Depois do lançamento do ë-C3, 100% elétrico, a Citroën apostou agora na estreia da versão a combustão. Com um claro objetivo de marcar uma posição no competitivo segmento dos utilitários (B), a marca do Double Chevron apostou numa política de preços agressiva, conseguindo colocar no mercado a versão de acesso (You) nos 14 990€. As encomendas já estão abertas e a chegada das primeiras unidades está prevista para o verão.
Neste caso o protagonista será o motor turbo de 1.2 litros com 100 cv e caixa manual de seis velocidades, totalmente redesenhado em termos de desempenho e fiabilidade, está agora equipado com uma corrente de distribuição
Contudo, no final do ano está prevista a estreia da versão Hybrid 100. Esta solução é particularmente adequada a este citadino versátil, permitindo realizar até 50% das deslocações em cidade em modo elétrico. Sem restrições de carregamentos, permite-lhe beneficiar de todas as vantagens da condução elétrica, desde a facilidade de condução sem ruído nem vibrações até à possibilidade de circular em zonas de baixas emissões.
Equipamento e conectividade
A versão You, recorde-se proposta por 14 990€, disponibiliza de série, faróis LED, suspensão Citroën Advanced Comfort®, Active Safety Brake (sistema de travagem de emergência), o novo Citroën Head Up Display, Smartphone Station, espelhos elétricos, iluminação automática, ajuda ao estacionamento traseiro, spoiler traseiro, cruise control, ar condicionado manual e seis airbags.
Veja ainda: Renault Austral E-Tech com equipamento Espirit Alpine
Já a versão Max, disponível por 19 200€, acrescenta ao nível anterior uma pintura em dois tons, com um tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, placas de proteção dianteiras e traseiras, jantes de liga leve de 17 polegadas, com acabamento diamantado, luzes traseiras LED e vidros traseiros escurecidos. No interior, os ocupantes poderão usufruir de um ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas que dá acesso a um sistema de infoentretenimento de última geração e navegação 3D, bancos Citroën Advanced Comfort® em tecido TEP/Cinza Metropolitano, uma segunda fila de bancos rebatíveis 60/40, ar condicionado automático, carregamento wireless, câmara de marcha-atrás, espelho retrovisor electrocrómico e vidros traseiros elétricos, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis e aquecidos eletricamente, limpa para-brisas automático e faróis médios e máximos de comutação automática.
O C3 oferece dois níveis de infoentretenimento que facilitam o acesso rápido às funções inteligentes e úteis.
A Smartphone Station é de série nas versões You e inclui um suporte para smartphone integrado que permite aos condutores “acoplar” o seu dispositivo e lançar, automaticamente, uma nova aplicação dedicada, utilizando a tecnologia sem fios Near Field Communication (NFC). Através da mesma, os proprietários podem utilizar o seu dispositivo para aceder a atalhos para serviços de telefone, rádio, navegação e música. Para uma experiência de condução suave e sem stress, os controlos intuitivos no volante são complementados por um botão “Home” em todas as versões, que facilita o regresso à página inicial da aplicação.
Já na versão Max, destaca-se o sistema de Navegação 3D, apresentado num ecrã tátil de 10 polegadas. Este utiliza uma arquitetura de widgets inspirada nos smartphones para fornecer atalhos virtuais para as principais funções de navegação, telefone, rádio, aplicações e multimédia. A função WiFi sem fios permite o espelhamento do smartphone e a compatibilidade com o Apple CarPlayTM e o Android AutoTM.
Os clientes podem, também, subscrever um ou os dois níveis de assinatura “Connected Services” para tirar o máximo partido do seu sistema através da sua conta MyCitroën, utilizando a Internet ou a aplicação MyCitroën. O “Connect One” oferece acesso imediato ao e-Call e ao Citroën Assistance, serviços de manutenção remota e um manual digital do utilizador. O “Connect Plus” acrescenta informações de trânsito em tempo real para que os condutores possam escolher a melhor rota.
O conforto continua a ser um dos pontos de honra do construtor. Neste caso o destaque vai para o sistema de suspensão com batentes hidráulicos progressivos, de série em todas as versões, que complementa o efeito casulo proporcionado pelos redesenhados bancos Citroën Advanced Comfort® da versão Max e pela nova arquitetura do painel de bordo C Zen Lounge, concebido para aumentar a serenidade a bordo, graças ao seu estilo requintado, ao Head Up Display Citroën e ao volante de pequenas dimensões.
O trabalho da suspensão é perceptível a baixas velocidades, para neutralizar as irregularidades da estrada e na transposição de lombas. A mola e o amortecedor trabalham em conjunto com os batentes hidráulicos de compressão e descompressão para abrandar gradualmente o movimento e evitar os solavancos no final do curso. A velocidades médias, esta inovação facilita a gestão dos movimentos, nomeadamente para a frente e para trás, e mantém o veículo nivelado em estradas irregulares.
Comentários