Era grande a curiosidade relativamente à 25ª edição do Lés-a-Lés – na estrada entre os dias 7 e os dias 10 de junho. O mais carismático evento de mototurismo da Europa e quiçá do Mundo foi revelado e são muitas as novidades.
Centenas de motociclistas não quiseram deixar escapar a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o percurso de 2023, numa edição que promete ficar para a história.
Organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal desde 1999 (na altura Federação Nacional de Motociclismo), o Lés-a-Lés soube crescer, adaptar-se às mudanças tecnológicas sem cair em tentação e o resultado está à vista… um evento único.
A edição de 2023 terá um total de 1110 quilómetros de descoberta, repartidos por três etapas. O percurso terá inicio em Bragança, onde os participantes terão à sua espera um percurso inaugural de nada mais nada menos que 110 quilómetros. Segue depois até Viseu, percorrendo 310 quilómetros; e dai até Ourém, com mais 280 quilómetros e até terminar, em Vila do Bispo, após percorrerem mais 410 quilómetros.
A organização procurou assim recriar, em traços gerais, a edição 1, realizada em 1999, ao unir um extremo de Portugal (Bragança) ao outro (Vila do Bispo), mas agora de forma mais tranquila, segura e sobretudo mais prazerosa.
Em 1999 o Lés-a-Lés realizou-se em apenas 1 uma etapa (sim leu bem foram 24 non stop) o que implicou começar as 12h de sábado em Bragança (claro está) e terminar às 12h de domingo no Algarve. De resto, as primeiras edições assim ocorreram.
Em bom tempo a organização percebeu duas coisas. Não só era arriscado para os participantes, fruto do cansaço acumulado como ainda era impossível desfrutar da viagem e sobretudo “turistar” que era, de resto, o principal motivo da sua criação.
Assim, o evento soube evoluir, passou para duas etapas e posteriormente para três etapas (mais o dia de verificações). Um formato que, é unanime, se revela mais seguro e sobretudo permite privilegiar o turismo em duas rodas.
A edição desde ano pretende assim, ser um revisitar da edição de 1999 mas de modo mais pausado, mais seguro e permitindo aos participantes descobrir os recantos de Portugal “devagarinho”, de forma tranquila.
Mas à coisas que nem o tempo altera e o roadbook mantém-se. Uma “biblia” para todos os motociclistas, mantém o formato em papel, desde a primeira edição, e sobretudo mantém a sua configuração inicial, ou seja, as ilustrações, as dicas e ainda descrições singulares apresentadas.
O roadbook é um espetáculo dentro do espetáculo e de leitura obrigatória sob pena de sacrificar grande parte do motivo deste mega passeio que é o Lés-a-Lés. Não basta perceber onde estamos e para onde vamos e o roadbook é possível perceber dados históricos, curiosidades e encontrar pequenos pormenores que enriquecem a viagem. É o tempero ideal de todo o evento.
Em 2023 festejam-se as Bodas de Prata e a organização não deixou de preparar uma edição que se quer especial.
A primeira etapa – Bragança – Viseu – terá 310 quilómetros de estradas inéditas, com passagens por Podence, Albufeira do Azibo, e com passagem pela Barragem do Sabor, entre Alfandega da Fé e Torre de Moncorvo. Já depois de cruzar o rio Douro, a estrada nacional 222 fará parte do menu rumo a Trancoso e daí até Viseu, não sem antes passar por Celorico da Beira (que fez parte da edição 1).
A etapa dois – rumo a Ourém – terá 280 quilómetros. Um pouco mais curta do que habitual mas que pretende travessar estrada “nunca antes navegadas” Carregal do Sal, Arganil e Góis serão alguns dos locais a visitar. Uma das novidades será a visita a Dornes antes de chegar a Ourém, onde os participantes terão oportunidade de subir ao Castelo.
A terceira etapa leva os participantes até Vila do Bispo num total de 410 quilómetros. A mais longa das etapas, inicia-se no Ribatejo e terá passagens por locais especiais, como seja o caso da Azinhaga do Ribatejo e a Golegã. O percurso será volante, atravessando Viana do Alentejo e Aljustrel. Tal como aconteceu em 1999, o final será no cabo de São Vicente.
Uma maratona que promete grandes momentos.
As inscrições arrancam no dia 27 de março e poderão ser feitas através do site oficial do evento: www.les-a-les,com .
Comentários