A Citroën é a “Escolha dos Profissionais” de 2022. Os veículos ligeiros de mercadorias da marca francesa alcançaram uma nota geral de satisfação de 87,14%. Foi, desse modo, eleita como a melhor entre as dez marcas a concurso.
Esta foi a oitava edição da eleição “Escolhas dos Profissionais”. Trata-se de uma iniciativa da ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor e integra o sistema “Escolhas do Consumidor”, um dos mais importantes sistemas de avaliação de marcas em Portugal. A eleição “Escolhas dos Profissionais” foi votada por 174 utilizadores.
Modelos térmicos e a combustão
A gama de veículos ligeiros de mercadorias contribuiu para nota positiva. Citroën Berlingo, Jumpy e Jumper têm versões com motor a combustão e 100% elétricas. A oferta de comerciais ligeiros da marca do double chevron integra, além disso, o quadriciclo elétrico AMI Cargo.
Associada ao produto, há, também, a experiência global de serviços e de soluções que a Citroën propõe. “Também foram alvo de destaque por parte dos avaliadores”, segundo o grupo Stellantis.
Mais de 900 marcas avaliadas
De referir que o resultado global que a Citroën obteve para ser “Escolha dos Profissionais” resulta da conjugação das avaliações feitas a dois critérios: A satisfação, em que a marca alcançou 86,99%.; e a recomendação, onde a Citroën registou um resultado de 87,7%. A classificação final de 87,14% resulta, assim, da média dos dois critérios.
A “Escolha dos Profissionais” integra o sistema de avaliação de marcas “Escolha do Consumidor”. Pretende dar a conhecer as marcas que mais satisfazem os clientes profissionais. Desse modo, é um auxílio a uma compra informada. Os clientes avaliam, todos os anos, mais de 900 marcas, divididas por mais de 100 categorias.
O mercado de veículos comerciais ligeiros português atingiu 28 790 unidades em 2021. Esse volume representa uma subida de 4,4% face a 2020. São várias as marcas que estão a lançar ofensivas elétricas neste segmento.
Recorde-se que a Stellantis tem uma unidade de produção em Mangualde, de ondem saem vários modelos de comerciais ligeiros. Portugal é, de resto, sede de várias linhas de produção de automóveis. A mobilidade elétrica pode trazer mais oportunidades, já que há notícias de que a BILITI Electric pretende ter no nosso país uma fábrica.
Comentários