Mais importante que o lançamento do novo Lotus Electre, é o fato de estarmos um possível renascimento da marca, que, se encontra moribunda já alguns anos. Com muitas promessas de injeção de milhões, que não se concretizaram, a atividade da marca ao longo dos últimos anos resume-se apenas a alguns concept, algum espetáculo nos salões europeus e pouco mais.
Contudo, a Lotus poderá voltar, aproveitando a vaga elétrica dos superdesportivos que cada vez mais proliferam…e nada como aproveitar para lançar algo fora do comum, um SUV com prestações de hipercarro.
Ao registar quase 75 anos (tal como a Porsche) a Lotus apresenta um modelo icónico, registando dois momentos postulo na história, o primeiro elétrico da marca e a estreia de uma nova carroçaria SUV.
Esta tendência não é nova, com as marcas de luxo e desportivas a lançarem cada com um SUV, como a Lamborghini, Porsche e a Ferrari…
Estando a marca sob alçada de grupo chineses (líderes na produção de baterias para veículos elétricos), e dado o “empurrão” da união europeia para os veículos elétricos, o novo Lotus Electre preenche todos os requisitos para a sua produção. Projetado no Reino Unido, desenvolvido na Alemanha, construído na China são os condimentos para sucesso na europa.
Relativamente à gama, existem 3 modelos disponíveis, o Lotus Eletre, Eletre S e Eletre R. Com pouco menos de 2.5 toneladas e, dois motores elétricos, nos eixos dianteiro e traseiro, apenas duas versões a de entrada e a S. Bom, mas os números que importam…603 cv e 4,5 segundos dos 0
a 100 Km/h. A versão mais potente, a R, elevou a fasquia para os 905 cv e quase 1.000 Nm de binário, catapultam dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,95 segundos um número que representa claramente a aposta da Lotus conseguir baixar a fasquia dos 3 segundos, valores de hipercarro.
Para fornecer energia esta presente uma bateira de de 112 kWh, capaz de proporcionar autonomias no ciclo WLTP entre 490 e os 600 quilómetros.
Com um design exterior marcante, ao longo dos 5 metros de comprimento e linhas vincadas, algo que não e fácil conciliar num 100% elétrico, uma vez que a aerodinâmica por vezes “manda” nos designers, o novo Lotus Electre vai rodar cabeças quando passar.
No interior e como qualquer hipercarro abunda a tecnologia, na qual destacamos o sistema de áudio, com 23 colunas e mais de 2000W de potencia, assim como equipamentos de ajuda a condução (que permitem uma condição autónoma parcial), entre muitos outros.
Apesar da motormag não ter detalhes exatos, sabemos que na Alemanha arranca nos 96 mil euros, subindo para 105 mil a versão S. No topo
as performances estonteantes a versão R ascender aos 151 mil.
Bom, os valores são algo altos, contudo, a Lotus tornou-se uma marca mais exclusiva e isso pode ser um fator diferenciador e bom para a marca…o mais importante, era voltarmos a ver os Lotus a rodar nas estradas…a ver vamos se este Electre pode ser o arranque de uma “nova” Lotus.
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