Apresentado em 1974, o Golf continua a manter o estatuto de best-seller na Volkswagen. No ano que celebra o seu 50º aniversário e com 37 milhões de unidades vendidas, este familiar compacto continua a ser uma referência em termos de vanguarda tecnológica, versatilidade, funcionalidade, fiabilidade, qualidade e design.
A Volkswagen já confirmou a chegada de uma evolução da oitava geração do Golf. Para já foi adiantado que chegará com um design mais refinado, novos sistemas de assistência e novos grupos motopropulsores, bem como sistemas de infoentretenimento e de software da próxima geração.
O lançamento, em Portugal, está previsto para o terceiro trimestre de 2024.
Missão arrojada
A missão inicial do Golf em 1974 foi arrojada, isto é, assumir o papel de sucessor do lendário Carocha.
O design de linhas retas, criado por Giorgetto Giugiaro, ajudou a Volkswagen a assumir um novo estilo, que também foi mantido nos seus sucessores. O Golf tornou-se rapidamente num verdadeiro “Volkswagen” e a meta do primeiro milhão de unidades vendidas foi alcançada logo em 1976.
Golf democratizou tecnologias como o catalisador e o sistema de travagem anti bloqueio (ABS), mas também airbags, cruise control e sistemas de assistência eletrónica à condução, bem como sistemas de propulsão mild hybrid e plug-in hybrid. Para além disso continua a ser sinónimo de versatilidade, funcionalidade, fiabilidade e qualidade.
Veja ainda: Sónia Araújo estreia smart #1 em Portugal.
Comentários