O Lexus LBX pode ser o modelo mais pequeno da marca até agora, mas é de grande importância para as aspirações da Lexus. Alias encontra-se patente no próprio nome: LBX significa Lexus Breakthrough Crossover.
Este é o primeiro carro Premium Compacto da Lexus…se bem que dentro do grupo Toyota, o iQ – que até degenerou num modelo da Aston Martin (o Cygnet) – tinha elementos de nível superior, apesar das dimensões muito compactas.
Veja tambem: AMG One “português” já foi entregue
Concorrência não falta para o segmento Premium compactos, como Mini Countryman ou o Audi Q2, se bem que o LBX não se tratando de um SUV (difícil de definir…) pode ter comparações com o VW T-Cross, BMW X1, Mercedes GLA. Porém, a Lexus tem pretensões que possa elevar as vendas…quem sabe até chegar ao Lexus mais vendido de sempre, demonstrando a importância do modelo. Outro item a favor pode ser o efeito preço/comparação com o modelo que lhe serve de base o Toyota Yaris Cross. Um cliente que entre na Toyota, em alguns pontos do país, tem o espaço Lexus logo ao lado, e se pretender um Yaris Cross bem equipado talvez consiga levar um Lexus por uma pequena diferença…depende de quanto valoriza o efeito marca…
Para corroborar com esta afirmação, o importador já confirmou 50 encomendas concretizadas mesmo antes do modelo estar disponível para entrega.
Motorização
O LBX é um carro do segmento B premium, que recorre a uma motorização híbrida de três cilindros de 1,5 litros – utilizado no Yaris Cross – mas com alterações importantes para aumentar o desempenho e melhorar a insonorização.
A nível de desempenho, o motor elétrico e bateria desenvolve 134 cv de potência. Nitidamente, a importância à parte elétrica foi melhorada com o intuito de diminuir a dependência e esforço do motor a combustão reduzindo, também, o ruído de funcionamento. De facto, constatamos que o novo Lexus LBX desliza em tranquilidade, a velocidades mais baixas.
Apesar de não termos oportunidade de rolar muitos quilómetros, pareceu-nos que os consumos são bastante comedidos. No ensaio realizado nas estradas de Aveiro, apercebemo-nos de que o sistema elétrico tem grande preponderância, o que vai reduzir os consumos. Este facto revela-se como uma verdadeira mais-valia para o transito das grandes urbes.
Chassis
Com 4190 mm de comprimento, e com um design Lexus no qual destacamos a grelha frontal de grandes dimensões e o facto dos guarda-lamas serem mais proeminentes que o habitáculo, transmite uma robustez, e imagem muito impactante. Este modelo apresenta uma nova linguagem de design para a Lexus, com o pormenor da luz de condução diurna que se inverteu, a forma de “visto” que era comum a todos os modelos da Lexus esta agora ao contrário.
Na traseira a linha luminosa a toda a largura confere um aspeto tecnológico tal como acontece com o RX, o NX, entre os outros modelos. As matrículas estão montadas na parte inferior do carro para dar mais destaque à inscrição Lexus na bagageira. É também visível o spoiler integrado do teto que lhe confere um ar mais desportivo.
Interior
O interior respira-se Lexus, com o painel instrumentos com os grafismos da marca, ecrã de 12.3 polegadas, volante revestido a um material muito suave, rigor na montagem…são elementos Premium.
A abertura de porta tem um puxador estilizado, mas que para além de se integrar muito bem em termos de design, possui uma função eletrónica, o sistema e-latch. Sempre que pressionar para abrir uma porta, o sistema monitoriza se algum obstáculo (peão, bicicleta, automóvel, ou outra situação) se encontra em risco de colisão e evita a abertura da porta.
Ao centro o ecrã tátil de 9,8 polegadas está bem dimensionado para este carro, e o software de info entretenimento da Lexus evoluiu bastante. Com botões físicos na consola central, para controlo do sistema de climatização, uma situação que deveria ser obrigatória em todos os automóveis para bem da segurança.
Relativamente aos bancos, são confortáveis, a posição de condução tem uma amplitude bastante grande, adaptando-se à estatura do condutor.
Já o espaço atrás o novo Lexus LBX, é bastante exíguo, mas não podemos pedir que fosse amplo pois estamos a falar de um modelo de segmento B…o mais pequeno Lexus alguma vez produzido, para os clientes em que o agregado familiar são 2 pessoas (famílias jovens, pessoas mais idosas cujos filhos saíram de casa) é o automóvel ideal.
A bagageira apresenta 332 litros de capacidade, suficientes para a vida do quotidiano.
Preço
O novo Lexus LBX está disponível em 4 patamares de equipamento, Elegant, Relax, Emotion e Cool. Mediante a versão pode contemplar jantes de 18 polegadas, bancos aquecidos, Carregador de telemóvel por indução, vidros escurecidos, sistema de som Mark Levisson, entre outros itens. Já em comercialização apresenta a seguinte distribuição de preços:
Lexus LBX 34.950€
Lexus LBX Elegant 38.750€
Lexus LBX Emotion 41.750€
Lexus LBX Relax 44.250€
Lexus LBX Cool 44.600€
Comentários