PUBLICIDADE
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Citroën C4 regressa com tudo
Citroën C4 regressa com tudo
Citroën C4 regressa com tudo
Citroën C4 regressa com tudo
Citroën C4 regressa com tudo
Citroën C4 regressa com tudo
Citroën C4 regressa com tudo

Citroën C4 regressa com tudo

A Citroën regressou com tudo ao segmento C. Após um período sabático, o C4 voltou a ter o merecido protagonismo. É certo que pelo meio houve um C4 Cactus, mas nunca assumiu verdadeiramente a missão de “ser o tal”. A motorização 1.2 Pure Tech, com 130 cv é proposta por 29 708,36€ na versão Shine com caixa automática de oito relações.

por José Alves
Fevereiro 9, 2022
em Destaque, Novidades, Testes
0
0
PARTILHAS
33
VISUALIZAÇÕES
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Publicidade Publicidade Publicidade
PUBLICIDADE

Ensaio C4 1.2 Pure Tech 130 S&S AET8 Shine

Diferente, arrojado, possante ou ambicioso são alguns sinónimos que poderemos encontrar no “dicionário de sinónimos” da nova geração C4, que regressou com tudo.

Também poderá gostar de:

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

Novo Citroen e-C4 X o confortável e camaleão de design!

Perfeitamente cientes que o primeiro impacto pode marcar a diferença, a  Citroën fez questão de ir pouco mais longe, ao ponto de termos uma berlina que , mesmo não tendo essas aspirações, acaba por se aproximar das linhas de um crossover coupé… o que não será necessariamente um ponto negativo e poderá mesmo chegar a um leque  de clientes mais abrangente.

A frente elevada apresenta um jogo estilístico entre o grupo óptico e o “double chevron” que parte da seção frontal parece estender-se pelo para-choques e início do capot. O perfil é marcado por uma linha de cintura elevada,  significativamente mais elevada que as restantes propostas da concorrência, quem em conjunto com as cavas de rodas proeminentes, lhe confere o tal “ar” de crossover. A traseira é marcada pela significativa inclinação do óculo, que antes do final recebe um aileron, que por sua vez abre caminho para as luzes traseiras, que revelam um conjunto que acaba que parece partir para dois sentidos .

Espaço interior

Espaço, requinte, conforto e qualidade, está tudo a bordo do novo Citroën C4.

Conforto, não é apenas sinónimo de uma boa suspensão (nisso a marca também é exímia, mas já lá vamos), mas também do espaço e nisso o habitáculo do C4 não deixa margem para reparos. Na versão ensaiada, Shine, a mistura entre a pele sintética e o tecido, o design ergonómico e apelativo dos bancos, são desde logo, uma boa carta de apresentação e um convite apelativo não só para as “viagens” urbanas, como para tiradas mais longas. Na fila de bancos posterior, os níveis de conforto estão igualmente assegurados, estão colocados numa posição ligeiramente mais elevada o que melhora a visibilidade para a frente, o túnel central é baixo e não causa grande desconforto a quem ocupa o lugar central. Há saídas de ventilação independentes e tomadas USB. Voltando à frente, uma nota que poderá beliscar este trabalho é a visibilidade traseira conseguida através do retrovisor interior, onde temos que contornar os encostos de cabeça traseiros e a pronunciada inclinação do óculo com aileron. Mas, a câmara de ajuda ao estacionamento, a monitorização de ângulo morto e o sistema 360º, acabam por relegar para segundo plano, em manobras de estacionamento, a utilização de qualquer um dos espelhos retrovisores.

Citroën C4 regressa com tudo.
A capacidade de carga do Citroën C4 apresenta uma volumetria que vai dos 380 até aos 1250 litros.

Em termos de arrumação, a bagageira com 380 litros (1250 litros com os bancos traseiros rebatidos) é de fácil acesso e com fundo plano e ainda possui sob o piso um compartimento extra. Neste capítulo a Citroën foi um pouco mais longe e para além dos habituais espaços que encontramos sob o apoio central de braços, consola central (que ainda tem um pequeno compartimento “falso”) e portas, temos sobre o porta-luvas uma gaveta de arrumação bem conseguida e um suporte retrátil para receber por exemplo um tablet (smart pad support, como foi patenteado pelo construtor).

Gaveta de arrumação e suporte retrátil para um tablet, são alguns "mimos" do Citroën C4.
Gaveta de arrumação e suporte retrátil para um tablet, são alguns “mimos” do Citroën C4.

A rigidez de alguns materiais encontrados a bordo, acaba por ser colmatada pelo acabamento texturado e “soft touch”. Contudo, a qualidade em termos de construção não parece levantar questões a longo prazo.

Ecrã tátil de 10" do Citroën C4.
A unidade ensaiada apresenta um ecrã tátil de 10″.

A  consola central alberga os comandos manuais da climatização e em cima surge um ecrã tátil de 10 polegadas, que apesar de não ser propriamente tão “ousado” como o restante conjunto, não compromete. A interação com qualquer smartphone está assegurada e os menus são de fácil perceção e manuseamento. O painel de instrumentos, todo ele digital é ainda apoiado pelo head up display.

 

Veja ainda: DS 3 CROSSBACK com edição limitada

Na estrada

Começando pelo conforto, o desempenho do C4 continua a fazer justiça aos padrões do construtor francês. Não deixa de mostrar uma resposta positiva quando se exige um pouco mais do conjunto mas, sem margem para dúvidas, que é na “qualidade do pisar” que o modelo assume um estatuto referencial perante a concorrência, seja numa utilização mais intensiva em cidade, por pisos com menos convidativos, ou nas tiradas mais longas por estradas secundárias. Neste caso não será alheia adoção de um sistema de amortecedores com duplos batentes hidráulicos.

O motor tricilindrico de 1.2 litros turbo, com 130 cv com 230 Nm, mostra serviço pouco antes das 1800 rpm. A caixa automática de oito relações, com conversor de binário, mesmo no modo de condução Normal, mostrou ser uma “boa companhia”. Em modo Eco, nem tanto, mas se optarmos pelo Sport volta a “ganhar vida”. A resposta à medida que impomos um ritmo mais dinâmico é progressiva, mesmo tendo em conta que estamos perante um conjunto com 1755 kg. A única dúvida vai para o capítulo dos consumo, apesar de com o passar dos quilómetros termos indo apanhando “o jeito”, nunca conseguimos andar próximos dos 5,9 litros anunciados, fomos baixando progressivamente mas sempre perto dos 7,0 litros, sendo certo que tínhamos em mãos uma unidade ainda muito “verde” em termos de quilometragem, pelo que acreditamos que com tempo para fazer mais umas centenas largas de quilómetros a média se tornasse muito mais interessante.

Veja ainda: Citroën é “Escolha dos Profissionais”

Tags: CitroënCitroën C4
Anterior

ACEA prevê regresso ao crescimento

Próxima notícia

Portugal assume presidência da CEDR

Relacionados

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

por António Costa
Março 8, 2023
0

Atendendo à evolução tecnológica e, sobretudo às regras do código de estrada, a Porsche decidiu atualizar os sistemas multimedia para...

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

por Luís Almeida
Março 4, 2023
0

A 25ª edição do Portugal de Lés-a-Lés será desvendada no dia 12 do presente mês, no centro do país. É...

Novo Citroen e-C4 X o confortável e camaleão de design!

Novo Citroen e-C4 X o confortável e camaleão de design!

por António Costa
Janeiro 25, 2023
0

O novo Citroen e-C4 X possui um design exclusivo, pois cruza as linhas de um SUV, com um ar de...

Opel Astra Electric com até 416 km de autonomia

Opel Astra Electric com até 416 km de autonomia

por Luis Neves
Dezembro 4, 2022
0

A Opel revelou as primeiras imagens do Astra Electric, o primeiro Astra totalmente elétrico e estará disponível tanto na versão de...

Próxima notícia
Até novembro deste ano, Portugal terá a seu cargo a Presidência da Conference of European Directors of Roads (CEDR).

Portugal assume presidência da CEDR

Comentários

ÚLTIMAS

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Porsche desenvolve centro multimedia para modelos com mais de 20 anos

Março 8, 2023
25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

25.º Portugal de Lés-a-Lés prestes a ser desvendado

Março 4, 2023
Novo Citroen e-C4 X o confortável e camaleão de design!

Novo Citroen e-C4 X o confortável e camaleão de design!

Janeiro 25, 2023
Stellantis Mangualde

Fábrica da Stellantis em Mangualde volta a fazer história em 2022

Janeiro 15, 2023
Soc. Com. C. Santos garante chegada ao destino com Serviço 24 Horas

Soc. Com. C. Santos garante chegada ao destino com Serviço 24 Horas

Dezembro 26, 2022
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Relacionadas

Expert Volvo

Volvo Car Portugal lança web serie

Agosto 29, 2022
Astara leva soluções de mobilidade de norte a sul

Astara leva soluções de mobilidade de norte a sul

Outubro 9, 2022
Novo Mercedes-Benz GLC

Novo Mercedes-Benz GLC melhor em todos os sentidos

Outubro 12, 2022
Arval Portugal tem novo diretor geral

Arval Portugal tem novo diretor-geral

Fevereiro 4, 2022
Stellantis Mangualde

Fábrica da Stellantis em Mangualde volta a fazer história em 2022

Janeiro 15, 2023

Tags

100% elétrico ACAP ACEA AFIA Alfa Romeo Arval BMW Carros Elétricos Citroën Componentes Destaque DS Automobiles EICMA Eletrificação Exportações frotas Honda Indústria Kia LeasePlan Mazda mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade Sustentável Motos Mototurismo Opel Pessoas Peugeot Porsche produção Renault renting Soc. Com. C. Santos Sociedade Comercial C. Santos Stellantis Toyota usados vendas vendas europeias veículos comerciais Veículos Comerciais Ligeiros veículos elétricos Volvo Car Portugal
PUBLICIDADE PUBLICIDADE PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MERCADO

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Vendas automóveis estagnam em mercado mais eletrificado

Outubro 4, 2022
Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Março 31, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados