ou optar por aderir a um programa de troca de carcaças. As frotas podem escolher entre os pneus TreadMax ou os NextTread.
A Goodyear intensificou a colaboração com parceiros locais de processamento de carcaças, tendo sido realizado um importante investimento em equipamentos de verificação interferometria holográfica (observação e verificação de deformações). Neste processo e com o auxílio da App eCasing, os dados das carcaças são automaticamente introduzidos e monitorizados, sem necessidade de duplo processamento ou inserção manual de dados. Esta aplicação suporta todos os modelos de negócio de recauchutagem, com rastreio móvel total das Carcaças Propriedade do Cliente e dos fluxos de Intercâmbio de Carcaças.
Veja o vídeo: Goodyear Retread Manufacturing Training Series.
Comentários