A BYD o maior construtor de veículos elétricos do mundo, não está apenas preocupada com a produção e venda de automóveis, mas também com toda a logística. Este fator primordial é essencial para que consiga colocar automóveis em todas as partes do mundo, a partir da China.
Com a maior parte da produção na China, a BYD, pensou em cortar os custos e visou o transporte com a aquisição de um Navio, com capacidade para 7.000 carros. Apelidado de BYD Explorer No. 1, tem 200 metros de comprimento, 38 metros de largura e um calado de 9 metros. A sua velocidade cruzeiro é de 34,3 km/h. Em termos de sistema de propulsão (acredito que os engenheiros da BYD ponderassem um navio 100% elétrico, contudo, ainda não é possível, utiliza um sistema híbrido de gás natural (GNL)/fuel e elétrico.
Com um custo estimado superior a 605 milhões de Euros, o navio já realizou a viagem inaugural a Janeiro deste ano. A China tem acesso a apenas uma pequena fatia – 2,8% dos navios de transporte de automóveis. O maior construtor do mundo de automóveis, a japonesa Toyota, já têm a sua frota para transportar seus modelos para todas as partes do mundo.
Uma das principais rotas do BYD Explorer Nº1 passa pela Índia, e despois ruma a Europa, fazendo escalas na Holanda e na Alemanha. Este será o primeiro de sete navios previstos para os próximos dois anos, sendo fundamentais para a estratégia de expansão da marca, para além do mercado doméstico.
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A BYD comercializou cerca de 3 milhões de carros em 2023. Embora a maioria dos veículos tenha sido vendida a compradores chineses, a empresa exportou cerca de 243.000 carros para países como Austrália, Brasil e Israel. Apenas como referência, estas exportações, foram suficientes para superar a Tesla, no 4º trimestre. Esta visão de expansão contrapõe-se com a diminuição da de veículos elétricos em regiões estratégicas para a marca. A Europa e nos EUA, têm vindo a diminuir significativamente a procura nos últimos meses, devido à falta de disponibilidade de produção de componentes e uma economia global em fraco crescimento.
Segurança a bordo e fundamental
Infelizmente o transporte marítimo de veículos elétricos tem sido notícia, mas não pelos melhores motivos.
A realidade é que esta tecnologia requer uma especial atenção, pois o risco de incêndio e o seu combate são extremamente difíceis.
Atendendo ao facto de o espaço ser muito limitado dentro dos navios, e por essa razão os veículos (elétricos e a combustão) viajam sempre muito juntos, que no caso de um incêndio é muito difícil o seu combate. Além disso, uma bateria de iões de lítio a arder é extremamente exigente na sua extinção.
Fogo a bordo de navios de transporte têm resultado em prejuízos de biliões de euros. Basta recordar o navio Felicity, que em Fevereiro, transportava cerca de 4.000 veículos incluindo Porsches, Audis e Bentleys, incendiou-se perto da costa dos Açores, terminando no fundo do mar. Outro exemplo, o Fremantle Highway que ardeu durante uma semana inteira no Mar do Norte, com 3784 veículos dos quis 498 elétricos a bordo…este, teve a sorte de sobreviver ao fogo tendo sido rebocado até um porto holandês.
Quer saber onde está o BYD Explorer Nº1 clique na imagem:
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