Com uma carreira comercial que já ultrapassou uma década, presente em 90 diferentes mercados e cerca de dois milhões de unidades vendidas, o Captur já reservou um lugar de destaque na história da Renault. Mas a missão continua, o novo Renault Captur promete mais e melhor. O design premium e a aposta na tecnologia de vanguarda, garantem o passaporte para voltar a ocupar uma posição de referência no segmento B-SUV.
A estreia em solo luso está prevista para o segundo semestre deste ano.
Por fora
Com um design renovado a novo Captur oferece um toque único de elegância e espírito desportivo.
A frente apresenta um aspeto mais elegante e tecnológico, com o logótipo monobloco Nouvel’R integrado na grelha multifacetada e um capot mais alto. A parte superior da grelha promove um jogo de luz com as formas em relevo e o contraste entre o fundo escuro brilhante e as inserções transparentes.
Tal como a estética a eficiência não foi descurada. Para o arrefecimento do motor, a parte dianteira apresenta uma entrada de ar horizontal por cima do separador aerodinâmico e outra no para-choques. Duas entradas de ar posicionadas de cada lado das extremidades dianteiras, junto às luzes diurnas, contribuem para a aerodinâmica e para o arrefecimento dos travões.
Os novos faróis dianteiros são equipados, de série, com tecnologia integralmente em LED em todos os níveis de equipamento.
Atrás as diferenças não são tão significativas. As coberturas dos farolins traseiros passaram a ser transparentes, revelando o interior das luzes, que combinam com um novo losango e com o redesenhado difusor.
A carroçaria bicolor permite 14 diferentes configurações. Estão disponíveis seis cores de carroçaria: Branco Nacarado, Cinzento Cassiopeia, Preto Estrela, Cinzento Rafale, Azul Iron e Vermelho Flamme. O opcional esquema de cores de dois tons é muito popular entre os clientes, que podem selecionar o Cinzento Highland, o Preto Estrela ou o Cinzento Pérola para o tejadilho e os espelhos retrovisores exteriores. O Bege Pérola é uma nova tonalidade e não está disponível com o acabamento Esprit Alpine.
Para uma acrescida possibilidade de personalização, o opcional Pack Cores Exteriores inclui espelhos retrovisores exteriores em Cinzento Highland ou Cinzento Pérola (o Preto Estrela é de série), com proteções inferiores dianteiras e traseiras e molduras laterais em Cinzento Highland, Cinzento Pérola ou Preto Estrela.
No interior
No habitáculo, também há novidades. Destaque para os novos estofos e ecrãs no tablier e painel de instrumentos. No centro da consola, o ecrã tátil vertical de 10,4 polegadas permite aos utilizadores tirar o máximo partido de conteúdos interativos exclusivos, bem como de uma vasta gama de serviços. Disponível em função das versões, o sistema multimédia OpenR Link, com Google incorporado, oferece o melhor da tecnologia a bordo com Android Automotive 12, uma estreia mundial no segmento B. Para além de ser totalmente personalizável, o interface é compatível com o Android AutoTM e o Apple CarplayTM para conetividade com e sem fios com smartphones.
Os serviços Google, como o Google Maps, o Google Assistant e mais de 50 aplicações Google Play, podem ser acedidos com o simples toque de um dedo, tal como num moderno smartphone.
A arquitetura eletrónica, inteiramente nova, eleva a segurança a novos níveis, com uma gama de ajudas à condução de última geração, incluindo a função de condução híbrida preditiva e o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2.
O Captur é proposto em três níveis de equipamento. A versão Evolution inclui as jantes Flexwheel de 17 polegadas (jantes de liga leve de 17 polegadas estão disponíveis em opção), bem como uma pintura em preto mate na parte inferior da carroçaria e na linha de cintura.
Já a versão Techno, apresenta jantes em liga leve de 18 polegadas totalmente novas e uma pintura Preto Estrela na parte inferior da carroçaria e na linha da cintura.
Por fim, o novo nível de equipamento Esprit Alpine é imediatamente identificável, graças aos logótipos Ice Black, aos vidros escurecidos, às jantes de 19 polegadas de design específicos, às alhetas aerodinâmicas e às placas de proteção dianteiras e traseiras com pintura Cinzento Shiste Acetinado.
Em matéria de espaço e versatilidade, o novo B-SUV da marca do losango, reclama cotas referenciais no segmento. Com a possibilidade da fila traseira de bancos poder deslizar 16 cm, a volumetria atinge os 616 litros e vai até aos 1596 litros, com este conjunto totalmente rebatido.
Sob o capot
Aqui, estão disponíveis quatro motores e três tipos de combustível. A oferta a gasolina começa no bloco 1.0 TCe de 90 cv e 160 Nm de binário, associado a uma caixa manual de seis velocidades (consumo de combustível: 5,8l – 5,9l/100 km). Depois, a aposta vai para o 1.3 TCe 160 cv mild hybrid 48V, com 270 Nm de binário e uma caixa de velocidades automática EDC (consumo de combustível: 5,8 – 5,9 L/100 km).
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O construtor não abdica do GPL e neste caso temos o tricilíndrico bi-fuel 1.0 TCe 100 cv, com 160 Nm de binário (170 Nm com GPL) e uma caixa manual de 6 velocidades (consumo de combustível: 6,0l – 6,1l/100 km com gasolina e 7,7l – 7,9l/100 km com GPL).
Contudo, a novidade vai para a versão E-Tech full hybrid, com um motor de 1.6l de 145 cv, 205 Nm de binário e caixa de velocidades automática e inteligente multi-modo (consumo de combustível: 4,7l – 4,9l/100 km).
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