Design, dinamismo, funcionalidade e vanguarda tecnológica são alguns dos itens do novo Citroën C5 X, que assinala o regresso da marca do “double chevron” às berlinas de segmento D (médio superior). Tem estreia marcada para Junho e preços a partir de 34 857,00€.
As linhas de design arrojadas de uma berlina fundem-se com o traço e a versatilidade de uma carrinha e ainda a ousadia de um crossover. Na vida a bordo, espaço, conforto e tecnologia, seguem a linha que a marca francesa já nos habitou em outros modelos topo de gama. No que respeita a motorizações, assistimos ao abandono do Diesel e teremos duas opções a gasolina 1.2l e 1.6l e uma opção híbrida plug-in (Hybrid 225 S&S ë-EAT8), que associada à motorização a gasolina de 1.6l, revela uma potência combinada de 225 cv e uma autonomia em modo 100% elétrico até 55 km.

Arquitetura
As linhas são ousadas e espelham a combinação de uma típica berlina de gama superior, com a dinâmica típica de uma carrinha, sobretudo quando olhamos para a pronunciada inclinação do óculo traseiro. Contudo, ainda transmite aquela sensação de termos ali qualquer coisa de um crossover. Esta última característica é garantida, sobretudo, pela altura significativa ao solo, 194 mm, acima da média da concorrência e onde as jantes de 19 polegadas também têm a sua responsabilidade. De qualquer forma o Cx de 0,29 garante uma eficácia aerodinâmica perfeitamente enquadrada com o segmento.
O capot alongado assinala o início de uma arquitetura fluida e uma linha de cintura elevada.
A secção traseira é marcada por grupo óptico, em V a 90º, seguindo a linha apresentada no C4 e no portão traseiro destacam-se dois spoilers, um superior, no final da linha de tejadilho e outro no centro, quando termina o vidro traseiro. Design e eficácia aerodinâmica asseguradas, portanto.

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Conceito Lounge
O conforto continua a ser aquela bandeira que a Citroën já nos habituou. Aqui o destaque vai para a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, nomeadamente na versão híbrida plug-in, que conta ainda com os bancos Advanced Comfort, com uma estrutura de espumas de alta densidade.
A habitabilidade e versatilidade andam de mãos dadas. A superfície vidrada a 360 graus, bem como o grande tejadilho panorâmico em vidro, elevam o grau de utilização, mesmo nos lugares posteriores. A configuração do portão traseiro (a abertura elétrica com função mãos-livres), com chapeleira integrada, facilita o acesso ao compartimento de carga, que parte dos 545 litros, num piso totalmente plano e pode ir até aos 1 640 litros, com os bancos posteriores rebatidos.
A dotação de equipamento divide-se em cinco níveis distintos Feel, Feel Business (dirigido ao cliente empresarial), Feel Pack, Shine e Shine Pack.
Em termos de tecnologia, o ecrã tátil de 12” e alta definição o sistema MyCitroën Drive Plus, com reconhecimento de voz, dispõe de todos os argumentos exigidos em matéria de infoentretenimento e a funcionalidade de utilização semelhante a de um convencional tablet, com o ecrã a poder ser totalmente personalizado com os widgets “a gosto”. O sistema Highway Driver Assist, dentro dos parâmetros condução semiautónoma de nível 2, possui regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e assistente de manutenção na faixa de rodagem que gere a velocidade ou a trajetória ideal.
O Head Up Display também surge com funções ampliadas e, logo, mais abrangente.
Gasolina ou híbrido
Em termos de motorizações, o Diesel deixa de ter lugar, estando apenas disponíveis dois blocos a gasolina e uma versão híbrida plug-in, esta última será mesmo a “estrela da companhia”. Com uma potência de 225 cavalos, esta versão é composta por um motor 1.6 PureTech de 180 cv a gasolina, associado a uma unidade elétrica de 81,2 kW (110 cv). A autonomia em modo 100% elétrico aponta para os 55 km, até uma velocidade máxima de 135 km/h, o que permite rodar com emissões zero, na generalidade das quotidianas “viagens” urbanas, durante a semana de trabalho. O C5 X Hybrid plug-in anuncia uma velocidade máxima de 233 Km/h (135 em modo ZEV) e 7,8 segundos para cumprir a mediação dos 0 a 100 km/h. Os consumos em ciclo combinado WLTP ficam pelos 1,3 l/100 Km, em modo híbrido.
Nas motorizações exclusivamente a gasolina, a gama C5 X apresenta-se com os blocos 1.2 PureTech 130(cv) S&S e 1.6 PureTech 180 (cv) S&S, ambos associados a uma transmissão automática de 8 velocidades EAT8.
O Citroën C5 X chega em Junho com preços a partir dos 34 857,00€, para as versões equipadas com os motores térmicos e 44 653,00€ na versão híbrida.

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