A RS 6 Avant GT é o novo projeto explosivo da Audi. Por fora, a inspiração chega do Audi 90 quattro IMSA GTO, o lendário modelo que brilhou nos campeonatos norte-americanos, Trans-Am e depois no ISMA GTO, nas décadas de 80 e 90, com a mestria de pilotagem de Hans-Joachim Stuck. Depois temos todo um conjunto de argumentos tecnológicos e mecânicos, que tornam esta carrinha um verdadeiro carro de corrida de estrada.
Esta edição está limitada, a nível mundial, a 660 unidades e as primeiras entregas estão previstas já para o segundo trimestre deste ano.
O capot e os guarda-lamas em carbono, bem como as jantes de 22 polegadas, garantem uma imagem única. Por seu lado, a suspensão ajustável, os pneus de elevada performance e diferencial desportivo quattro otimizado melhoram a dinâmica na estrada.
Configuração desportiva
A RS 6 Avant GT apresenta-se com pormenores exclusivos, tanto no exterior como no interior. Por fora, para além da decoração exclusiva destaca-se o spoiler traseiro no tejadilho, o difusor redesenhado e jantes de 22 polegadas com um design especificamente desenvolvido para a versão.
A grelha Singleframe e as prominentes entradas de ar marcam a dianteira. Na zona inferior do para-choques destacam-se ainda as entradas de ar em modo de lâminas verticais. As saídas de ar integradas atrás das jantes, para além da questão estética, reduzem o efeito de turbilhão do ar no aro da roda e melhoram o arrefecimento dos travões.
O interior apresenta bancos integrais, tipo baquet de elevada qualidade, uma nova combinação de cores e na consola central destaca-se a numeração alusiva à unidade. O couro, as costuras a vermelho e as inserções em carbono asseguram a imagem desportiva pretendida.
Setup de pista
Sob o capot, conta com um motor 4.0 TFSI biturbo de oito cilindros em V com uma potência de 630 cv e um binário máximo de 850 Nm, que garante uma velocidade máxima de 305 km/h e apenas 3,3 segundos na medição dos 0 a 100 km/h. A potência deste bloco é aplicada à tração integral permanente quattro através da caixa de velocidades automática Tiptronic, de oito relações.
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O diferencial central distribui a potência do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, numa relação 40:60. No caso de perda de motricidade, é automaticamente aplicado mais binário ao eixo com melhor tração, assegurando trajetórias mais precisas em curva e minimizando a subviragem em situações limite.
Em termos de suspensões, a RS 6 Avant GT apresenta molas mais firmes, amortecedores triplamente ajustáveis e barras estabilizadoras mais rígidas (30% à frente e 80% atrás), que asseguram o melhor compromisso entre segurança e dinâmica. Em opção, os clientes podem ainda ir mais longe e encomendar a suspensão RS sport plus com Dynamic Ride Control (DRC) ou ainda a suspensão pneumática adaptativa RS. A travagem está a cargo de um conjunto cerâmico RS.
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