A Porsche começou a sua aventura pelo mundo dos automóveis 100% com o Taycan, agora foi a vez do Macan assumir essa responsabilidade, mas na classe dos SUV, numa altura em que assistimos, também, à estreia da segunda geração do modelo de Estugarda.
Os novos modelos já estão disponíveis, para encomenda e as primeira entregas estão previstas para o segundo semestre deste ano. Os preços em Portugal começam nos 86.793,00€ no Macan 4 e nos 118.846,00€ no Turbo.
Disponível nas variantes Macan 4 e Macan Turbo, o design continua progressivo e intemporal, a típica performance Porsche também está presente, bem como a resposta em termos de autonomia. Neste caso de até 613 km no Macan 4 e 591 km na versão Turbo.
Em combinação com o Launch Control, o Macan 4 debita até 300 kW (408 CV) de potência em Overboost, enquanto o Macan Turbo consegue atingir 470 kW (639 CV). O binário máximo é de 650 e 1.130 Nm, respetivamente. Estes números garantem uma excelente performance: o Macan 4 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto a variante Turbo demora apenas 3,3 segundos. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respetivamente.
800 Volts na Premium Platform Electric
Os motores elétricos do novo Macan são alimentados por uma bateria de iões de lítio, com uma capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser utilizados ativamente. A bateria de alta voltagem (HV) é um componente central da estreante Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 Volts. A potência de carregamento DC é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada dos 10 aos 80 por cento em aproximadamente 21 minutos num posto de carregamento rápido adequado. Nos postos de carregamento de 400 Volts, um interruptor de alta tensão na bateria permite o carregamento em fases separadas, ou seja, divide a bateria de 800 Volts em duas partes iguais, cada uma com tensão nominal de 400 Volts. Isto permite um carregamento particularmente eficiente, sem um booster de alta voltagem adicional, de até 135 kW. O carregamento AC até 11 kW é possível numa wallbox doméstica.
Linhas de estilo coupéO design não deixa dúvidas, o Macan continua a ser um automóvel com vincos desportivos. Os faróis estão divididos em duas partes: as unidades de luz superiores, constituídas pelas luzes diurnas de quatro pontos, realçam a largura do automóvel. Os módulos principais dos faróis com tecnologia LED Matrix (disponíveis como opcional) estão posicionados numa zona inferior. Os guarda-lamas traseiros, pronunciados, conferem à traseira um visual musculado. O logótipo Porsche encontra-se agora ao centro da faixa de luz 3D.
Conforto e tecnologia a bordoA eletrificação permitiu aumentar o espaço de arrumação no Macan. Mediante o modelo e o equipamento instalado, a capacidade da bagageira traseira é de até 540 litros. Para além disso, existe uma segunda bagageira sob o capot com 84 litros de capacidade. Isto equivale a mais 136 litros do que no antecessor. Se os bancos traseiros estiverem completamente rebatidos, a capacidade da bagageira traseira aumenta para 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades práticas do novo Macan.
O design da consola central, ascendente, reforça a impressão da posição mais baixa e focada na performance.
Para além da digitalização, existem também elementos de controlo analógicos selecionados – por exemplo, nas saídas de ar e nos comandos do ar condicionado. Uma faixa de luz em LED está integrada no friso do tablier e das portas. A mesma funciona como iluminação ambiente e como luz de comunicação. Mediante a situação, fornece informações ou avisos – por exemplo, no processo de carregamento ou em combinação com os sistemas de assistência ao condutor. O Macan está equipado com a última geração de conceito de visualização com até três ecrãs, onde estão incluídos o painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e o ecrã central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez no modelo, o passageiro dianteiro também pode ver e controlar o sistema de infoentretenimento ou transmitir conteúdos de vídeo enquanto o veículo está em movimento através de um ecrã de 10,9 polegadas disponível como opcional. Também pela primeira vez, o Porsche Driver Experience inclui um head-up display com tecnologia de Realidade Aumentada. Elementos visuais, como setas de navegação, são integrados visualmente no mundo real. A imagem é exibida ao condutor a uma distância de 10 metros.
A nova geração do sistema de infoentretenimento tem como base o sistema operativo Android Automotive OS. O Porsche Communication Management (PCM) passou a fazer parte da dotação de equipamento de série.
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Tração integral
Os dois motores elétricos são controlados quase em tempo real. O Porsche Traction Management (ePTM), controlado de forma eletrónica, atua cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode reagir a uma derrapagem em 10 milissegundos.
Para além disso, a distribuição da tração integral é regulada pelo modo de condução selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio do diferencial traseiro com controlo elétrico, também contribui para a tração, estabilidade de condução e dinâmica lateral do Macan Turbo. Os modelos Macan com suspensão pneumática – de série no Macan Turbo – estão equipados com o controlo eletrónico do amortecimento do Porsche Active Suspension Management (PASM). Este controlo também pode ser integrado, como opcional, com a suspensão de molas de aço. Agora o PASM também inclui amortecedores com tecnologia de duas válvulas. Graças ao mapa de amortecimento mais alargado, há uma maior diferenciação entre conforto e performance. Pela primeira vez, o Macan tem como opcional o eixo traseiro direcional, sistema esse que permite um ângulo de viragem de até 5 graus. Permite um círculo de viragem compacto de 11,1 metros, o que facilita as manobras e melhora a agilidade no trânsito das cidades, enquanto garante uma estabilidade excecional durante a condução a velocidades mais elevadas. Já a direção no eixo dianteiro é consistente e precisa, típica da Porsche.
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