A Volkswagen atualizou profundamente o best seller Golf, um modelo essencial no portfólio da marca alemã. Nova estética, mais tecnologia (incluindo ChatGPT) e melhorias na componente elétrica. Talvez para comemorar o 5º aniversario do modelo.
Enquanto não se apresenta em exclusivo com motorização elétrica, esta atualização da 8ª geração é um ponto intermedio. Com um design muito semelhante à do modelo já em comercialização, mas atualizações a nível dos faróis e pequenos apontamentos, como a possibilidade de ter um logotipo iluminado.
No interior, o Golf melhora a conectividade, especialmente com o retorno dos botões físicos ao volante, melhorando a interação do condutor (evitando a distração intrínseca dos botões táteis. O sistema de info entretenimento foi totalmente renovado e agora tem um ecrã maior, agora com 12.9 polegadas. Num futuro próximo, a integração da tecnologia de inteligência artificial ChatGPT está disponível. A inovação é tão importante para os engenheiros alemães, que mereceu estar presente na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES).
Assim o condutor pode “falar” com o novo Golf e pedir para controlar funções como o ar condicionado, o telefone ou o sistema de navegação, bem como para obter respostas online em todas as áreas possíveis, desde previsões meteorológicas até perguntas de conhecimento básico. A integração do ChatGPT, vai permitir aceder à base de dados de IA que está a crescer exponencialmente.
Outra novidade high tech é que o novo Golf terá a capacidade de estacionamento remoto, ou seja, os condutores podem utilizar o seu smartphone para remover o carro de um local limitado. O sistema de visão 360º, criado por quatro câmaras que trabalham juntas, oferece ao condutor uma visão panorâmica em entorno do veículo.
A gama de motores é ampla e para todos os gostos! O novo Golf apresenta 9 opções, incluindo blocos turbo a gasolina (TSI), turbodiesel (TDI), mild-hybrid de 48 V (eTSI) e híbridos plug-in (GTE e eHybrid).
As versões hibridas plug-in eHybrid de 204 cv e GTE de 272 cv, mais do que a subida da potência face a versão anterior, o grande salto foi na parte elétrica com uma autonomia de cerca de 100 quilómetros sem recorrer ao motor a gasolina. Ambos são equipados com uma caixa automática eDSG de 6 relações. Para a autonomia eletrica só é possivel com a nova bateria de iões de lítio, com um aumento de 10.6 kWh para 19.7 kWh. Pode agora carregar até 11 kW em corrente alternada e 50 kW em carregamento rápido (CC) para maximizar sua utilização do modo 100% elétrico.
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