O Renault 5 E-Tech 100% elétrico já foi oficialmente apresentado. Foram cerca de três anos de espera para conhecer a reedição de um produto que marcou a década de 70 da indústria automóvel. As linhas retrofuturistas são bem vincadas, com um design arrojado e vanguardista, mas que imediatamente nos reporta para o modelo anterior. Mas há detalhes que têm que ser destacados, como a grelha de ventilação original do capot que agora é um indicador no nível de carga, sob a forma do icónico número “5”, que se acende com a chegada do condutor.
Política igualmente seguida para a arquitetura interior. Os traços do passado fundem-se com a tecnologia de vanguarda do sistema de infoentretenimento, acedido através de um ecrã tátil multimédia de 10″, dá acesso às principais aplicações da Google (cerca de 50) e ainda o assistente virtual Reno (planeador de viagem), com interação do ChatGPT. No acesso a bordo, o condutor é acolhido de forma muito particular. O design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas foi desenvolvido em colaboração com o instituto de música e som Ircam e com Jean-Michel Jarre.
Eletrificação de vanguarda
O 5 E-Tech 100% elétrico é o primeiro modelo inteiramente concebido sobre a AmpR Small, a nova plataforma Ampere dedicada aos automóveis elétricos do segmento B. Trata-se de um automóvel único, com vantagens competitivas reais: um piso plano, uma distância entre eixos longa (2,54 m), um espaço interior e capacidade de bagageira otimizados (326 litros), um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido (menos de 1.500 kg). Sob o capot, apresenta uma versão compacta do motor já com provas dadas no Mégane E-Tech e no Scenic E-Tech, ambos 100 elétricos, estando disponível em três níveis de potência: 70 kW (95 cv), 88 kW (120 cv) e 110 kW (150 cv).
Equipado com a bateria de 40 kWh anuncia uma autonomia de 300 km ou 400 km, no caso da bateria de 52 kWh. Demostrando toda a polivalência tanto em cidade, como em utilizações mais longas. O facto de permitir uma capacidade de reboque de um trelado até 500 kg é mais uma nota de diferenciação perante a concorrência.
“O Renault 5 E-Tech 100% elétrico é um automóvel diferente de todos os outros. Foi concebido não só para apoiar a transição para a mobilidade elétrica e conectada – como parte de uma abordagem mais ecológica e sustentável -, mas também para desempenhar um papel fundamental na transformação do Grupo Renault numa empresa automóvel de nova geração. Para este projeto, em que invertemos a nossa abordagem normal de trabalho, pudemos tirar partido do AmpR Small, a nossa plataforma totalmente elétrica única na Europa, e otimizar os custos em toda a cadeia de valor, a fim de manter a rentabilidade, oferecendo ao mesmo tempo a melhor tecnologia EV e digital”, referiu Luca de Meo, Ceo do Grupo Renault
Veja ainda: BYD adquire navios para transporte automóvel.
A chegada ao mercado nacional está prevista para o final do Verão.
Veja o vídeo do Renault 5 E-Tech 100% elétrico
Comentários