A Citroën colocou o ë-C4 X à prova durante um teste de eficácia ao longo de uma jornada de 1000 km.
“Qual o modelo elétrico que demora menos tempo a percorrer 1000 km?”, foi este o desafio lançado pela marca do Double Chevron ao UTAC, entidade independente em matéria de testes, validações e certificações automóveis.
No ensaio que envolveu três modelos concorrentes, Renault Mégane e-Tech, Volkswagen ID 3 e MG 4, em condições rigorosamente iguais, o ë-C4 X, com os seus 420 km de autonomia provou que, para além da utilização diária urbana, também está apto para grandes jornadas de estrada.
O teste
Com um tempo total, incluindo o carregamento, de 11 horas e 57 minutos, deixou a concorrência mais próxima entre os 14 e os 67 minutos de diferença.
Durante dois dias de teste, os quatro modelos rodaram no traçado oval de Mortefontaine, em França, a uma velocidade estabilizada de 120 km/h.
No início do teste, os veículos foram carregados a 100% e a condução foi interrompida sempre que a bateria atingia um nível de carga de 10%. Os carregamentos seguintes foram realizados até atingir-se um índice de 80%.
As cargas foram alternadas entre uma estação de carregamento de 100 kW e uma estação de carregamento de 50 kW, de acordo com a capacidade disponível no local. No total, os condutores realizaram cinco paragens para recarregamento, até atingirem o marco dos 1000 km.
A diferença
A possibilidade de realizar deslocações mais longas de forma tranquila é uma das principais barreiras à adesão dos clientes aos modelos elétricos. Este facto levou muitos construtores a proporem viaturas com uma autonomia significativa, mas com baterias mais pesadas, mais caras e que consomem mais energia. Contudo, a Citroën, escolheu um caminho diferente, optando por baterias de dimensões razoáveis, leves e economicamente acessíveis. Uma escolha que se revelou acertada tanto para os trajetos diários, onde uma bateria pesada é uma desvantagem, mas também nas deslocações mais longas, devido à capacidade de carregamento rápido de 100 kW.
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Para além disso, a nova aplicação e-ROUTES, torna ainda mais cómodas as viagens elétricas de longa duração. O sistema recolhe, em tempo real, os dados do veículo e sugere as melhores rotas com base no estado das estações de carregamento ao longo do percurso e nas condições de condução.
A oferta
No mercado nacional, o ë-C4 está disponível a partir de 36.070€ com oferta de Easy Wall Box ou 269€/mês com financiamento Simply Drive. Por seu lado, o ë-C4 X está disponível a partir de 36.670€ também com oferta Easy Wall Box ou 269€/mês com financiamento Simply Drive.Para os clientes empresariais, o ë-C4 é proposta a partir de 25.900€ ou 320€/mês em Renting Leasys. O ë-C4 X está disponível desde 26.290€ ou 325€/mês em Renting Leasys, valores a que acresce o respetivo IVA.
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