A Hyundai atualizou o seu novo SUV compacto, o Kauai. Com um design exterior marcante, que me lembra o Robocop, e interiormente com mais tecnologia, apresenta-se como uma proposta muito interessante.
O que mais se destaca no novo Kauai é sem dúvida o design marcado pela barra de luz a toda a largura do automóvel…quer a frente, quer atrás. Estas luzes de presença relegam as luzes de função, como médios, piscas para os cantos do para-choques frontal, assim como, piscas, nevoeiro, marcha atrás, também, nas extremidades do para-choques traseiro.
Motorizações
Em termos de motorizações, a predominância da gasolina está patente nas duas opções propostas pela marca, o 1.0 litros T-GDi e a versão hibrida 1.6 GDi.
Testamos o bloco que mais se adequa ao nosso país (dada a fiscalidade), o 1.0 litro, com tecnologia T-GDi. Trata-se de um tri cilíndrico, turbo, que desenvolve 120 cv e 200 Nm de binário. Este bloco faz com que o Kauai cumpra os tradicionais 0 aos 100 Km/h em 11.8 segundos. Apesar do valor não ser excecional, sentimos que o motor é sempre solícito e progressivo.
Uma situação que nos agradou, tendo em conta que é um bloco a gasolina, o binário encontra-se disponível desde baixas rotações, não sendo demasiado dependente do turbo, embora, nota-se bem que «acorda» sempre que as rotações sobem para lá das 2000 rpm.
A direção é precisa e direta e o chassis com afinação desportiva, incentiva-nos a enfrentar as curvas com particular à vontade, não adornando muito a carroçaria.
No entanto, o Kauai certamente que passará grande parte de sua “vida” num ambiente mais tranquilo. Nas tiradas mais longas de autoestrada, a insonorização está bem conseguida e a caixa de 6 relações colocam as rotações mais baixas, importante para os consumos.
Ao longo do teste registamos uma média de 5,3 l/100 km, com grande parte dos percursos a serem feitos em autoestrada e estrada nacional. Já em cidade, esta subiu para os 7,8 l/100 km, mas aqui com uma condução em trânsito intenso e, por vezes a aproveitar a desportividade e a sonoridade que o tri cilíndrico nos proporciona.
Interior
No interior o Hyundai Kauai N-Line e o topo de gama, apresentando um extenso equipamento de série, que abrange pormenores desportivos, conforto, conveniência e segurança.
O grande destaque, mal entramos no Kauai, são os 2 ecrãs, lado a lado que compõe o painel de instrumentos e o sistema multimédia. Com um design simples, mas muito completo, o painel de instrumentos e de fácil leitura com todas as informações necessárias para garantir uma condução segura, para além de apoiar na tarefa de controlar todas as variáveis da condução (limites de velocidade, ângulos morto, mudança de faixas e até a atenção que prestamos à estrada)…
Ao lado deste ecrã, existe um outro de 12.3 polegadas que contempla todo o sistema multimédia, como navegação, controlo de voz, reprodução de SMS e acima de tudo com Android Auto e Apple Car Play sem fios…uma característica “fundamental” nos dias que correm.
Veja tambem: Hyundai com dois finalistas no World Car of the Year 2024
O tablier possui uma faixa vermelha dando um toque desportivo ao habitáculo, que contrasta com o preto do tablier e do próprio forro do tejadilho. Para além do ar condicionado bi zona, destacamos o teto de abrir que permite maior luminosidade no interior. Em termos de espaço, todos os ocupantes apresentam bem instalados, incluindo a acomodação dos seus pertences na bagageira que possui 466 litros de capacidade.
A Hyundai oferece 7 anos de garantia, e o novo Kauai já se encontra em comercialização, podendo ser adquirido por 29.000€, contudo, a existe uma campanha em vigor que baixa o modelo em 1000€.
Comentários