Os comerciais ligeiros elétricos já saem mais baratos do que os diesel na Europa. Conclusão é de um estudo realizado pela Dataforce para a Transport & Environment (T&E).
A análise foi realizada em França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido. Estes seis países representam 76% do mercado de veículos comerciais ligeiros na Europa. A conclusão do estudo é que o custo total dos elétricos por km percorridos é, em média, 25% mais baixo do que os veículos com motor diesel. A associação ambientalista salienta, no entanto, que a oferta desta tecnologia nos comerciais ligeiros é ainda limitada: representa apenas 3% das vendas (contra 9% de quota dos elétricos nos automóveis).
A T&E indica que 36% das 745 frotas europeias de comerciais ligeiros analisadas já têm pelo menos um furgão elétrico, enquanto quase outro terço (32%) planeia comprar um veículo comercial elétrico em 2022. Outros 16% consideram comprar um veículo comercial ligeiro 100% elétricos nos próximos cinco anos.

T&E quer regras mais rígidas
A T&E defende que as regras de CO2 propostas pela União Europeia vão mais longe e obriguem os construtores a aumentarem a quota de vendas de veículos comerciai ligeiros elétricos acima dos 10% antes do final da década. “Um furgão supera um diesel em custo e os clientes sabem disso. Mas não há oferta suficiente de e-vans. Os legisladores da UE podem mudar isso, aumentando as metas de CO2, que exigirão que os fabricantes vendam mais veículos com emissões zero”, refere James Nix, responsável pela área de transporte de mercadorias na T&E.
A estimativa desta associação ambientalista é que o reforço das metas preliminares de CO2 da UE na presente década representaria mais um milhão de furgões elétricos nas estradas da Europa dentro de cinco anos. Também economizaria 5,6 milhões de toneladas de emissões de CO2 em 2027 – o equivalente à poluição anual total das vans em Espanha. “Normas mais restritas também reduziriam o consumo anual de petróleo dos comerciais ligeiros europeus em 7% em 2027, um passo importante para acabar com a dependência das importações russas. Metas mais ambiciosas economizariam 13,1 mil milhões de euros para as empresas europeias em 2025-2030 devido aos custos mais baixos da utilização das e-vans”, refere a T&E.
Redução de 25% no CO2 até 2025
Esta organização solicita aos legisladores da UE que apertem as metas propostas de CO2 de veículos comerciais ligeiros para exigir uma redução de 25% nas emissões médias de CO2 de van em 2025. Defende, além disso, uma novas metas intermédias de menos 45% em 2027 e de menos 80% em 2030. “O plano da Comissão Europeia para que todas as novas vans sejam emissões zero até 2035 é fundamental”.
O Parlamento da UE e os ministros do ambiente decidirão suas posições nos próximos meses. Deverão chegar a um acordo sobre as metas finais no verão.
Entretanto, no que as veículos de passageiros se refere, o mercado continua a crescer na Europa e o mercado de usados não é exceção. As expectativas é que a procura continue a aumentar. Do lados construtores, a oferta é, também, cada vez maior.
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