• Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Mercado
  • Testes
  • Duas rodas
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
MotorMag
Sem resultados
Ver todos os resultados
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Análise encomendada pela Transport & Environment revela custo por km 25% inferior

por Redação
Março 31, 2022
em Mercado
0
0
PARTILHAS
52
VISUALIZAÇÕES
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Os comerciais ligeiros elétricos já saem mais baratos do que os diesel na Europa. Conclusão é de um estudo realizado pela Dataforce para a Transport & Environment (T&E).

A análise foi realizada em França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido. Estes seis países representam 76% do mercado de veículos comerciais ligeiros na Europa. A conclusão do estudo é que o custo total dos elétricos por km percorridos é, em média, 25% mais baixo do que os veículos com motor diesel. A associação ambientalista salienta, no entanto, que a oferta desta tecnologia nos comerciais ligeiros é ainda limitada: representa apenas 3% das vendas (contra 9% de quota dos elétricos nos automóveis).

Também poderá gostar de:

Exportações de componentes continuam a decrescer

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

EXPOMOTO regressa ao Porto

A T&E indica que 36% das 745 frotas europeias de comerciais ligeiros analisadas já têm pelo menos um furgão elétrico, enquanto quase outro terço (32%) planeia comprar um veículo comercial elétrico em 2022. Outros 16% consideram comprar um veículo comercial ligeiro 100% elétricos nos próximos cinco anos.

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel
A T&E salienta que os custos de utilização de furgões elétricos são mais baixos, mas que a oferta é escassa.

T&E quer regras mais rígidas

A T&E defende que as regras de CO2 propostas pela União Europeia vão mais longe e obriguem os construtores a aumentarem a quota de vendas de veículos comerciai ligeiros elétricos acima dos 10% antes do final da década. “Um furgão supera um diesel em custo e os clientes sabem disso. Mas não há oferta suficiente de e-vans. Os legisladores da UE podem mudar isso, aumentando as metas de CO2, que exigirão que os fabricantes vendam mais veículos com emissões zero”, refere James Nix, responsável pela área de transporte de mercadorias na T&E.

A estimativa desta associação ambientalista é que o reforço das metas preliminares de CO2 da UE na presente década representaria mais um milhão de furgões elétricos nas estradas da Europa dentro de cinco anos. Também economizaria 5,6 milhões de toneladas de emissões de CO2 em 2027 – o equivalente à poluição anual total das vans em Espanha. “Normas mais restritas também reduziriam o consumo anual de petróleo dos comerciais ligeiros europeus em 7% em 2027, um passo importante para acabar com a dependência das importações russas. Metas mais ambiciosas economizariam 13,1 mil milhões de euros para as empresas europeias em 2025-2030 devido aos custos mais baixos da utilização das e-vans”, refere a T&E.

Redução de 25% no CO2 até 2025

 

Esta organização solicita aos legisladores da UE que apertem as metas propostas de CO2 de veículos comerciais ligeiros para exigir uma redução de 25% nas emissões médias de CO2 de van em 2025. Defende, além disso, uma novas metas intermédias de menos 45% em 2027 e de menos 80% em 2030. “O plano da Comissão Europeia para que todas as novas vans sejam emissões zero até 2035 é fundamental”.

O Parlamento da UE e os ministros do ambiente decidirão suas posições nos próximos meses. Deverão chegar a um acordo sobre as metas finais no verão.

Entretanto, no que as veículos de passageiros se refere, o mercado continua a crescer na Europa e o mercado de usados não é exceção. As expectativas é que a procura continue a aumentar. Do lados construtores, a oferta é, também, cada vez maior.

 

Tags: 100% elétricoEletrificaçãomercadoT&Evansveículos comerciaisveículos elétricosvendas
Anterior

Peugeot 308 premiado

Próxima notícia

Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro

Relacionados

Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

por Redação
Junho 13, 2022
0

As exportações de componentes continuam a decrescer. A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) indica que foram exportados...

Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

por José Alves
Maio 19, 2022
0

Grupo Renault entregou presença na Rússia. Vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação na...

EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

por Luís Almeida
Maio 2, 2022
0

 É o maior salão nacional dedicado às duas rodas. A EXPOMOTO volta a abrir as portas, e novamente, em Matosinhos,...

Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

por Luis Neves
Abril 11, 2022
0

A próxima SocTalks, promovida pela Sociedade Comercial C. Santos tem realização prevista para 13 de abril de 2022, às 11h00 (com...

Próxima notícia
Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro

Volvo XC40 Recharge – Lobo em pele de cordeiro

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DS 7

Novo DS 7 já disponível para encomenda

Agosto 7, 2022
Kia e-soul

Kia e-Soul com autonomia até 452 km

Agosto 6, 2022
Civic Type R

Civic Type R esgota em 72 horas

Agosto 5, 2022
Rede oficinas Vulco

Rede oficinal Vulco celebra 15º aniversário

Agosto 5, 2022
Maserati: Extra10 Warranty.

Maserati estende garantia para 10 anos

Agosto 4, 2022

Relacionadas

Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Macbor Eight Mile 500 chega em duas versões

Macbor Eight Mile 500 chega em duas versões

Janeiro 1, 2022
ACEA reelege presidente

ACEA reelege presidente

Janeiro 24, 2022
Soc. Com. C. Santos e Petronas com ofertas alusivas à F1

Soc. Com. C. Santos com campanha alusiva à F1

Fevereiro 23, 2022
Hummer EV

Hummer EV tudo em grande…e surpreendentemente tecnológico!

Abril 30, 2022

Tags

ACAP ACEA AFIA Alfa Romeo Arval BMW Carros Elétricos Citroën Componentes Destaque DS Automobiles EICMA Eletrificação Exportações frotas Honda Indústria Jato Dynamics Kia LeasePlan Maserati Mazda Mazda2 mercado Mercedes Mercedes-Benz Motos Opel Pessoas Peugeot Polestar Porsche produção Renault renting Soc. Com. C. Santos Sociedade Comercial C. Santos Stellantis Toyota usados vendas vendas europeias veículos comerciais Veículos Comerciais Ligeiros veículos elétricos

MERCADO

Exportações de componentes continuam a decrescer

Exportações de componentes continuam a decrescer

Junho 13, 2022
Grupo Renault, vendeu a totalidade das ações que detinha na sucursal russa e a participação maioritária da AVTOVAZ.

Grupo Renault “entrega” presença na Rússia

Maio 19, 2022
EXPOMOTO regressa ao Porto

EXPOMOTO regressa ao Porto

Maio 2, 2022
Soc. Com. C. Santos junta especialistas em veículos autónomos e conectados

Próxima SocTalks discute veículos autónomos e conectados

Abril 11, 2022
Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Comerciais ligeiros elétricos mais baratos que diesel

Março 31, 2022
Produção automóvel nacional caiu

Produção automóvel nacional caiu

Março 17, 2022

Toda a atualidade na mobilidade autónoma e transportes, nas suas vertentes de produto, mecânica, mercado e economia, sem esquecer um quadro de Opinião. Siga-nos…

Ficha Técnica

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Mercado
  • Duas rodas
  • Testes
  • Oficina
  • Dicas

© 2021 Motormag - Todos os direitos reservados